domingo, 14 de outubro de 2012


EVANGELISTA EDSON TEIXEIRA
SÉRIE: O REINO DE DEUS
A TENTAÇÃO DE JESUS – O MATERIALISMO
MATEUS CAPITULO 4
Estamos estudamos sobre o reino de Deus aqui na terra, o que significa este reino em nossas vidas, aqui e agora.   Não o reino lá do alto, mas esse reino que se veio fazer presente, esse reino que Deus deseja que se estabeleça de uma forma literal aqui na terra. Quando nós oramos a oração do Pai nosso, o que é que nós pedimos?  Venha a nós o teu reino, e seja feita a tua vontade assim como é feito nos céus. Então, é uma oração para que o reino de Deus venha se estabelecer aqui nesta terra. Por certo que a igreja não vai estabelecer o reino de Deus na terra, mas a igreja é como uma amostra grátis do vai ser o reino de Deus estabelecido aqui sobre a terra. O reino de Deus só vai ser estabelecido literalmente, quando o Senhor Jesus vier nas nuvens com poder e glória.
Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam. (Mateus 4:1-11)

            Nós precisamos ouvir a voz profética de Deus. O que estamos ouvindo por aí é uma voz  que cura superficialmente a ferida do corpo dizendo, paz, paz quando não há paz, e a palavra de Deus diz, aí dos que curam superficialmente a ferido do coração do meu povo. São falsos profetas, aí dos que dizem, assim diz o Senhor, quando o Senhor não disse absolutamente, nada! Essas são as pessoas mais corajosas da terra, porque elas enfrentam um aí do Senhor, quando mentem em nome de Deus. Esse ai de Deus é terrível. E por outro lada, também tem que ter muita coragem para falar a verdade de Deus, tem que ter muita unção, tem que ser uma voz que não tenha compromisso com nenhuma instituição, tem que ser apenas uma voz que clama no deserto. Para se ter um chamado, a pessoa tem que ter fé que Deus supra as suas necessidades, senão, essa fé é morta. Deus tem os seus corvos, os seus urubus como cuidou de Elias, então, Ele cuida a quem tem o chamado para a obra! Você não precisa vender o seu ministério, você não precisa corromper a sua mensagem, e aquilo que você tem que falar, fale, porque não tem compromisso com ninguém, a não ser, com Deus. Seja voz  de Deus para falar a sua mensagem a quem for, a quem Deus quiser falar. E Deus manda dar de graça a semente do reino dos céus. Cristo tem falado de mercenários se passando por homens de Deus. Vendendo a palavra, ou usando fama para obter lucros no meio do povo de Deus. E a voz  profética, ela não se intimida com nada, igual o exemplo do profeta Elias diante do Rei Acabe,  quando diz pro  profeta, chamando-o de perturbador de Israel, e Elias responde , o perturbador é você a casa da tua mãe.  O profeta xingou até a mãe do rei. Quando Herodes manda recado pra Jesus se retirar do local, Jesus chamou o rei Herodes de raposa. Hoje os chamados voz profética tem medo de repreender um político ladrão, isto porque, tem algo preso junto a ele, ou se corrompe juntos. Sistema falido esse atual. Nós temos que chorar diante de Deus pela miséria que são esses homens e não nos juntar a eles.
            O texto de Mateus 4 fala da tentação de Jesus. Aqui o Senhor Jesus sofre três tipos de tentações. A primeira tentação foi em lugar terrível chamado deserto, a segunda  tentação foi em um lugar mais perigoso do que se possa imaginar, porque está relacionado com a religião, foi num lugar chamado pináculo do templo, o lugar mais alto do templo mais venerado da época, a segunda tentação está relacionada ao mundo religioso, e a terceira tentação foi em um alto monte, não sabemos que monte é este, a bíblia fala de muitos montes que eram altos. Então, cristo foi tentado no deserto, no pináculo do templo e a terceiro foi em um monte alto.
            Na primeira tentação, o diabo procura Jesus pra tentá-lo, depois de quarenta dias e quarenta noite de jejum e oração. Uma pessoa depois de passar quarenta dias de jejum, está a ponto de morrer, o seu físico está fraco, e neste momento Jesus está sendo tentando como Deus. Essa  tentação de Jesus, quando ele tem fome, e diante dessa necessidade se aproxima o tentador, e a tentação é esta, se Tu és filho de Deus, mande, mande que essas pedras se transformes em pães, ou seja, o diabo está dizendo, que se Jesus tem a mesma natureza do Pai, o Deus todo poderoso, então transformes essas pedras em pães. A primeira sugestão do diabo pra Jesus é a seguinte: Você não precisa passar por essa necessidade, porque você é Deus! Porque você pode tomar posse do seu atributo divino e transformar essas pedras em pães, porque você é Deus, você pode usar a sua divindade para solucionar os seu problema humano. O intuito da encarnação de Jesus, foi para Ele ser tentado em tudo em semelhança de nós, e para socorrer todos aqueles que são tentados. Jesus está sendo tentado, a facilitar a sua necessidade humana, tomando posse do seu poder divino. E se Jesus faz isso, Ele não seria semelhante a nós! Porque, para enfrente essa situação como Deus seria fácil! Mas, quando toma à forma de homem a coisa muda de posição, já não fica mais fácil, por causa da nossa estrutura humana que é limitada. Como Deus, bastava somente transformar as pedras em pães e estava tudo resolvido, mas se Ele fizesse isto, Ele não poderia nos socorrer, porque Ele estava usando um atributo divino para se livrar de um problema humano, e ele não  podia fazer isso, senão seria muito fácil a tentação. Se eu sou Deus e toda vez que preciso, uso o meu poder de Deus, isso nega o meu lado humano.
            Jesus é 100% humano e 100% divino. A tentação Dele aqui não só em transformar pedras em pães, a tentação de Jesus era também em usar o seu poder divino para amenizar a situação humana, que no momento era a fome, e se Ele fizesse isto, Ela não seria o nosso substituto diante de Deus, porque Ele não estava vivendo a sua humanidade. A tentação de Jesus era infinitamente maior do que a nossa. Primeiro, porque Ele era Deus e podia  usar os atributos divino para poder suprir a sua necessidade humana, e segundo, a tentação de Jesus era pior do que a nossa, porque Ele tinha nascido sem pecado. Nós nascemos no pecado, nós temos a natureza pecaminosa, e Jesus nunca pecou.
            Por isso em Hebreus diz que Ele se transforma em um sumo sacerdote misericordioso, porque Ele participou da carne e do sangue, semelhante a nós, e agora pode nos socorrer diante de Deus, porque sabe o que é ser tentado na carne.  ” Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4.15
            A outra tentação de Jesus foi no pináculo do templo. Foi tentado como Deus também.
O diabo chega pra Jesus e diz, vamos fazer o seguinte, você pula daqui, porque você é o filho de Deus, e os anjos vão lhe sustentar. O pináculo do templo é um lugar alto e bem de esquina, onde tinha o pináculo de Herodes, um lugar muito alto onde a multidão ficava em baixo. Você pula, e vai chegar lá em baixo, como um espécie de super homem e todos vão ver que és famoso, que você tem gloria, e que você tem poder! Pula, porque você pulando, todos vão saber que você é maior do que qualquer um. É a tentação de vã glória! Apareça, você pode aparecer. Basta pula daí e você vai aparecer, não isso que você veio, você não é o salvador! Pula e todos saberão que você é o messias. Agora, quem foi que disse que Jesus na sua primeira vinda veio pra buscar fama? Quem foi que disse que Ele veio pra aparecer! Escute uma coisa, Todas as tentaçoes que Jesus passou e venceu, hoje a igreja está aceitando. As tres coisas que Jesus disse não pro diabo, hoje, a igreja, instituição está dizendo sim. Vou mostrar isso:
            A primeira tentação: haja independente de Deus. Por isso Jesus respondeu, nem só de pão vive o homem. É o pão sem Deus.
            A segunda tentação: Tenha vã glória, seja famoso sem Deus. Basta pular, você já é filho de Deus. Pula! Não tentarás o Senhor Teu Deus. Uma forma de tentar a Deus. Olha, o que a biblia diz quando Jesus fazia algum milagre: Disse-lhe então Jesus: Olha, não o digas a alguém, mas vai, mostra-te ao sacerdote, e apresenta a oferta que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. (Mateus 8:4)  Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé. E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.(Mateus 9:29-30) Jesus, sabendo isso, retirou-se dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.E recomendava-lhes rigorosamente que o não descobrissem, (Mateus 12:15-16) . Você lendo os evangelhos, vai ver que Jesus sempre fugiu da publicidade.
Ele não queria fama, Ele não queria aparece com essa vã glória.
            Hoje, se ressuscitar alguém em alguma igreja! Televisão, jornal, revistas. Não precisa de muita coisa, basta tão somente alguém ser curado de uma dor perto da orelha, os olofotes são logo aceso! Os programas de televisão é o tempo todo mostrando, mostrando, quando Jesus diz, não precisa! Quem faz, faz e não precisa falar e mostrar pra todo mundo que fez. E no final, todos chega a conclusão que ele não faz nada!

            O Senhor Jesus disse pro diabo, não só de pão viverá o homem mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. Essa é a tentação do Materialismo!
            Nem só de pão viverá o homem. O homem vive ou não vive de pão? Vive sim! Viver de pão é pecado?  Não, mas viver só de pão é pecado. Jesus em sua oração do Pai nosso diz, o pão nosso de cada dia nos dá hoje. Viver de pão não é errado! Mas viver somente de pão é dar vazão ao materialismo.  Porque o que rege a sua vida não é Deus, são os bens. Quando a gente fala aqui, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, não é o pedaço de pão que você pega sobre a mesa não, pão nosso é todas as nossas necessidades supridas. Então, não é só de coisas que vive o homem, mas de toda a palavra que sae da boca de Deus. Veja Jesus, Jesus sendo tentado com Deus, Ele não aceita essa sugestão do diabo, pra usar o seu poder divino, pra transformar pedras em pães, por que? Porque seria para suprir uma necessidade própria. Mas na oração do pai nosso ele diz, vocês pode ora pra Deus mandar o pão diário para vocês, Em Mateus 14, Ele pega cinco pães e dois peixinhos e multiplica, então Jesus não tem nada contra você ter pão. O problema é esse sistema do materialismo a onde você vive só pra ter pão, a onde as pessoas vivem só em funçao dos bens e a onde as pessoas vivem somente em função do materialismo. Ou seja, use a sua divindade para produzir meios, para suprir somente as suas necessidades. Essa é a propasta que a igreja está aceitando!
            Olha a teologia da prosperidade, um pastor no EUA chegou na televisão, e leu um texto de Paulo: Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.(Filipenses 4:12), e disse que Paulo escreveu isto porque não chegou a conhecer a Jesus como ele conhece. Porque Paulo tinha uma visão miserável de Deus, por isso Ele escreveu isso aos Felipenses. E ainda afirmou: Acabei de comprar o meu  jatinho particular, quarenta e oito milhões de dolares, sabe o que é isso? Pessoas dentro da igreja que estão aceitando esta proposta. Deus não é um fim a si mesmo, Deus é apenas um meio que você usa para alcansar o fim, pra transformar pedras em pães. O evangelho que se prega hoje é  o evangelho do materialismo. Não se diz mais pras pessoas, vem pra Jesus que os seus pecados serão perdoados, o seu caráter vai ser mudado, o seu interior vai ser transformado, e você vai ter certeza de vida eterna, e vocè vai ter vontade de orar, jejunha, lê a bíblia, e ser uma nova criatura. As pregações não se prega mais isso! Vem pra Jesus que você vai ter um carro novo; vem pra Jesus que Ele vai te dar uma casa nova; vem pra Jesus que ele mata o teu esposo velho e te dar um esposo novo; meu Deus, isto não é evangelho, é a proposta do pão sem Deus. Não só de pão viverá o homem. Quando Crisóstomo entrou no vaticano, e o papa lhe mostrou todas as riquezas do vaticano e disse, está vendo, a gente não pode dizer mais como Pedro e João na formosa porta do Templo, não temos prata, e nem temos ouro! A gente graças a Deus não podemos dizer isto, olha quanta riqueza!  Crisóstomo respondeu: Isto sr. Papa,  pena que você não pde dizer a última parte. O que tenho, isto te dou, em nome de Jesus levanta e anda! Vocês perderam o poder! Vocês perderam a presença de Deus.
            Em Apocalípse 3:16, é uma igreja, a igreja de Laodicéia, o que Deus diz pra ela, a última igreja do Apocalípse, e é esta época em que estamos vivemos, Ap 3.17 “Pois dezem: estou rico, e abastado e não preciso de coisa alguma, uma igreja vivendo só de pão. Uma igreja que abraçou o materialismo, uma proposta malígma do diabo. Deus não está mais nesta igreja, mas é uma igreja!  E o verso 20, Eis que estou a porta e bato. A onde Jesus está nesta igreja? Do lado de fora. Esta é uma igreja, que tem dinheiro, que tem riqueza, que está abastada e que não precisa de mais nada. E Jesus está dizendo: e não sabes, ignorante, não percebe que vocês tem tudo o que é material e perderam o de mais importante, perderam a minha presença! E eu estou do lado de fora e vocês não perceberam a falta da minha presença, porque de fato, vocês nunca se reuniram por mim, eu sai dai e voces nem percebera. Estão aí pelos bens. Estão aí pelo dinheiro, pelos recursos, pela casa. Estão ai por causas da necessidades que podes ser supridas e não é por mim, porque eu sai e voces nem perceberam.
            O materialismo é a proposta dessa sociedade pra solução do problema do mundo. O mundo está acreditando na proposta do materialismo, der de comer pras pessoas e os problemas são solucionados, der roupas pras pessoas e se soluciona o problema, de as coisas pras pessoas que se soluciona o problema. É disso que elas precisam, não precisam de Deus. E a sociedade no mundo todo tem aceitado essa proposta.
            Vou lhe mostrar quatro razão pela quais nós não podemos aceitar o materialismo.
Primeira razão:  O materialismo não satisfaz o homem. Prov. 17.1 “Melhor ter um bocado seco, e ter tranquilidade, do que a casa farta de carne e contenda.” O ter muitos não preenche o vazio das pessoa, Prov.15. 6-17 “ Melhor é o pouco havendo o temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação, melhor um prato de ortaliça onde há amor do que o boi cevado e com ele o ódio.” São coisas que o materialismo tem gerado. Inquietação, contendas, e ódio. Eu não estou dizendo que Deus não quer que você não tenha as coisas, Ele não quer que você tenha apenas as coisas, porque se você tiveram somente as coisas não vai demorar muito pra que as coisas tenham você. Ai vai vim inquietação, ódio, contenda poque o materialismo vai fazer com que, o que tem, queira ter mais ainda, nunca os seus bens vão lhe satisfazer. E os que não tem que se dane, isto é o materialismo. A alma nunca vai se fartar! Prov. 27.24 “Porque as riquezas não duram para sempre”. As pessoas mais misérável que eu conheço, não são as pessoas pobres, são as ricas. Dificilmente você vai ve um pobre morrendo de ataque cardíaca. Nesses países da América, Europa, você vai contemplas, quais são os que estão excluindo Deus. O aborto, casamento entre homossexuais, é normal. São países que tem pão, mas não em Deus, porque o materialismo já domina em seus corações.

A segunda razão; É que as riquezas não duram. Por isso não devemos colocar a fé  no materalismo. Prov. 27.24. Essa razão porque eu não posso colocar o meu coração no materialismo, porque eu não posso aceitar a proposta do diabo. Lucas 12:15. “ .. a vida de um homem não consistem na quantidade de abudancias que ele possuem” e é para esse mesmo homem no verso 20,21 que Jesus diz, louco! Esta noite pedirão a tua alma e o que tens preparado, para quem será? Assuim são aqueles que ajuntam riquezas para si, mas não é rico para com Deus. A gente percebe que as motivação que estão por traz são bens. Mat 6.19 “Não acumuleis para vós outro tesouro sobre a terra, onde a traça e a ferrugem a corroem e a onde os ladrões escavam e roubam.Mas ajuntais para vós todos o tesouro nos céus. O unico lugar onde não há ladrão é no céu!

A terceira razão: Materialismo muda circnstãncia sim, mas não muda o coração do homem. O materialismo pode colocar o homem dentro de um carro novo, mas esse homem continua velho. O materialismo pode lhe dar um casa nova, mas você continua os bagassos. O materialismo pode lhe dar coisas novas, mas você continua miserável, porque o problema do mundo não é a solução das suas circunstãncias, problema do mundo é a maldade do coração e o materialismo não pode mudar o caração do homem, mas aumenta a maldade do coração do homem. Porque aquele que ama o dinheiro, nunca se fartará do dinheiro. E o amor ao dinheiro é a raizes de todos os males. Você se torna pior ainda! Deut 8.12 “ Para não suceder, que depois de terem comido, e estiverem fartos, depois de terem edificados boas casas, morados nelas, depois de ter multiplicado o teu gados e os teus rebanhos  se aumentar a tua prata e o teu outro, e ser abundantes tudo quantos tens. Se eleve o seu coração e te esqueça do Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa de servidão” .  Deus não é contra vocês terem as coisas, porque Ele permitiu o deserto para esse povo? Verso 3. “ Te humilhou, te deixou ter fome, te sustentou com um maná, que tu não conheces, para te dar a entender, que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor, viverá o homem. Percebes que tem uma ligação com Mateus 4. Jesus usa esse texto, no solucionar problemas humanos. Então o materialismo pode trazer recursos humano pra você, mas ele não tem poder de mudar o seu coração.

Quarta razão: O materialismo não pode salvar a alma do homem. 1 Pedro 1.18 “ sabendo que  não foi mediante coisas corruptíveis, como a prata ou o ouro, que fostes resgatados dos vosso fútil procedimento que os vosso pais vos herdaram, mas pelo precioso sangue do cordeiro, como sem defeito e sem mácula, o sangue de Jesus Cristo, conhecido com efeito, antes da fundação do mundo, porém, manifestado nos fins dos tempos por amor a vós.
            A única coisa que pode salvar o homem, que pode comprar o homem, que pode garantir a salvação pro homem, chama-se, sangue de Jesus Cristo. Só isso!  Jesus disse: não adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. A sua alma não pde ser comprada por outro e nem prata. Não vos enganeis, isto é um alto engano! No dia em que eu tiver uma mansão eu vou ser feliz, você vai ter a mansão e não vai ser feliz. Mas somente quando a palavra de Deus entrar no seu coração e fazer parte da sua vida, aí não importa, se você vai ser rico ou vai ser pobre, mas o que importa é que você já é salva em Jesus Cristo!
            Então, qual é a solução do mundo? Mt 6.33” Buscai  primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e a demais coisas vos serão acrescentada. Então a solução para o mundo é o reino de Deus, religião não é a solucão pro mundo não. Mas, o mundo tem fome, tem injustiça social, é por essa causa que o mundo precisa do reino de Deus. Busque  o reino de Deus em primeiro lugar e esse reino vai trazer suprimentos as demais necessidade da sua vida.
Em primeiro lugar, o materialismo não vai permanece.  Ap 11. 15 “ O sétimo anjo tocou a trombeta, e ouve nos céus grandes vozes dizendo; o reino do mundo se torno do nosso Senhor e do seu Cristo.e Ele reinará pelos séculos dos séculos.” O reino de Deus permanecerá para sempre! Todo secularismo que veio de Babilonia, que veio dos medos- persas, que veio da Grecia. A estátua de ouro do sonho de Nabucodonozor, que Daniel disse: a cabeça de ouro és tú Nabucodonozor, o império babilonico que dominou o mundo, mas depois de ti, o peito de prata é o reino medo-persas, Ciro, Artaxerxes, Assuero, esses homens vão tomar conta do mundo todo. Depois do reino medo-persas, vai vim um outro reino, o reino da Grecia, Alexandre, o grande, o reino de bronze, a Grecia vai tomar conta do mundo todo, depois virá as pernas e os pés de ferro, misturado com barro, o reino de Roma que vai dominar o mundo, mas rei lembre-se que nestes dias do reinado da metade do pé de ferro e de barro do imperio dos romanos na terra, foi cortada uma pedra do céu sem auilio de mão de homem, e essa pedra veio, e esmiuçou a cabeça, esmiuçou o peito, esmiuçou os lombos, esmiuçou as pernas, esmiuçou toda a estátua a ponto de virá pó, e veio um vento forte e levou de uma forma que não deixou vestígios algum desses reinos, e a pedra oh rei que foi cortada do céu sem auxílio de homem, foi crescendo, crescendo e crescendo e encheu toda a terra. É o reino de Deus que veio através de Jesus Cristo e que um dia, vai ser estabelecida e vai reina nesta terra pelos séculos dos séculos. O reino de Jesus vai durar para sempre!

            O materialismo não pode satisfazer as ansiedades do coração do homem, Rm 14.17 “Porque o reino de Deus, não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santos.” Sabe, você não pode ter muitas coisas, se você tem o reino de Deus em sua vida, há abundancia ano coração, há vida, você pode até morar em um barraco, se o reino de Jesus estiver no seu coração, a justiça, ha paz e há alegria no Espírito Santo. As pessoas vivem tristem porque não tem as coisas. Quem tem o reino de Deus não precisa ter essas coisas, as coisas serão apenas consequências.

            O materialismo não pode mudar o coração do homem. 2 Co 5.17 “ Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram, és que tudo se vez novo;” No reino de Deus tudo vai ser transformado, se não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Deus transforma o seu coração,

            O materialismo não pode salvar as almas dos homens. Cl 1. 13,14 “Ele nos libertou do império das trevas, e nos transportou para o reino do filho do seu amor, do qual temos a redençao,a saber, a remissão dos nossos pecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário