domingo, 14 de outubro de 2012


PRINCÍPIOS DO REINO DE DEUS
EVANGELISTA EDSON TEIXEIRA
SÉRIE: O REINO DE DEUS
 
ESTATUTOS DE FELICIDADE


                Jesus vendo a multidão subiu a um monte, e, assentando, aproximaram-se dele os Seus discípulos: e, abrindo a boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;  bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; bem-aventurados os misericordiosos, porque este alcançarão misericórdia; bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus; bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós. Mateus. 5. 1-12
                Na lição passada, vemos os nove classes de estatutos que o Senhor Jesus veio estabelecer, dizendo que aqueles que entrarem no Seu reino.   Aqueles que se converterem arrependerem-se,  aqueles que se passaram pelo arrependimento e que tiveram um novo nascimento. Essas marcas serão as evidencias de que essas pessoas entram pela porta no reino. Que realmente tiveram uma experiência. João Batista disse que são frutos de arrependimento,  e o Senhor Jesus disse que quem entra no seu reino começa a ter essas evidencias  na sua vida.  E Ele começa falando das Bem-aventuranças chamando a atenção, essa mensagem é para o mundo todo, mas Jesus está falando dentro de uma cultura judaica, e a maioria das pessoas presentes era judia, e Jesus usava uma linguagem que os judeus conheciam. E as suas primeiras palavras fazem lembrar-se o Salmo primeiro. Bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, começa com o salmo que é um livro, que na verdade são cinco livros que compõe cento e cinquenta cânticos  de Israel. São cento e cinquenta capítulos que temos na bíblia chamados de salmos.
                Começa com essa palavra bem-aventurada, mais a frente no salmo 34, mais uma palavra de bem-aventurado, depois no salmo 112, bem-aventurado é o homem que anda no caminho do Senhor, depois no salmo 128, bem-aventurado é o homem que teme ao Senhor. Eles estão bem familiarizados com essa palavra bem-aventurada, feliz. E nos salmos existem essas características que devem existem na vida de uma pessoa, pra que elas se tornem bem-aventurada.  E as características que os salmos apresentam são características exteriores. São  caminhos de ímpios, são rodas de escarnecedores, lugar a onde você não vai, lugar a onde você não está. São obras exteriores.
                Jesus começa a bem-aventurança falando, que essa bem-aventurança não é a que vem falando de comportamento exterior, são bem-aventuranças de atitudes internas. Das atitudes do coração, do ser espiritual. Por isso ele começa dizendo: bem-aventurado os humildes de espírito. É algo que vem do coração, não é humilde de aparência, nem é humilde de coração e nem é humilde de condição, mas é humilde de espírito, é uma verdade, uma característica que se encontra instalado internamente, é algo interno.  Está dentro das vísceras das pessoas. Em Colossenses, olha, revesti-vos de terno afeto de misericórdia e de mansidão. Essa palavra ternos afetos de Colossenses 3.12, é a palavra “víscera”. Seja revestido de humildade e mansidão no mais profundo do teu ser. Ai dentro de você de forma terna, porque esta é a palavra que está escrita lá no cerne da sua existência, aí é que deve existir essa característica, a humildade de espírito. Essa é a razão da qual Paulo também escreve: A humildade não pode ser uma humildade fingida. Tantos colossenses 2, e romanos 12 Paulo está falando de uma humildade não fingida, e quando ele fala porque há possibilidade de pensar  que uma pessoa é humilde, mas ela está apenas fingindo ser humilde, é apenas uma pessoa de aparência.
                E nós confundimos pobreza com humildade; essa pessoa pobre pode ser   uma pessoa soberba. Às vezes a simplicidade pode ser confundida com humildade, uma pessoa pode ser simples, mas pode não ser humilde. Humildade não tem nada a ver com as coisas que eu tenho, ou com as roupas  que eu visto, com a casa que eu moro ou com o salário de eu ganho. Não tem nada a ver com coisas exteriores. Humildade está relacionada ao ser interior das pessoas, diferente com o exterior. Ele tem aparência de um cordeiro, mas falava como um dragão, é o espírito do anticristo que está operando neste século, que quando você olha e pensa que a pessoa é humilde. Humildade se adquire ninguém nasce humilde. Não existe uma pessoa que nasce humilde, a única pessoa que nasceu humilde foi Deus. Ele tomou a decisão por nos amar. Ele diz eu vou me esvaziar de mim mesmo, porém o nascer de Jesus de Nazaré, era o despojar de Deus pra nascer entre nós, o único que nasceu humilde.
                Nós já nascemos com a maldade no coração. A criança, os seus pensamentos são maus desde a sua meninice que já nasce com a natureza de víbora, como serpente que tapa os ouvidos pra não ouvir a verdade. Ninguém ensina uma criança a ser orgulhosa, ela já nasceu orgulhosa, ela já nasceu com uma semente, a semente luciferiana.  O diabo caiu por causa do orgulho que é o oposto da humildade, ele pega Adão e Eva e faz ele cair na independência que é o oposto da dependência. E  por causa do orgulho, essa semente entra no coração de Adão e Eva, e pega todos os seus descendentes. (Rom 5.12) . Toda a planta que o meu Pai celestial não plantou, essa será arrancada. (Mat 15.13). Lá no céu tem uma planta que Deus não plantou, e toda a planta que Deus não plantou, será arrancada. E tem uma plantinha no coração do homem chamada orgulho, soberba, independência, jactância, altivez, prepotência, vã glória, isso já nasce com a gente. Só a conversão ao reino de Deus por meio do arrependimento, é que pode ir aniquilando esse homem pecaminoso e fazer sendo  construído neste caráter um novo homem que segundo Deus foi formado em justiça e santidade. É o despojar do velho homem e o revesti-se de um novo homem, ou seja, quando você teve a sua experiência de salvação, você não aceitou Jesus por ser mais rico, embora isso possa acontecer você não aceitou a Jesus para ser mais bonito, e para viver uma vida de regalia, embora isso possa acontecer. Você aceitou Jesus  porque você descobriu que é pecador miserável, que tinha uma barreira e que só o sangue de Jesus poderia perdoar você  e você se arrependeu dos seus pecados e foi perdoado. Aí você nasceu de novo! Neste momento Deus semeia uma semente dentro de você e essa semente se chama semente do novo nascimento. Você nasceu de novo, e uma criança quando nasce ela precisa dos cuidados dos seus pais, uma criança quando nasce ela não sabe andar, mas ela aprende a andar, ela não sabe falar, mas ela aprende a falar, ela não sabe se comunicar, mas ela aprende a se comunicar, da mesma forma a humildade é assim, você nasceu no reino de Deus, Deus semeou a semente no seu coração a semente do evangelho, a vida de Deus, e agora você vai caminhando em obediência  e o caráter de Jesus vai sendo formado, trabalhado no seu caráter.  Por isso em Mateus 11. 29. tomai o meu jugo, e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração. A humildade é um aprendizado.  Ninguém ora para Deus dar humildade.  Porque a humildade se aprende.
                 Jesus está chamando os cansados e oprimidos a tomar o seu jugo, e ele irão ensinar a ser manso e humilde de coração, e somente então, encontrareis descanso para vossas almas.
                Gente que aprende a humildade com Jesus é gente que encontra descanso  pra alma. Pode ver que gente orgulhosa  é gente atribulada, cheia de tribulação, inquietação,  e é aquela que faz uma  tempestade em um  copo d’água,  é gente terrível. Porque ela está em outro jugo.
                Paulo escreve aos Filipenses  4.11-13 “não digo isto porque tenho necessidade, porque já aprendi a me contentar com todas as coisas, sei ter abundância  e sei  passar necessidade, sei ser honrado e sei ser desonrado.  Eu posso todas as coisas Naquele que me fortalece.  Isso é extraordinário! Paulo já aprendeu.  Se Paulo aprendeu, imagine nós, a necessidade que temos de aprender!  Paulo não nasceu sabendo, mas teve que  aprender.  Ele entrou no jugo de Jesus e aprendeu com Cristo a ser humilde e manso de coração.
                E como é que nós aprendemos a ser humilde e manso de coração? Não são pelas quantidades de visões que temos e nem revelações que nos faz pessoas mansas e humildes de coração.  Por causa das excelências e das revelações que Paulo teve, para ele não se ensoberbecer,  Deus lhe deu um espinho na carne.  Por causa do conhecimento da excelência que Paulo teve, para que o orgulho não tomasse conta do seu coração, Deus colocou um espinho na sua carne. Para ele aprender que é  a  graça de Deus que lhe basta, e que o Seu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza.
                Não tenha ideia errada de que a humildade vai lhe ser concedida se você tiver uma visão do trono de Deus. Você não vai aprender a ser humilde, pelo contrário, a soberba vai querer entrar no seu coração.
                Peça a Deus para lhe ensinar o caminho da humildade.  Quando receber uma palavra dura de alguém, peça a Deus graça para ficar quieto, Deus está lhe dando a oportunidade para você ser humilde. Jesus está lhe ensinando o caminho da humildade. Quando o patrão te dar uma palavra, você fica vermelhinho, segura, não abra a boca senão você vai estragar o percurso do jugo de Jesus, e é Ele que está no controle. Quando as tribulações  aparecem, as portas de emprego se fecham, quando o patrão se exalta com você, são situações que devemos encarar como oportunidades para nos amadurecer, aprender a sermos  humildes. Porque se você não aprender a ser humilde com as oportunidades que aparecem,  você vai se azedar mais, você vai atrasar o processo de Deus em seu caráter.  Você vai se tornar um velhinho rabugento,  porque existem velhinhos assim? Porque essas experiências da vida que Deus permite para amadurecê-lo,  eles não aceitam as circunstâncias de Deus pra suas vidas.
                É bom ser bênção para a vida da família.  Eu vivi a vida, a vida me ensinou, e eu aprendi com ela.  O meu caráter foi amadurecida, e essa é a maior riqueza que alguém possa deixar pros descendentes.  E não é o dinheiro que você tem, não são os tesouros que você ajuntou,  mas o maior legado que você pode deixar pro seu descendente, é que ele pode olhar pra você, e ver a sua história, vão ver que você aprendeu com a vida. Aprenderam com Deus e deixaram um legado de vida pra ser seguido.
                Três coisas estão ligadas: a humildade, a mansidão e o choro.  “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de estranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade,” (Col. 3.12)  a humildade e a mansidão estão ali, e o que junta essas duas virtudes são as lágrimas. Em Atos, quando Paulo se despede da igreja, Ele escreve; Servindo ao Senhor com toda a humildade e com muitas lágrimas e tentações que, pelas ciladas dos judeus, me sobreviveu. E Tiago também nos ensina para nós; Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.  Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purifique o coração. Senti a vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo, em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vis exaltará. (At. 20.19; Tg. 4. 6-10).
                São dois tipos de resistência aqui, o diabo deve ser resistido,  por aqueles que sujeitam a  Deus, e o próprio Deus resistem os povos soberbos, gente orgulhosa, gente altiva, gente que não perde perdão, gente que não perdoa, gente que tem o coração duro , gente que não é insanável, gente que não se deixa tratar, gente que não se deixa amadurecer e gente que não deixa o Espírito Santo formar no seu caráter, o caráter de Jesus.
                A nossa desculpa é o temperamento. Paulo escreve ao gálata 2. 20 “ já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que agora vivo na carne vivo na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim.” E no verso 22 do capítulo 5 diz o o Espírito Santo vai produzir em nós o Seu Fruto.  Ali não fala frutos, fala o fruto do Espírito Santo é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.  São nove atributos de um fruto.  É como um cacho de usa, são um cacho só, mas tem muitas uvas. Assim é o fruto do espírito Santo, são um cacho só mas tem nove características que muda o nosso caráter, portanto não há espaço para se justificar. Você pode até se justificar, mas você pode pedi ajuda ao Espírito Santo de Deus para que Ele trate do seu caráter, e que Deus desenvolva esse fruto do Espírito Santo no seu caráter, para você poder crescer,  eu quero aprender a ser humilde.  Se humilde diante dos pés de Jesus pedindo-lhe ajuda, para que ele trate o seu coração. Clame a Ele por misericórdia, e por ajuda!  Porque aos que se humilha, Deus concede graça. 
                Qual é a atitude dos humildes, o que Eles fazem?  Sujeitai-vos a Deus; essa é a maior dificuldade nossa!  É a mesma linguagem de Mateus 11.29 “tomai sobre vós o me jugo” O jugo vem pra ser colocado sobre o animal, e o animal está sujeito aquele jugo.  Essa é a linguagem de Tiago. Sujeite-se a Deus, venha e se coloque debaixo de Deus, se coloque debaixo dos mandamentos dele, da palavra Dele, da direção Dele pra você, sujeite a sua mente a Ele,  sujeite o seu corpo a Ele, sujeite os seus bens a Ele, todos os seus talentos, a sua família coloque na sua disposição.  Então Deus vai lhe dar poder e você vai poder resistir ao diabo e ele vai fugir de você. Se chegue a Deus e Ele se chegará a vós, é um passo que você deve fazer!
Eu vou buscar a presença de Deus,  porque eu quero o plano de Deus pra minha vida,  e a medida que você se aproxima de Deus, mais Deus se aproxima de Você.  E cada vez que você estiver mais perto de Deus, mas longe o diabo vai está de você.
                Certo homem perguntou ao seu pastor, até onde eu poderia chegar, até onde Deus permite ele chegar distante Dele? A graça de Deus não está dizendo, quão longe eu posso está longe de Deus, e ainda está em amizade com Ele.  Essa pessoa não entendeu nada sobre a graça de Deus, porque a graça de Deus veio para nos aproximar, nos trazer mais para perto de Deus, e não afastar você de Deus. Porque a graça de Deus nos aproxima de Deus, e não nos afaste Dele. Agora, quem não teve nenhuma experiência com Jesus, quer saber a que distância eu posso viver Dele, até que o diabo não me ataque.  Você precisa conhecer Jesus verdadeiramente! Porque você ainda não conheceu o evangelho. O evangelho diz, que quanto mais perto de Deus eu estou, mais longe o diabo está de mim, e quando mais distante eu estou de Deus, mais perto do diabo eu estou!
                Quando você vê os estatutos do reino, Jesus falar de uma bem-aventurança que vai contra o sistema de governa daquela época.  Porque para se estabelecer um reino, tem que ser altivo.  No meu reino, bem-aventurado que é humilde. Pra se estabelecer um reino não pode chorar, e Jesus disse; no meu reino, bem-aventurado é o que chora.  Pra se estabelecer um reino tem que ser violento, pegar a espada. Jesus diz: no meu reino, bem-aventurado que é manso.  Pra se estabelecer um reino, tem que pegar a espada, e sair matando as pessoas, e Jesus vem  pregando a misericórdia. No meu reino bem-aventurado o misericordioso, bem-aventurado os pacificadores, é uma coisa do céu, e não desse mundo.  Que é transmitido e implantado dentro do coração do homem.  Em Lucas, Jesus diz: O meu reino está dentro de vós.
                Tiago nos traz um paradoxo quando diz: Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós. Limpem as mãos, pecadores, mãos falam do que eu faço, e os que os homens podem vêm.  São as minhas ações, são as minhas obras. E vós que sois de dobre ânimo  limpai o coração. Coração fala de coisas internas,  que o homem não vê, só Deus pode vê.
                Então deve ter uma purificação, tanto do que eu faço, como daquilo que eu sou.
                E o evangelho diz, que aquilo que você faz não está em sintonia com aquilo que você é, você está fora do evangelho.  Porque você pode fazer coisas boas, sem ser uma pessoa boa.  Tem traficante que ajudam orfanatos, e todo final do ano e separa uma parte de dinheiro que vem do tráfico, e manda para asilo. Então você pode praticar coisas boa sendo uma pessoa ruim.  É por isso que Paulo diz: Ainda que eu falasse a língua dos anjos  e não tivesse amor, eu vou igual ao sino, que faz só barulhos.  E que tenha tamanha fé que transportasse os montes para o meio dos mares e que tivesse todo o  conhecimento, toda ciência, e os dons de maravilhas, se eu não tivesse amor, de nada me serviria.  Ainda que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, e ainda que eu distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, se não for motivado pelo amor, nada disso me aproveitaria.
Então, o que eu faço tem que está em sintonia com o que sou. O meu fazer tem que ser consequência com o meu ser.  Porque você pode fazer só para homens te ver, mas somente Deus conhece a motivação do coração.
                O evangelho do reino tem a ver com humildade de espírito, com verdade instalada dentro de você, e não tem nada a ver o que os homens acham. Temos que andar não para agradar a homem, mas para agradar a Deus e ter uma consciência limpa diante Dele.
Para os homens Paulo era um malfeitor, mas a sua consciência estava limpa junto com aquele que lhe chamou. Ele foi como um dos grandes Apóstolos.
                Vós que sois  de ânimo dobre, limpai o coração. Gente que tem uma dupla personalidade.  Essa palavra de ânimo dobre significa pessoa de dupla alma. “O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.”Tg 1.8
                São pessoas que tem uma dicotomia na alma. A sua alma tem dupla vontade, dupla faces,  um dia ele está aqui, outro dia está acolá. Gente inconstante, que não sabe o que quer, não consegue tomar uma decisão.  Pessoas assim tem uma doença na alma.  Somente um arrependimento profundo pode trazer a cura para essa alma enferma.  Por isso Tiago manda limpar o coração. Isso é problema do coração! E é falta de humildade.  É falta de quebrantamento diante de Deus.  Lamentai e chorai, são as únicas coisas que pode tirar esse defeito da sua alma, se aflija, e aflição no verbo bíblico é jejum.  Temos que jejuar para Deus tratar do nosso caráter. Deus, eu não estou jejuando pro Senhor não me dar nada, estou jejuando pro Senhor me dar uma riqueza interna, pro Senhor mudar o meu caráter, muda a minha vida Senhor!  Muda o meu coração.
                Não adiante ficar correndo atrás de campanha disso, daquilo, se você não se humilhar, e não jejuar, e não buscar a face de Deus  em busca de misericórdia para a sua miséria.  Converta o vosso pranto, e a vossa alegria em tristeza.  Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará.
                O nosso evangelho hoje, massageia o ego das pessoas.  Você está triste, Ele vai te alegrar!  Mas o verdadeiro diz o contrário, se você está alegre é melhor você se entristecer!
Você está em pranto, Deus vai te dar o riso! Tiago diz o contrário, se você está no riso é melhor entrar no pranto.
                O estatuto do reino se vai contra tudo o que se aprende hoje.  Bem-aventurado o que é perseguido.  Bem-aventurado é quem chora, bem-aventurado é quem tem fome e sede,  os bem-aventurados vai contra tudo porque Deus está tratando da área mais rica do universo que é o coração, a alma que é o cerne da existência.
                O resto vem como consequência.
                Existe pobre que é feliz, e tem pobre que e infeliz.
                Existem ricos que são felizes, e tem rico que é infeliz.
                A maior riqueza não está nos bens que se tem, a maior riqueza está no caráter, dentro da alma, dentro de você. E se você tem essa riqueza, você pode ser pobre ou for rico, você é feliz.  O caminho é o calvário. Quando você enxerga a sua pecaminosidade , que  são só as suas mãos deve ter atos puros, mas o seu coração deve ser purificado.  E você se humilha diante de Deus e se quebranta e diz: Deus me ajuda, esse mundo é tão perverso!  É tão corrupto, é tão fácil se corromper. É tão fácil se sujar, me guarda e me sustenta! E o texto diz que Deus vai dar graça pra você.  Você vai alcança a graça de Deus.  E você vai perceber que o ser é infinitamente mais importante do que o ter.  E que o ter vai ser apena uma consequência do ser.
                O Apóstolo Pedro escreve: Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles,, e testemunha da aflição de Cristo, e participante da glória que se há de revelar; apascenta o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como sento domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.  E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.  Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.  Humilhai-vos pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, No seu devido tempo, não importa qual tempo seja, Deus vai lhe exaltar.  Continue sendo essa pessoa humilde.
                Foi igualmente na ceia, quando estavam todos os discípulos reunidos, esperando um servo para os servirem, e eles precisavam lavar os pés, como de costumes. Jesus tirou a veste de cima, e tomando uma toalha, cingiu-se com ela.  Jesus tira aquele manto maravilhoso que Ele tinha, ele pega uma toalha e cinge com ela, e quando a bíblia fala de cingi-se. Porque os discípulos pensavam entre si, eu não vou levar os pés de ninguém não, eu não sou servo! Ninguém queria lavar o pé de ninguém, estava esperando um servo aparecer!
                Jesus tira a roupa de cima, pega uma bacia, deitou água na bacia, e ele chega aos discípulos, um a um, e vai levando os pés e enxugando com a toalha que ele estava cingido. Sujeira dos pés estava sendo lavado por Deus!  Jesus de Nazaré, o próprio Deus, curvado diante de homens, Deus quem está lavando os pés.  E Pedro diz: Não Senhor, isto aí é coisa de servo, o Senhor nunca lavará os meus pés. Jesus vira pra Pedro e diz Pedro, se eu não lavar os seus pés você não tem parte comigo! Senhor, que dizer que se eu não lavar os meus pés eu não tenho parte com o Senhor? Então Senhor, não somente os meus pés, mas lava o meu corpo todo.  Jesus responde: Pedro, você já está lavado, não precisa mais de ser lavado, necessita somente dos pés.
                E lá no final da epistola Pedro escreve:  No  trato, um com os outros, cingi-vos todos de humildade,  porque Deus resiste aos soberbos, porem concede graças aqueles que se humilham.
                E lavar os pés pode ser você pegar o telefone e ligar para a pessoa que lhe fez um mal terrível, Olha, eu estou te ligando, porque eu quero te perdoar, eu quero liberar perdão pra sua vida.  Significa, você ir aquela pessoa a quem você fez tanto mal, o machucou, fez qualquer coisa de ruim pra aquela pessoa. E dize: Olha, eu vim aqui para pedir perdão! Mas lavar os pés diariamente, Sá faz isto quem quer ser manso e humilde de coração.
                Olha, eu que sou Senhor e mestre vos lavei os pés, vós também deveis lavar os pés uns dos outros, porque Eu dei o exemplo.  Para que assim com eu fiz, façais vós também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário