domingo, 21 de outubro de 2012


O REINO E AS APARENCIAS DAS RELIGIÕES

SÉRIE: REINO DE DEUS

EVANGELISTA EDSON TEIXEIRA
 

            Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, mas vim para cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que o cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.  Mateus 5.17-20

 

            Jesus nos textos de Mateus 5. 5 a 11 vem falando a terceira pessoa, a partir do verso 12 ao verso 16 o Senhor Jesus muda para a segunda pessoa. Vós sois o sal da terra. E a partir do verso 17 Ele passa falar na primeira pessoa, e passa a falar Dele mesmo. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.

            Então Ele vem dizer para aquelas pessoas, que a forma que Ele vem ensinando, pode ter produzido alguns pensamentos no coração daquelas pessoas, no que eles pensam quem Jesus é. Será que Ele pensa que é maior do que Moisés que representa a lei? Será que Ele pensa que é maior do que Elias que representa os profetas? Quem é que Ele está pensando quem é, será que Ele veio desfazer a lei? Será que Ele veio revogar as profecias? Porque a forma que Ele está falando parece que Ele veio revogar a lei e os profetas.  Então Jesus chama a atenção  deles a esse respeito.  Dizendo: Eu não vim desmerecer os mandamentos do Antigo Testamento, eu vim foi para cumprir. Tudo isso que está escrito vai se cumprir na minha vida, eu vou viver essa lei, nenhum jota e nem um til vai cair por terra até que tudo seja cumprido em minha vida. Por isso em Romanos 10.4 “Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê”.  A lei finalizou em Jesus, porque Ele cumpriu toda a lei. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.(Rom. 13.8)

            Quando Jesus começa a ensinar, ministrando, Ele chama atenção destas pessoas dizendo, Eu vim cumprir a lei na minha vida, eu vou cumprir todos os requesitos da lei e dos profetas. Só que, Eu vim ensinar como viver o espírito da lei e não a letra da lei, porque os judeus, que eram os fariseus e os escribas, que conheciam cada item da palavra de Deus, cada vírgula, cada pontuação, eles conheciam toda a letra da palavra de Deus, eles viviam o pé da letra. Jesus veio dizer: Eu vim trazer para vocês uma justiça que vai muito mais do que a aparência da lei, porque os escribas e fariseus vivia a lei, mas a aparência da lei, a lei faz  com que ele viva só para os homens enxergarem. Eu vim trazer uma justiça para vocês que vai trazer vocês a viverem o espírito da lei. Porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

            Quando você estuda a vida dos escribas e fariseus, você vai perceber que eles viviam a lei. Mas somente a letra de lei. E Jesus nos ensina a viver essa mesma lei, mas no espírito dessa lei. Em Mateus 15 Jesus teve uma discussão com esses homens porque ele só valorizava o exterior, a justiça que eles viviam, a lei que eles viviam era só para os homens observarem. Era só para os homens observarem, mesmo que o interior deles estivesse podre. Porque eles viviam a letra da lei, dava a entender que estavam agradando a Deus. Porque no seu comportamento parecia que estava de bem com Deus, mesmo que o seu interior estivesse podre. Jesus veio ensinar uma justiça que ensina a você a guardar a lei, mas a guardar a lei a partir do seu interior, a partir do seu coração para não agradar aos homens, mas principalmente para agradar a Deus.  Essa é a justiça que excede muito as dos escribas e fariseus porque vai além da aparência.

            Jesus não tolerava a hipocrisia, Jesus não tolerava esses homens que só vivam da aparência. Eles chegaram pra Jesus dizendo: Por que os Teus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição? Ou seja, vocês estão tão preocupados com a tradição que vocês nem percebem que a tradição que os outros estão quebrando, essa tradição que vocês guardam com muito zelo, leva vocês a transgredirem o mandamento de Deus. Todos os fariseus zelam mais pela tradição do que pelos princípios da palavra de Deus. Ele abre mão da palavra de Deus, ele abre mão do que Deus disse, mas não abre mão da sua religiosidade. Eles não abrem mãos da sua tradição, mesmo que a sua tradição está indo contra a palavra de Deus.

            Porque Deus ordenou, dizendo: Honra o teu pai e a tua mãe; e: quem maldisser ao pai ou à mãe, que morra de morte. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim, esse não precisa honra nem a seu pai nem a sua mãe,  E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus. Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas seu coração está longe de mim.

            Hipócritas. Era um monte de gente religiosa dizendo: Deus, nós não podemos cuidar dos nossos pais, na verdade, eles não diziam isto pra Deus, eles diziam isto para os pais. Os pais precisavam de ajuda, os pais precisavam de sustento, os pais precisavam de dinheiro e eles diziam pros seus pais, olha aquilo que eu teria de dar para vocês eu já prometi de oferta pra Deus. Então eu não posso cuidar de vocês meus pais porque eu estou dando a minha vida pra Deus. Jesus chama isto de hipocrisia! Porque a bíblia diz pra você honrar o seu pai e a sua mãe. Você precisa investir na vida do seu pai e na vida da sua mãe. E você fazer alguma coisa pra Deus pra ser um desculpa  para não cuidar do seu pai e da sua mãe, mesmo que isto seja uma oferta que você traga pra Deus, Jesus está chamando você de hipócrita!

            Então em nome de viver uma religiosidade, vocês desprezam os seus pais, em vez de lhe dar um ajuda, vai ajudar a igreja, e que o seu tempo com os seus pais já se passou, e coloca os velhos em um abrigo de idosos, vocês acham que Deus não está vendo isto? A nossa religiosidade é muito de aparência, e quando chega à hora da realidade a gente começa a arrumar desculpa como os fariseus. Por isso é mais fácil você ofertar para as crianças da África, é só colocar o dinheiro na cesta, do que você assumir o negócio.  Porque ao assumir o negócio você vai ter que ter responsabilidade.  Senhor deixa-me aqui, usa o meu irmão!

            Os fariseus e os escribas tinha uma religião que para o lado de fora, parecia extraordinária! E Jesus que sonda o coração, dizia, não, vocês estão me adorando com a boca apenas, vocês só me honram de lábios, são os profissionais do lado exterior, mas lá dentro do coração vocês estão longe de mim. Há possibilidade de o nome de Deus está dentro da minha boca, há possibilidade da palavra de Deus esta na minha boca, há possibilidade de existir tanta coisa em nós, no meu corpo, ma há possibilidade de Deus está bem longe do meu coração! Ou eu estou muito longe de Deus no meu coração. Basta você querer viver para agradar o homem que você entra com muita facilidade na doença dos fariseus. Basta tão somente você viver uma religiosidade de aparência.  Jesus diz, eu vim trazer a justiça da lei e vim trazer o espírito da lei, vocês não vão viver somente do superficial, na aparência, eu vou ensinar a vocês viverem isto no coração. La dentro da alma. Porque fora disso é hipocrisia e essa justiça não vão levar vocês aos céus de forma alguma.

            Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus ouvindo essas palavras se escandalizaram? O evangelho de Jesus mexe com pessoas que estão preocupados com o exterior. Porque o evangelho mexe com as intenções do coração. E quando este evangelho é pregado, aqueles que vivem só de aparências começam a se escandalizar, a se incomodar, a se inquietar porque eles só sabem viver pros homens. Eles não sabem viver pra Deus!

            Deixa-os; São condutores cegos; ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Esses cegos aqui são os líderes religiosos.

            E Pedro, tomando a palavra, disse-lhes: explica-nos essa parábola. Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração do homem procedem aos maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmia. São essas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

            Jesus veio mexer em uma área bem mais profunda do que o exterior. Ele veio mexer não nos frutos, mas ele veio mexer nas raízes da árvore. Porque se você ficar cortando os frutos, no outro ano eles nascem de novo, porque as raízes da árvore estão inteiras, tem raízes! E no outro ano essa arvore vai dar frutos de novo.  Jesus está chegando na raízes. Não adianta ficar arrancando o fruto em sua vida, mas a árvore está inteira, tem raiz. Não adiante ficar mudando só pro lado de fora, e no ano que vem está tudo de novo,  não adianta fazer um reforma religiosa, que no ano que vem, tudo se repete, não adiante mudar a aparência, que no próximo ano você vai ficar enjoado. Se não houver uma mudança no coração, se não houver uma mudança interior, vai ser só religioso cortando fruto, e no próximo ano vai dar mais frutos. Quando você nasce de novo o reino de Deus explode lá dentro e você vai produzir frutos bons porque você é uma arvore boa. Hoje na igreja estamos lutando contra os frutos e esquecemos-nos de arrancar as raízes de dentro de nós.

            Quem foi que disse que se você matar você fez algo mau, foi Jesus ou Moisés? Moisés que disse, que se você matar alguém você fez algo mau. Você é réu de juízo!  Ouvinte o que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu,  porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra o seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.

            Moises então dizia se você mata, ele você é uma pessoa má. E o evangelho de Jesus diz: Não precisa matar para alguém ser uma pessoa má, só em ter a intenção no coração de matar já fez de você uma pessoa má. É um evangelho que tem a capacidade de fazer você viver o espírito da lei, porque a lei diz que se eu pegar um machado, uma espada ou um revolver e matar uma pessoa aí eu sou considerada uma homicida. Porque a lei só vai julgar quando o ato estiver sido concretizado. O evangelho de Jesus diz assim: se você odiar alguém no seu coração, você já é um homicida. Então o evangelho vem sondar lá dentro, e mexer com as suas estruturas.

            Nós sabemos que tem uma ira que é normal, irai-vos, mas não pequeis!(Ef.426). Porque até Deus tem ira, e Deus nunca pecou, então há um espaço para uma ira a onde você não peca. Mas tem pessoa que não sabe ter essa ira sem cometer pecado. Porque se você não souber ter controle sobre essa ira, você pode pecar. Essa ira normal que as vezes nasce no nosso coração, não é pecado. O pecado é até onde você vai deixar essa ira ir. \isso pode matar você. Não se pode por o sol sobre a vossa ira, e nem deis lugar ao diabo! E quando você está irado, o diabo está bem perto dizendo, me der a brecha que eu entro no seu mundo interior e vou destruir você.

            Qualquer que sem motivo se ira contra o seu irmão. Hoje as pessoas se iram muito fácil por qualquer coisa. Se o cachorro latir, ele fica logo furioso e xinga-o de diabo. Se um carro buzinar no transito já xinga o motorista.  O texto fala de qualquer um que se irar contra o seu irmão, e isto está relacionado com a igreja. Atritos que começa entre nós. Primeiro começa com uma ira simples, e se você não tiver cuidado com ela pode ir se aprofundando, crescendo.

            E quem proferir um insulto ao seu irmão estará sujeito ao julgamento de tribunal. Veja, de uma simples ira, você abre a sua boca para provocar um insulto ao seu irmão.  A palavra raca significa inútil, vazio, sem sentido. É você olhar para uma pessoa e dizer: você é um inútil na vida, não sei nem porque você nasceu! Você só existe pra dá problema pros outros.  E Jesus disse, se você é capaz de chamar alguém de inútil sendo seu irmão, você já foi bem longe! Você está sendo sujeito ao julgamento de tribunal.  O irá sem motivo já é um problema, agora você abrir a boca para proferir um insulto ao seu irmão chamando-o de inútil, de mente vazia, de pessoa que não tem utilidade alguma aqui nesta terra, Você já está indo bem longe! E quem chama o seu irmão de louco estará sujeito ao fogo do inferno. Começa apenas com um julgamento, você vai dando vazão a sua ira e você estará sujeito a um tribunal, mas se você for longe demais e chamar alguém de louco, de tolo, de débil mental, de gente que não tem capacidade de raciocinar, de pessoas que não tem inteligência, você está chamando o seu irmão de um animal irracional, de um louco, aí você já passou pelo tribunal, você já foi julgado, e estará sujeito ao fogo do inferno.  Então não é eu matar alguém que me faz um homicida!  As leis dos homens, que são as leis civis que Deus deu a Moisés, se eu mato alguém eu sou considerado um homicida. Mas na lei de Deus se eu estou dando esse espaço de me ira, de difamar, de promover insulto, de chegar a chamar de louco, de gente que tem a cabeça vazia, de débil mental, com a intenção de machucá-lo, de feri-lo eu já estou cometendo um homicídio aos olhos de Deus. A minha palavra é tão venenosa que já está assassinando essa pessoa.

            O texto fala de insulto, é uma palavra que insulta a pessoa e nós precisamos levar muito o sério isso aqui. Porque a bíblia diz que aí daquele que peca contra ao seu irmão com palavras e diz, fiz isso por uma brincadeirinha! Então cuidado. Os seus filhos são benção de Deus, são heranças de Deus, que você tem que o abençoa-los sempre. Porque você vai dar conta deles um dia. Esse irmão que está do seu lado, por mais esquisito que seja, ele foi comprado com o sangue de Jesus e é o seu irmão.

            Olha, quando você estiver na igreja cantando,e você se lembrar de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti. Você abandona o que está fazendo pra Deus e ir a onde está aquela pessoa, e se reconciliar com ela, ai então você volta e oferece a sua oferta no altar de Deus. Pra Deus não importa o que você tem pra Ele, o que importa é o que você é pra Ele. Na religião dos fariseus o que importa é o que você dar pra Ele,  mesmo que o seu coração esteja podre, traga a sua oferta porque Deus está interessando no que você tem. No evangelho, o que importa pra Deus é o que você é, depois como consequência vem aquilo que você tem. Aí você pode oferta a Deus o seu cântico, a sua oferta, o seu dízimo e a sua vida no altar. Porque o eu coração está bem, do contrário Deus está dizendo, você é um homicida, Você está executando alguém no seu coração. Depois esse irmão vira um adversário, no verso 25 de Mateus 5.

            E o texto fala que você vai ser colocado em uma prisão, e você vai ser atormentado por verdugos, a sua consciência, o seu ser interior vai ser atormentado.

 

            Ouviste o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.

Porque na lei o adultério tinha que ser consumado! Um homem como Davi olhar para Bate-Seba, e ir pra cama com ela, deitar com ela e ser consumado o ato. Esse é um adultério. Essa é a lei, ser pego no flagrante! Ele teve relacionamento sexual com a mulher. Ou ela com um homem, isto é adultério.  O evangelho de Jesus vai muito mais longe! Ele diz que o ato dele está sendo concretizado o ato de adultério significa que este ato já tinha acontecido muito tempo antes na mente, quando Davi estava lá no terraço olhando para Bate-Seba tomar banho. Imagine, um homem em uma janela e uma mulher nua tomando banho. A mulher é áudio e o homem é visual. E ele ficou olhando, ficou alimentando o desejo no coração. Se o teu olho te faz tropeçar, isto não é literal, porque se fosse literal todos os homens eram cegos! Se tua mão te faz tropeçar, corte-a! Também não é literal. Isso aqui é um sentido figurado! Quando você olhou e viu que o negócio esta forte, sai daí. A minha mente é de Deus, o meu corpo é dentro do Espírito Santo, Se você é casado você tem uma aliança com o seu cônjuge! Você tem uma aliança diante de Deus. Pra Jesus não é necessário ir para uma cama com uma mulher para ser considerado um adúltero. Ou uma mulher com um homem para ser uma adultera. Qualquer que olhar com a intenção impura no seu coração já adulterou com ela. Onde há maldade no coração, alimentando o desejo no coração, não é errado você olha para uma mulher e acha-la bonita. Mas quando ele olha a beleza e mais alguma coisa, onde ele começa a alimenta a semente do desejo no coração, a intenção de praticar o ato sexual invade o seu ser de tal forma, que ele se imagina com ela. Ai está o perigo! Quando o evangelho entra no coração do ser humano, ele foge desta coisa. Mas quando você percebe o mal chegando, e tomar o escudo da fé, e pede a Deus para apagar os dardos inflamados do maligno. É você que apaga. É impossível você impedi de um passarinho voar sobre a sua cabeça mas voe pode evitar que ele faça ninho sobre a sua cabeça, isso quer dizer que você não pode impedir que os pensamentos viessem sobre a sua cabeça. Mas você pode impedi que eles permaneçam lá. Você pode o repreendê-lo em nome de Jesus.

            Porque é do coração que procedem aos maus pensamentos mortes adultério prostituição furtos, falsos testemunhos e blasfêmia. São essas coisas que contamina o homem.

            Isso quer dizer que eles nascem antes. Pessoas que vão alimentando ideias, pensamentos, conversas maliciosas, intenção que vai criando raiz dentro da alma que cresce até produzir o fruto do pecado.

            Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira para longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo, seja lançado no inferno. E a tua mão direita te escandalizar corta-a e atira para longe de ti, porque te é melhor que um dos seus membros perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite. Eu porém vos digo que qualquer que repudiar a sua mulher, a não ser por causa da prostituição, faz com que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

            Até mesmo caso venha acontecer algum deslize, existe o perdão. Porque o homem é passivo de cair em tentação. Mas, caso ele seja um adúltero ou ela seja uma adultera, ame o pecado da prostituição, e não queira ficar longe dessa prática. A coisa é diferente! Jesus aconselha ao divórcio. Ouviste o que foi dito aos antigos: Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma só carne. E o que ajuntou Deus, não separe o homem.

            Existem hoje vários motivos para uma separação. Pessoas que se transforma em um ser irracional e quer matar a esposa e os filhos, um homem que deixava na cama  a mulher ao lado, e ela não sabe se vai amanhecer viva no dia seguinte. Hoje, as pessoas se separam por coisas muito banais. Um cantor famoso, que troca de esposa simplesmente porque enjoou dela.  Alimentando o seu egoísmo, a sua presunção e a sua fala de amor ao mandamento do Senhor Jesus. E a deixa em situação desesperadora que a faz perder o seu amor próprio. Simplesmente porque ele deixou de cumprir uma promessa feita diante do altar.

            Seja, porém o vosso falar; sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna. E quanto as ajudas, cuidando para não está alimentando os preguiçosos e os vagabundo que não gosta de trabalho e quer viver uma vida de boemia. Você pode está lançando o seu tesouro aos porcos. A Bíblia não nos manda julgar, mas nos dar a diga de como conhecer uma pessoa mal intencionada. Conhecereis a arvore pelos seus frutos.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário