domingo, 14 de outubro de 2012


A TENTAÇÃO DE JESUS NO PINÁCULO DO TEMPLO
SERIE: O REINO DE DEUS
EVANGELISTA EDSON TEIXEIRA
INTRODUÇÃO

Vemos na tentação de Jesus, na proposta de transformar as pedras e pães. Não é errado você ter coisas, não é errado você possui coisas, não é nada de errado você ser abençoado e ter as suas necessidades supridas. Em toda a bíblia vamos ver que é a vontade de Deus que os seus filhos sejam abençoados. O que Deus é contra, desde o Gênesis até o Apocalipse, as pessoas que vivem em função dessas coisas, pessoas que querem usar Deus para adquirir essas coisas. Pessoa que vive só de pão, não vive com Deus, não tem intimidade com Deus, estão em busca somente dessas coisas e Deus não é prioridade na sua vida. É contra esse tipo de materialismo que a bíblia é contra.
A pessoa pode ser profundamente abençoada por Deus e não ter nada material, mas a pessoa pode ser profundamente abençoada por Deus e ter muitas coisas materiais, e você também pode ter muitos bens materiais e não ser abençoado por Deus. Em Lucas 12.15 “Disse Jesus: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.” Não adiante você ter muitos bens, porque a vida do ser humano não é alicerçada, não é estruturada, não é alimentado pelos bens que uma pessoa possui, e no verso 16, um rico teve abundancia! Há possibilidade de você ser rico e não ter a benção de Deus, e de ser muito próspero, e Deus não estão com você. Leia a parábola, ele era um homem extremamente inteligente, sabia muito bem administrar os seus bens, um excelente empreiteiro, só que ele tinha uma visão errada da vida.  Quando ele ajuntou todos os bens nos seus celeiros, nunca passou pela sua cabeça em distribuir esses bens com os necessitados. Ele diz, minha alma, você tem muitos bens em depósito, descansa, bebe, folga. É contra esse tipo de materialismo que Deus é contra. Comamos, bebamos porque amanhã vamos morrer. A filosofia do secularismo e o materialismo saiba que um dia Deus vai prestar conta de tudo àquilo que ele nos entregou para cuidar, aqui nesta terra. Ninguém foi colocado aqui na terra pra viver de qualquer forma, da maneira que desejar e querer viver aqui. Nós somos livres para fazer o que é certo, mas não somos livres para fazer o que é errado! Não se esqueça disso.
A teologia do homem rico é esta, é a alma dele que vai sobreviver dos cereais, isto porque ele tem uma visão errada da bíblia. Deus fala, louco! Se esse homem fosse palestrar como administrar uns bens, ele ia nos dar uma lição de como se prospera, de como se torna rico e como cresce, porque esse homem é um homem bem sucedido materialmente. Mas, por ele ter uma visão errada da vida, a vida que Deus nos quer dar, diz, louco! Deus o chama de louco, esta noite pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Você conseguiu ajuntar tudo isto, e agora que você está pensando de desfrutar? Nessa mesma noite vai chegar alguém, e vai levar a tua alma e o que você preparou ficará para quem?
Em 1 João 1.15,14”Não ameis o mundo e nem o que há no mundo, se alguém amar o mundo o amor do Pai não está nele, porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, e a soberba da vida não procede do pai, e sim do mundo, ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência, aquele porém que faz a vontade de Deus, permanece eternamente.” São três coisas que pertence ao mundo, o desejo dos olho, aquilo que você vê, aquilo que lhe atrai pelo que está vendo, o desejo da carne, a vontade que o seu ser interior tem de obter as coisas, e a soberba da vida.  Soberba, altivez, a prepotência, a vã gloria, a independência de Deus, a jactância, são essas coisas que existem no mundo.
E em Mateus quatro, o Senhor Jesus está sendo tentando nesta três áreas da vida, assim como o primeiro adão também  foi tentado nesta três áreas. A concupiscência dos olhos, Eva e Adão viram o fruto era agradável. A concupiscência da carne teve a vontade de comer, tinha tanta coisa pra eles comerem, de todas as árvores vocês podem comer, mas dessa daí vocês não podem. A carne quer justamente infringir essa lei que foi ordenada pra não fazer. Uma criança não é ensinada a desobedecer, ela já nasce com a semente da desobediência, essa carne, essa rebelião, esse desejo de satisfazer essa sua vontade custe o que custar. Não importa, satisfaça essa volúpia da carne. E a soberba da vida, a árvore era boa para dar inteligência e sabedoria. Qual foi a proposta do diabo para Adão e Eva? Vamos tentar entender a tentação do jardim do Éden e a tentação do pináculo do Templo
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
(Isaias 14.13,14).
Foram cincos passos que o diabo deu: primeiro, eu subirei ao céu, segundo, eu exaltarei acima das estrelas de Deus o meu trono e no monte da congregação me assentarei, terceiro, subirei acima das mais altas nuvens e o quarto, eu serei semelhante ao Altíssimo.  Isso são sentimentos que entrou no coração de um querubim.
Os estudiosos diziam que existiam três anjos na eternidade. Um chamado Miguel, um chamado Gabriel e o outro chamado de Lúcifer.  E esse Lúcifer significa o portador da luz, aquele que é um Sendero, um ser que brilha. Mas esse Lúcifer não contentou com a posição dele, e o que é que entra na posição dele, e alimenta no seu coração a soberba, o orgulho, a jactância, a prepotência. Deus tinha dado um trono pra ele, por isso ele disse: eu vou colocar o meu trono diante da congregação. Ele tinha uma posição de autoridade, ele era um querubim ungido, ele era o selo da perfeição de Deus (Ez. 28.12), o sinete da perfeição de Deus, ele era o que Deus tinha de mais perfeito no céu. Deus investiu muito luz e muita glória nele, mas ele não se satisfez com essa posição e o orgulho e a soberba entrou no seu coração. E quando ele diz: eu serei semelhante ao Altíssimo! Então houve guerra no céu, (Ap 12 )Miguel, príncipe dos anjos de Deus, e os seus anjos, pelejaram contra satanás e os seus anjos, e não se achou mais no céu o lugar do diabo porque ele foi lançado a terra. O Arcanjo Miguel vence satanás no céu. Lembre-se, o que significa o nome Miguel? O seu significado é uma pergunta. Significa quem é semelhante a Deus? O que dar a entender que o Arcanjo Miguel estava ali naquele momento, quando o diabo disse, eu serei semelhante ao Altíssimo, e nesse momento Miguel desembainha a sua espada pergunta, quem é semelhante ao Altíssimo? Só existe um só Deus, um só Senhor, um só Criador e um só Soberano, e de lá ele foi lançado por terra.  Porque não existe ninguém semelhante a Deus. Só Deus é glória, só Deus é soberano.
Deus vem e faz o homem a sua imagem e semelhança no jardim do Éden. E quando Deus vai fazer o homem, qual a conversa que Deus tem? E disse Deus, façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Imagine só, aquilo que o diabo queria ter nele de caráter, não teve, não tem e nunca vai poder ter, o Soberano fez no homem.  Essa é a razão porque o diabo detesta o ser humano.  Porque o diabo não pode tocar em Deus, e quem mandou o diabo por terra foi o Arcanjo Miguel, Deus não saiu do seu trono! Não teve que mexer nenhum dedo pra derrubar satanás por terra. Deus é infinitamente mais poderoso! Deus é poder e o diabo sabe disso. Mas o diabo tem uma arma, ele sabe que mexendo com o homem ele mexe com o coração de Deus.
Ele olhando para o ser humano que é a imagem e semelhança de Deus, ele odeia o ser humano, porque ele e o projeto de Deus, e ele quer destruir esse semelhança, porque ele não pode tocar em Deus ele vai tocar no homem. Em Gênesis capítulo 3, ele encarna em uma serpente, e toma posse do corpo de um animal, o texto diz que a serpente era bela, muito bela, e a serpente entra no jardim, e o diabo na boca da serpente diz pra Eva, e começa a fazer Eva racionalizar.  Não foi assim que Deus disse: que comereis de todas as árvores? Ali foi uma semente que o diabo jogou pra chamar a atenção da mulher. Ela responde: não, a gente pode comer de tudo, a gente só não pode comer desta árvore, mas por que, porque Deus disse, que no dia em que a gente comer, a gente vai morrer. Não, não vai morrer não, o que Deus tem é medo, pra vocês não descobrir algo que Ele já sabe. Porque no dia, (olha a semente maligna) em que comerdes deste fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E o que derrubou o diabo, Quando ele disse: eu serei como Deus. Ele está lançando a mesma semente no coração de Eva. E nós sabemos que Eva pelos olhos, pela carne e pela soberba da vida, de querer ser, como na verdade ela já era. Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança, e macho e fêmea os fez.  O diabo estava colocando uma semelhança de independência na mulher!
Quando você lê em Genesis o diabo aparece em forma de uma serpente! E em Apocalipse 12 o diabo aparece na forma de um dragão.  A antiga serpente. O que aconteceu para que o diabo virasse um dragão?  É porque nós alimentamos esse bicho.  Nós o alimentamos tanto que ele não é mais uma serpente hoje, hoje ele é chamado de o grande dragão vermelho.  Símbolo de fúria, de querer matar, de querer destruir.
E na mesma visão que João tem, ele diz aí da terra e do mar, porque o diabo desceu até vós, cheio de grande furou e ira, sabendo que pouco tempo lhe resta. Ele sabe que a hora dele vai chegar, porque o final dele não é ficar aqui nesta terra. Ele está em território proibido.  E vai chegar a hora em que ele será algemado, atados, acorrentado e vai ser lançado no laço horrível, que é o lugar dele.
Mas enquanto isso, de que ele está se alimentando?  Ele está se alimentando da concupiscência dos olhos, da concupiscência da carne, e da soberba da vida.  Ele se torna cada vez mais forte quando ele se alimenta dessas coisas no ser humano.  E Deus falou pra serpente: Tu comerás pó todos os dias da tua vida, e sabemos que serpente não come pó, ele come pintinho, ratos, e ovos de aves, etc. Mas essa profecia, é uma profecia espiritual.  Isso vai se cumprir no milênio, que a serpente vai comer pó. Mas por enquanto é uma profecia espiritual, em Genesis  3.19 Deus diz para o homem:  tu és pó, e do  pó tu voltarás, e a serpente se alimenta do pó. A serpente se alimenta dos pecados dos homens.  Satanás se alimenta da iniquidade dos homens, ele se alimenta das transgressões dos homens, é a força dele!  Porque quando vier o resgate, quando vier à restauração, quando vier o arrebatamento, quando vier à ressurreição, e quando todas as coisas forem consumadas, e todo eu for glorificado, como foi o projeto original de Deus, não haverá mais espaço pra satanás neste mundo, nem no universo e ele será lançado em um lugar chamado buraco negro, o abismo, e não vai haver mais interferência dele, porque não haverá mais alimentos pra ele.

Essa manifestação da vã glória, da soberba, não existe local mais propícia pra ele se manifesta e pra viver disfarçada do que dentro de uma igreja, ou dentro de uma instituição que se diz instituição de Deus. Quando se lê o sermão da montanha, Mat 6.1 “Guardai-vos de mostrar a vossa justiça diante dos homens, com a finalidade de serdes vistos por eles.” Há possibilidade de você está envolvido com o reino de Deus, de está envolvido com o trabalho da igreja, e ter uma motivação errada. Por isso Jesus disse: Guarda o seu coração!  Não exerça a sua justiça diante dos homens com o objetivo de serdes visto por eles. Isso aí é coisa do diabo, é semente maligna. Você não se faz nada para aparecer pros homens, você foi chamado no reino para aparecer para Deus, Deus foi quem chamou você! Não importa que os homens vão aplaudir ou vão vaiar você, o importante é que os céus estão lhe vendo! Você não precisa de aplausos de ninguém, você só precisa da aprovação de Deus na sua vida.
Veja o verso 2, Quando porém vos derdes esmolas, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas. E o que é hipócrita? É aquele que se cobre com uma mascara. Um ato, uma pessoa que fazem as coisas como se estivessem em um palco, ele está apenas representando, porque aquilo não é o que ele é. O que ele é está escondido. A sua verdadeira identidade está escondida, Não faça como os hipócritas, que nas sinagogas, lugares religiosos, e nas ruas, que é lugares públicos para seres glorificados pelos homens.
Verso cinco, “E quando orardes, não sereis como os hipócritas, porque gostam de orar em pé nas sinagogas, e nos cantos das praças para serem vistos pelos homens.
Verso 6, “E quando jejuares  não sejas como os hipócritas porque desfigura o corpo com o fim de aparecerem aos homens que jejuam.”
E a síndrome do pináculo do templo é a síndrome de querer aparecer usando o nome de Deus. Cargo na igreja, você usando um degraus apenas pra você se auto promover. E isso é o mais que está acontecendo hoje. As pessoas estão usando o pináculo do templo, se exibe, faz questão de aparecer. Usa a confiança que Deus confiou em você para querer aparece. Usa os dons espirituais que Deus lhe deu para querer aparecer! Usa o carisma que Deus te deu para se tornar político e ganhar dinheiro. Usa o púlpito que Deus te deu para ganhar fama e dinheiro. Usam-se os meio que Deus lhe deu para edificar uma igreja, para edificar a sua vida. Apareça, mas como disfarçado como um homem de Deus, disfarçado como um missionário. Como um diácono, vá disfarçado, como um homem de Deus. Como um discípulo, ou como um presbítero. Trabalhar no reino é um perigo. Porque trabalha em um lugar onde todos diz ser portador da verdade, e você fala em nome de Deus, e quando você fala em nome de Deus, o povo vai acreditando. Então é fácil se disfarçar.
Veja Mat. 7.5” Acautelai-vos dos falsos profetas que se apresentam disfarçados como ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.  E vestidos como verdadeiros. E no verso 21 Jesus diz: Nem todos os que me diz, Senhor, senhor não entrarão nos reinos dos céus. Mas somente aqueles que fazem a vontade do meu pai que está nos céus. Verso 22, muitos dirão naquele dia, hão de dizer-me, Senhor, Senhor, porventura não tivemos nós profetizado no teu nome, e em teu nome expelimos demônios, e em teu nome fizemos muitos milagres, ( Aqui há três ministérios extraordinários). Gente que profetiza, gente que tem dom de libertação e gente que tem dom do poder da fé, operação de milagres e maravilhas que impressiona as pessoas.
Então lhe direi; a esse que estão disfarçados, oculto, com máscara, esses que vivia escondido, só para devorar! Esses que estão fazendo negócios com o reino de Deus. Eu lhe direi explicitamente! È melhor se arrepende agora, do que quando chegar a hora em que Cristo vai dizer: eu não vos conheço, apartai-vos de mim malditos, os que praticai a iniquidade. É melhor se arrepender agora, porque naquele dia vai ser tarde demais! Pastores que estão brincando com o evangelho! Profeta que estão brincando com o evangelho, missionários que estão brincando com o evangelho.
A tentação de pináculo do tempo é mais profunda do que a gente imagina! É não é para os que estão lá fora não, é para os que estão aqui dentro, é para os que estão envolvidos com o ministério da igreja. E pra gente que está mexendo com o reino de Deus. Olha o que Paulo escreve em 1 Timóteo  3. “Se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” Existe um monte de aventureiros que se dizem usados por Deus, que se dizem homens de Deus, Jesus não lhe manda julgar, mas em Mat, 7, 16 diz que pelos os seus frutos, os conhecereis. Porque uma árvore má não produz frutos bons, e nem uma árvore boa produz frutos maus, de sorte que pelos os seus frutos os conhecereis. Tem muitos que estão querendo governar, fazer uma igreja grande, e fazer tantas coisas, mas a sua casa está destruída. Primeiro vá ser líder dentro da sua casa e depois vá cuidar da casa de Deus. No verso 6, Não seja neófito, para não suceder que não se ensoberbeça,  e venha cair na condenação de diabo. Olha que a condenação do diabo está ligada ao ensoberbecer.  E o neófito é alguém que não tem experiência, é alguém que não conhece Deus ainda, é apenas salvo, mas não entendeu ainda a seriedade do ministério.  Porque se colocar alguém no ministério cedo, ele vai pensar que ministério não é negócio, que ministério é usado para ficar rico, e pra ser famoso.  Ele vai entender errado, vai cair na soberba e vai pro inferno! Não coloque alguém no ministério enquanto ele não entender a seriedade do ministério.
Por em 2 Timóteo 4 Paulo exorta a Timóteo, pregue a palavra, conjuro-te perante Deus, em Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua manifestação e Pelo seu reino, pregue a palavra, a tempo e a fora de tempo. Corrige, repreende, exorte, com toda a longanimidade e doutrina, pois haverá tempo em que não suportarão a Sá doutrina, pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo as suas cobiças, como se tendo coceiras nos ouvidos, e se recusarão a da ouvidos a verdade, entregando-se as fábulas, mas você Timóteo faça o trabalho de um evangelista e cumpra bem o teu ministério. E se alguém deseja o episcopado, o ministério, excelente obra deseja. Se aluguem deseja trabalhar pra Deus excelente obra deseja. Porém é necessário, que seja. Não é somente ter. Não qualquer um, porque fala bonito, ou canta bonito, ou porque toca bonito ou prega bonito, Deus que ter as características que Deus pede em sua palavra. Para que essas pessoas não venham a cair na condenação do diabo. Que é a soberba. Vai destruir a sua vida! Um dia um pastor convidou um cantor brasileiro pra cantar em sua igreja nos Estados Unidos, Ele falou, posso você tem que me dar 15 mil dólares, que é o meu cachê, e pagar as passagens minha e dos meus companheiros, e só posso ficar 4 dias com vocês. Isso revolta, só porque a música do camarada tem algumas verdades teológicas, e canta o ano inteiro a mesma música! E a igreja é tão imatura, tão infantil que vai alimentando isso.  Tem a igreja cheia de talentos e não as usa.  A unção está entre nós, e não precisamos pagar para essas coisas. Alimentar o pináculo do templo, porque depois Deus vai cobrar de nós também! E principalmente desses pastores que trazem esse tipo de gente porque sabe que a oferta vai ser maior! E a gente vai roubar membros de muitas igrejas por aí! O cantor ficar cantando a mesma música o ano todo. O pastor e os professores das classes bíblicas dominicais estuda a semana inteira pra trazer a lição e o pastor pra pregar os sermões, orando, e jejuando, e a igreja fica escutando esse cantor? O máximo que você consegue dele é um autógrafo. E o seu pastor está o tempo todo, lendo a palavra, pedindo a Deus uma revelação pra igreja, e pregam pelo menos umas 48 mensagens no ano e aí do pastor se pregar a mesma mensagem! O cantor canta o ano inteiro o mesmo hino, e você não fala nada! A igreja precisa honrar a quem é digno de ser honrado! E a palavra diz, deve ser considerado de dobrados honorários, os presbíteros, os pastores, os obreiros que preside bem, com especialidade, os que se afadiga na palavra pra ir ao ensino. Essas pessoas estão trazendo verdades que vai mudar o seu futuro. Olhem para aqueles que abençoaram a sua vida, missionários que lhe trouxe verdades, pastores que lhe abençoou! Nos não podemos permitir que o nosso dinheiro fosse mal usado, ele é sagrado!
2 Co. 11 Me quiseram me suporta um pouco mais na minha loucura, pois eu zelo por vós com zelo de Deus! Visto que eu tenho vos preparado para vos apresentai-vos como uma virgem pura, a um só esposo que é Cristo. Mas eu receio que assim como a serpente engane a Eva com a sua astúcia, assim seja corrompida a vossa mente, e se aparte da simplicidade, e pureza devido a Cristo. Quem serve a Jesus tem simplicidade no coração.
Se na verdade vindo alguém pregar a outro Jesus, que não tenho pregado, ou trazendo outro espírito, que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tenho os abraçados,
Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, que o próprio satanás se transforma em anjo de luz, e não muitos, pois, que os seus próprios ministros, se transformem em ministre de justiça e o fim dele será conforme as suas obras. Paulo está falando do perigo da falsificação das coisas de Deus.
Quanto mais se tem contatos com notas verdadeiras, ele descobre a nota falsa. Fica mais fácil de descobri quando a nota é falsa. Porque olhando na aparência, é a mesma coisa. Agora, escute, como é que você vai descobre essas coisas falsas? Quanto mais na luz de Deus você andar, quanto mais com verdadeiro você andar, quanto mais com a palavra de Deus você estiver e aparecer algo estranho, você vai perceber. Porque hoje, o genérico está parecendo melhor do que o original. O falso parece mais atraente do que o verdadeiro. E veja essas sete coisas que Paulo fala que são falsificadas. Ele fala, um falso Cristo, um falso espírito santo, um falso evangelho, falso apóstolos, falsos obreiros, um falso anjo, e ele fala de um falso ministro. São situações que estamos vivendo hoje! E hoje tem mais a ver do que na época do Apostolo Paulo. E está até pior!







Nenhum comentário:

Postar um comentário