terça-feira, 9 de outubro de 2012




PRINCÍPIO DO REINO DE DEUS REVELADO NO SERMÃO DA MONTANHA
EVANGELISTA EDSON TEIXEIRA
SERIE: O REINO DE DEUS

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 fala da genealogia de Jesus. Todo Rei precisa ter uma genealogia, porque se o rei não tem uma genealogia, que prova ele tem de descendente, ou que prova ele é herdeiro do trono, e não tem como ele ser rei.

          Por isso que o evangelho de Mateus apresenta logo na sua introdução um evangelho escrito pro Judeus a genealogia de Jesus.

            O capítulo 2 fala sobre o nascimento do Rei. Como foi que esse rei nasceu

            No capítulo 3 fala do mensageiro do Rei. Porque no antigo testamento tem a profecia, de que antes da chegada do rei haveria o mensageiro preparando o caminho pra chegada desse rei. E esse capítulo fala de desse profeta, da voz clamando pelo deserto chamado João Batista.

            No capítulo 4 fala da tentação do rei. Quando o Senhor Jesus é tentado a assumir o reino que Deus lhe prometeu por meios que não eram lícitos. O diabo está tentando Jesus dizendo: Se você se prostrar  eu lhe darei o reino de todas as nações, eu te darei o reino de todos os povos. Basta você me adorar. Então o diabo está tentando Jesus a obter o reino, evitando o caminho da cruz, evitando o caminho da redenção o qual, somente esse caminho o poderia tornar um povo na terra chamado de súditos do reino. O diabo não queria que Jesus derramasse o seu sangue, porque apocalipse 5:8  diz que ele. Jesus é o cordeiro que foi morto e com o seu sangue comprou para Deus homens de todas as tribos, línguas e nações , e eles foram constituídos Reis e sacerdotes para Deus e eles reinarão sobre a terra.

            O diabo sabia que o rei veio pra levantar um governo sobre a terra, uma geração santa, um governo particular que traria o reino de Deus sobre a terra, e ele queria tentar o Rei.

            O capítulo 5 de Mateus, 6 e 7 são os  capítulos do Sermão da montanha a onde o rei está ensinando quais são os estatutos desse reino que Ele veio trazer.

            Ele veio trazer o reino do outro mundo, o meu reino não é desse mundo! Disse Jesus.

            Ele veio trazer um reino que é de um sistema diferente. Portanto, os estatutos do reino que Jesus veio trazer eram diferentes dos padrões de que as pessoas estavam vivendo na época. Mesmos os religiosos. Ele veio dizer pra vocês se converterem em cidadãos do reino que estava trazendo. Vocês precisam observar esses estatutos. Por exemplo: a maioria de nós aqui é estrangeira aqui neste país. Nós não  somos cidadãos . para se tornar cidadão há um processo de cultura. Pra entrar no reino celestial a pessoa precisa saber como se tornar cidadãos do reino, quais são os estatutos, quais são os princípios. Qual é a cultura que esse reino veio trazer.

            Há nove conjuntos de estatutos que nós precisamos ingerir. E aculturar, e deixar entrar na nossa mente e no nosso coração e cernes da nossa existência para que nós possamos nos tornar cidadãos do reino de Deus.

            No capitulo 8 e 9 fala das evidencias desse reino que Jesus veio trazer. Nestes capítulos tem 17 histórias que Jesus veio trazer. E dessas 17 histórias de acontecimentos desde a cura do leproso até a cura dos dois cego e um mudo. Desses 17 acontecimentos, onze fala das evidencias da manifestação do reino de Deus. Enfermos são curados, cegos passam a ver, paralíticos andam leprosos são curados e pessoas recebem a ressurreição.  Jesus repreende a tempestade, basta uma palavra de Jesus e o enfermo é curado. Repreende o vento, repreende doenças, demônios e legiões. É as evidencias de que o reino de Deus estava na terra.
            No capitulo 10 fala de pessoas que foram escolhidas para serem embaixadores desse reino que Jesus veio trazer.  E só ele que veio demonstrar o poder do reino. Todos aqueles que se tornam súditos, cidadãos do reino dos céus, recebe uma comissão, recebe o poder do reino, recebe autoridade do reino. Ele separa 12 homens, e no capitulo 5 diz que os enviam com poder pra curar os enfermos, pra expulsar os demônios, pra pregar o evangelho, para purificar os leprosos, pra ressuscitar os mortos, pra trazer o reino de Deus a terra. São os Embaixadores do reino.

            Nos capítulos 11 e 12 vamos ver os inimigos do reino do Deus. Onde estão os saduceus fariseus, os erodíamos que são inimigos do reino. Eles são contra Jesus. No versículo 22, os demônios se levantam contra Jesus. E os homens se levantam contra Jesus, os  pensamentos humanos se levanta conta o reino de Jesus.

            E a partir do capitulo 13 são parábolas do reino. O tempo todo Jesus diz: O reino de Deus é semelhante, e ele conta uma parábola. O reino dos céus é semelhante, e Ele conta outra parábola. São metáfora que Jesus usa o tempo todo. São parábolas que Jesus ensina como o reino de Deus vai funcionar. Como você entende esse reino em suas várias manifestações.


Capítulo 1 - A Genealogia de Jesus.

            A palavra genealogia significa a lista, ou uma lista de antepassados. Nomes dos seus bisavôs, dos Seus tataravôs, dos avôs e dos seus pais. São listas de antepassados, pessoas que viveram antes de você, e pra você chegar a essa “árvore genealógica.”

            O evangelista Mateus, é aquele Levi  do capítulo 9 que se converte na coletoria e se transforma em um  seguidor de Jesus e um biólogo de Jesus, escreve esse evangelho pro judeus, E ele começa mostrando pro judeus que Jesus é Rei. Que Jesus é o verdadeiro herdeiro do trono de Israel, porque Ele tem uma genealogia que prova isto. O Espírito Santo inspirou homens para nos fazer a gente vê  onde Deus quer enxergar!
Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão;
E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom;
E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.
De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações.  Mateus 1:2-17


            Um dado importante: Todas as gerações, o texto informa que gerou! E quando chega a vez de Jesus, no verso 16, “E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.” Porque Jesus é diferente de toda essa genealogia?
            A razão, porque está escrito que Jesus não foi gerado por José marido de Maria, é porque a origem do nascimento de Jesus, não foi humana. Jesus não herdou sangue de natureza humana. Ele está entrando através de um milagre na genealogia, porque José e Maria são da família de Judá. E Deus escolhe Maria pra gerar,não de semente de homem, mas conforme diz o versículo 20, “José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;Mateus 1:20

            Então a semente que foi semeada no útero de Maria, não foi o sêmen de José, porque Maria era uma “virgem”, e não tinha tido nenhum relacionamento com José.  Deus ia introduzir um Rei na terra que ia cumprir a profecia, e não poderia ter o sangue contaminado; que não poderia ter a descendência de Adão. Deus tinha que introduzir na terra alguém puro, para recuperar o governo que o diabo tinha roubado do homem. Mas o homem que viria tomar o reino que foi roubado, não poderia ser nascido de sangue humano, tinha que ser uma semente divina. Tinha que ser o próprio Deus se manifestando em carne aqui na terra. Por isso o texto diz que Jesus nasceu de José e Maria e não que ele o gerou. E quem gerou Jesus no ventre de Maria foi o Espírito Santo. Jesus é Deus! Jesus não tem origem humana, Jesus tem origem divina, Jesus veio do céu!

            Diz o versículo 17 “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze gerações; e desde Davi até a deportação para a babilônia, catorze gerações; e desde a deportação para a babilônia até Cristo, catorze gerações. “ Mateus 1:17. O Evangelista Mateus usa três períodos de catorze gerações cada.

            O primeiro período de catorze gerações vai de Abraão até Davi; o segundo período vai de Davi até Jeconias e o terceiro período vai de  Jeconias, quando sai da Babilônia, até o nascimento de Jesus. São catorze, catorze e catorze gerações!

            Quando a pessoa fala de genealogia, a pessoa acha que se fala de maldições hereditárias! As maiorias das pessoas hoje tem um medo terrível de maldições hereditárias. E infelizmente, muitas pessoas que hoje estão dentro da igreja. A maldição hereditária existe, e está na bíblia. A bíblia fala de espírito familiar e também de maldições hereditárias.

            Só que, quando uma pessoa, por mais amaldiçoada que ela seja,por causa dos seus antecessores, seus antepassados, por mais perversas vidas que eles viveram, quando uma pessoa debaixo de maldição entra debaixo a Aliança que foi feita com o sangue Jesus Cristo derramada na cruz do Calvário, a maldição é bloqueada, é anulada. Dali pra frente vai começar uma nova geração na vida dessa pessoa. Quando eu entreguei a minha vida pra Jesus, toda a geração dos meus antepassados, não houve um só. Não existe uma pessoa na família cristã com maldição hereditária, a maldição foi quebrada!  “Assim, se alguém está em Cristo, se alguém for introduzido em Cristo, assim se alguém for mergulhado em Jesus, assim se alguém for batizada, enfiado, inserido em Jesus esse alguém é uma nova criatura, as coisas velhas se passaram e daqui pra frente  todas as outras coisa são novas, é uma nova geração que começa. Essa é a razão que Jesus não tornou-se herdeiro de todas as maldições existente nos seus antepassados, porque Jesus não nasceu de semente humana! Quem gerou Jesus foi o Espírito Santo. Portanto, quando alguém entrega pra Jesus, segundo João 3.3, ela nasce de novo. E João 1.13 fala que o seu nascimento não é da vontade do homem, não é da vontade da carne, não é do sangue e não é desse mundo. É gerado pelo Espírito Santo. Nasce de novo pelo Espírito Santo. Semente incorruptível é introduzido em você e a maldição é quebrada.

            Dali para frente você é uma ponte pra criar uma nova geração pra sua família.  Você não vai poder fazer muitos pelos seus antepassados, mas vai fazer muitos pelos seus descendentes, porque você quebrou a sua maldição e agora você constrói pontes de bênção para os seus descendentes.

            Nesta genealogia de Jesus eu vejo incluída nela algumas pessoas que praticaram coisas que eram terrivelmente contra a vontade de Deus.

            Vamos pensar agora um pouquinho em Judá. Nós conhecemos a história de Judá. Quando Judá, ele vende o seu irmão José, juntos com os seus irmãos. Judá foi aquele que interferiu dizendo: Não vamos matar o nosso irmão, não, porque o sangue dele vai cair sobre nós.  Vamos vendê-lo, é melhor vende-lo do que matá-lo. E Judá dá esse conselho e os seus irmãos vai e vende José, e diz em Gênesis capitulo 38 que quando Judá retorna pra sua casa com aqueles 10 irmãos, ele sente que, se fizeram isso com José pode fazer com ele também.

E em Genesis 38 versículo 1 diz: Judá se aparta dos seus irmão. E aconteceu por esse tempo em eles venderam o irmão.  A venda de José, o sumiço de José dado como morto na família de Jacó criou algo no coração de Judá que ele não pode mais fica juntos com a família! Não tem jeito, porque se dependesse dos irmãos dele eles o teriam matado José.  Então Judá se separa desses irmãos, e o texto diz que ele vai viver em uma casa de um Adulamita chamado HIra, e este homem é um cananeu. E se você for vê o que Deus diz pra Abraão, que nenhum dos seus filho e nem dos seus descendentes poderiam de forma alguma casa-se com filhos de outros povos. Abraão fez Eliezer jurar com a sua mão debaixo da sua coxa, de que não vai pegar das filhas dos cananeus e nem dos filisteus para ser esposa do seu filho Isaque. Me promete que você vai pegar pessoas do meu sangue e da minha parentela pra ser esposa do meu filho Isaque. Ele jurou, e assim foi.

            Agora, Judá quebra isso.  Judá vai para uma terra de cananeus  e encontra uma mulher chamada Sua e a toma por mulher, e a possui e ela lhe dá três filhos.

E viu Judá ali a filha de um homem cananeu, cujo nome era Sua; e tomou-a por mulher, e a possuiu. “E ela concebeu e deu à luz um filho, e chamou-lhe Er.E tornou a conceber e deu à luz um filho, e chamou-lhe Onã.E continuou ainda e deu à luz um filho, e chamou-lhe Selá; e Judá estava em Quezibe, quando ela o deu à luz. Gênesis 38:2-5

            O texto diz que esse Er e Onã eram jovens perversos. Eram malignos, eram filhos da perversidade, de forma que eles morreram pelo juízo de Deus. (Verso 6). E esse Er tinha casado com uma moça chamada Tamar. Então Tamar é a nora de Judá. Quando Er morre. Então disse Judá a Onã: Toma a mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita descendência a teu irmão. Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou. Então disse Judá a Tamar sua nora: Fica-te viúva na casa de teu pai, até que Selá, meu filho, seja grande. Porquanto disse: Para que porventura não morra também este, como seus irmãos. Assim se foi Tamar e ficou na casa de seu pai. Gênesis 38:8-11

            E na cultura judaica ela vai casando com os irmãos. E como Selá era um garotinho pequeno, ainda não tinha idade para se casar com Tamar.Judá mandou Tamar se guardar na casa dos seus pais. Até quando o seu filho menor crescer e for homem, para se tornar esposo de Tamar. E ela foi fiel. E quando Selá cresceu Judá não se importou em dá como esposo para Tamar. Ele esqueceu de Tamar e o abandonou na casa dos seus pais. E Selá foi e arrumou outra mulher.

            Passando-se pois muitos dias, morreu a filha de Sua, mulher de Judá; e depois de consolado Judá subiu aos tosquiadores das suas ovelhas em Timna, ele e Hira, seu amigo, o adulamita. E deram aviso a Tamar, dizendo: Eis que o teu sogro sobe a Timna, a tosquiar as suas ovelhas. (Gênesis 38:12-13) Tamar quando soube, ela se vestiu de prostitua. Ela se guardou a vida toda esperando esse moço, e agora o seu sogra dar esse golpe nela. Ela vai e dar um golpe nele também! 

            Então ela tirou de sobre si os vestidos da sua viuvez e cobriu-se com o véu, e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timna, porque via que Selá já era grande, e ela não lhe fora dada por mulher.
E vendo-a Judá, teve-a por uma prostituta, porque ela tinha coberto o seu rosto.
E dirigiu-se a ela no caminho, e disse: Vem, peço-te, deixa-me possuir-te. Porquanto não sabia que era sua nora. E ela disse: Que darás, para que possuas a mim? E ele disse: Eu te enviarei um cabrito do rebanho. E ela disse: Dar-me-ás penhor até que o envies?
Então ele disse: Que penhor é que te darei? E ela disse: O teu selo, e o teu cordão, e o cajado que está em tua mão. O que ele lhe deu, e possuiu-a, e ela concebeu dele. (Gênesis 38:14-18)

            Judá não sabia que aquela mulher era Tamar, a sua própria nora, porque ela cobriu o seu rosto com o véu e envolveu-se, e assentou-se à entrada das duas fontes que estão no caminho de Timma. E Judá foi embora de volta para a sua terra. E  passar meses a barriga de Tamar começo a crescer e a notícia chega até Judá. Olha, a sua nora se prostituiu! A sua nora saiu com outros homens, porque ela está grávida. E  Judá cheio de justiça própria Ele pode cometer erros, ele pode ir com uma prostituta. Ele pode enganar a moça e dar o filho dele pra outra mulher, e deixar ela sofrendo!  Ele pode, não tem problema. Agora a moça aparece grávida. Mate-a   e as pessoas quando estavam arrancando Tamar da sua casa para apedrejá-la o texto diz:

            E aconteceu que, quase três meses depois, deram aviso a Judá, dizendo: Tamar, tua nora, adulterou, e eis que está grávida do adultério. Então disse Judá: Tirai-a fora para que seja queimada. E tirando-a fora, ela mandou dizer a seu sogro: Do homem de quem são estas coisas eu concebi. E ela disse mais: Conhece, peço-te, de quem é este selo, e este cordão, e este cajado. E conheceu-os Judá e disse: Mais justa é ela do que eu, porquanto não a tenho dado a Selá meu filho. E nunca mais a conheceu. (Gênesis 38:24-27)

            Mas, aí nascem os dois filhos do sogro com a nora. Imagine, você ter um antepassado assim! Em que você é filho do sogro da sua mãe. Isto é uma maldição que está aqui. Mas há espaço pra ele nessa genealogia. Porque a genealogia de Jesus fala de misericórdia. Aqui não fala de justiça própria. Qualquer pessoa que abri o coração pra Deus,entra nesta genealogia. E no dia em que o livro da vida de Deus e do cordeiro for aberto lá no céu e vou lido o livro da vida de Deus e do Cordeiro, quem aceito Jesus como  Senhor, o seu nome estará também escrito neste livro, e será confessado diante de Deus e dos seus anjos.

            Há um espaço nesta genealogia pra minha vida também! Porque aqui nesta genealogia não fala de justiça própria. É a graça de Deus que introduz as pessoas aqui.

            E sucedeu que, dando ela à luz, que um pôs fora a mão, e a parteira tomou-a, e atou em sua mão um fio encarnado, dizendo: Este saiu primeiro.
Mas aconteceu que, tornando ele a recolher a sua mão, eis que saiu o seu irmão, e ela disse: Como tu tens rompido, sobre ti é a rotura. E chamaram-lhe Perez.
E depois saiu o seu irmão, em cuja mão estava o fio encarnado; e chamaram-lhe Zerá. 
Gênesis 38:28-30

            Ai veja, olha que coisa extraordinária!  Qual o único filho que sobreviveu de Judá? Selá, então Selá tinha que entrar na genealogia.Mas, não entrou!

            Esse Perez, filho desse pecado de Judá e Tamár casa e tem um filho chamado Esrom. E quando você pega a genealogia de Mateus você vai ver que Selá não entra na genealogia.

Jacó gerou a Judá e a seus irmãos;
E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; 
Mateus 1:2-3

            Já não entrou Selá na genealogia. Selá é o filho do sangue de Judá! Esrom não tem nada a ver. Mas na misericórdia de Deus, Deus pega Esrom que tem sangue de cananeu, e que é filho de uma prostituição. É neto de uma relação incestuosa do sogro com a nora, e Deus pega ele e o coloca na sua genealogia. Isto é misericórdia. Essa genealogia do Rei aqui, me faz olhar e ver o quando Deus é maravilhoso! Esse Deus é maravilhoso e há espaço pra você no livro de Deus. Não importa qual tenha sido o seu passado, há espaço pra você na história de Deus.  Tudo por causa da sua misericórdia!

            Então nesta árvore genealógica de Jesus, o que eu aprendo aqui é o seguinte: Primeira coisa.  aqui nesta lista não tem espaço pra justiça própria. Eles não estão aqui porque são bons! Eles estão aqui porque Deus teve misericórdia! Segunda coisa que eu aprendo aqui. Veja que o texto fala “E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;  E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. (Mateus 1:5-6) Jesus é chamado o tempo todo como Filho de Davi. Porque Ele veio para herdar o trono de Davi, e o seu governo será para sempre, e ninguém poderá destruir esse governo. Jesus é o filho de Davi. Mas, olha como nasceu. “E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;  E Jessé gerou ao rei Davi

            Quem é Raabe? Raabe era a meretriz, a prostituta. Aquela que se prostituía por quase nada. A mulher imprestável e sem futuro. A mulher sem valor, mas a mulher que colocou o fio de escarlate na janela que simboliza o sangue do cordeiro. Ela creu na palavra do homem de Deus. Ela creu  no Deus de Israel. Ela protegeu os espias, porque ela creu em Deus. Jericó foi destruída, mas ela não!  A história diz que ela se casa com um príncipe chamado Salmom. Ela entra na genealogia de Jesus com o passado sujo, mas ela creu. Diz em hebreus 11 “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias. (Hebreus 11:31); E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? (Tiago 2:25). Ela creu.

            Não importa qual tenha sido o seu passado. Você pode ter uma história mudada.

            Ela entra na genealogia porque ela casa-se com Salmom, o príncipe de Israel. E Salmom tem de Raabe um filho e lhe dar o nome de Boaz. E em um período de 10 anos de fome, isso acontece. Passa-se um tempo e vem outro período de mais 10 anos de fome. A Noemi e a Rute estão lá na terra dos moabitas, que tinha abandonado Israel por causa da fome. O Boaz permaneceu em Israel quando Noemi volta com a moabita. E sabe qual é a origem dos moabitas?  Ló estava bêbado, porque a sua filha mais velha o embebedou para ter relacionamento sexual com o pai, e nasceu o primeiro filho chamado Moabe. A filha mais nova de Ló foi lá e deitou-se com o pai no dia seguinte, ela ficou grávida e quando o filho nasceu colocou o seu nome de Amon. Então, os moabitas e os amonitas são chamados de bastardos na bíblia. Nenhum bastardo entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR.
Nenhum amonita nem moabita entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR eternamente. 
Deuteronômio 23:2-3

            Eram os inimigos ferrenho de Israel. Jeosafá lutavam o tempo todo contra os amonita e contra os moabitas, que nasceram do relacionamento incestuoso de Ló com as suas filhas.

Tudo isso aqui, queremos mostrar que há um Deus misericordioso no céu. Que pode pegar as nossas maldições e transformar em benção. Ele pode reescrever a nossa história. Por mais fracassada que seja, Ele pode fazer coisas novas em sua vida.

            Essa Rute moabita disse pra Noemi. Eu não vou ficar aqui em moabi não eu vou contigo! Fica aí, vai ver os seus pais, vai ver outro marida pra casar, eu sou velha e não posso lhe dar mas descendente pra ser o seu esposo. A Rute disse: pra onde tu fores eu irei, onde tu pousares eu pousarei, o teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; (Rute 1:16)

Rute abraça a fé do Deus de Noemi. E ela vai colher espigas e ocasionalmente ela cai na seara de Boaz.

E Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele em cujos olhos eu achar graça. E ela disse: Vai, minha filha.
Foi, pois, e chegou, e apanhava espigas no campo após os segadores; e caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz, que era da família de Elimeleque. (Rute 2:2-3)

Qual era o nome da mãe de Boaz? Raabe, que era de Jericó, e agora entra uma Moabita. Uma estrangeira de novo. Uma moabita que era considerada inimiga de Israel. Ela entra na seara de Boaz e casa com Boaz o remidor. E de Boaz ela tem um filho chamado Obede, e Obede tem um filho chamado Jessé. E Jessé lhe dar um filho chamado Davi, chamado o homem segundo o coração de Deus. Que história maravilhosa! Raabe entrou na fé. Rute entrou na fé. Essas  pessoas todas entraram na fé.Creram em Deus mesmo que as suas origem eram estranhas, Elas entraram na genealogia do messias. Se você tiver fé em Deus, Deus pode fazer coisas extraordinárias em sua vida também. Acredita nisso?

O Rei Salomão é filho de quem? Filho de uma mulher que Davi teve que mandar matar o marido dela, para ficar com ela. Salomão é filho de Bate-seba, a mulher pelo qual Davi caiu. Bate-seba não fazia parte, mas a graça de Deus, o arrependimento de Davi, Deus tem misericórdia e traz Bate-seba, e dela nasce o Rei Salomão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário