segunda-feira, 20 de agosto de 2012

OS BENEFÍCIOS DO ESTUDO PROFÉTICO
A experiência diária e as declarações claras das Escrituras testificam do valor significativo do estudo das passagens proféticas. Seguem-se vários benefícios:
          1 . Estímulo espiritual.
          A própria bíblia esclarece que um conhecimento profético é de grande estímulo espiritual. Quer dizer: incentivar o cristão a viver uma vida agradável a Deus. Em 1 João 3:3, onde se referre à segunda vinda de Cristo, lê-se o seguinte: "E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro". Jesus também relacionou a pureza de vida à segunda vinda em Mateus 16:24,27, dizendo, "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me"; e incentiva com estas palavras, "Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras". Também Paulo em colossenses 3:4,5, persuade-nos, "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza. que é a idolatria", dando como incentivo, "Quando Cristo, que é a vossa vida, se manisfestar, então vós também sereis manifestados com ele, em glória".
As escrituras relacionam aspectos específico da vida santa à segunda vinda: Por exemplo, uma vida sóbria em 1 tessalonicenses 5:2-6, 1 pedro 1:13 e 4:7; fidelidade no serviço, Mateus 25:19-21, Lucas 12:42-44, 19:12,13; moderação, Felipenses 4:5; paciência na provação, Hebreus 10:36,37, Tiago 5;7,8; santificação pessoal, 1 Tessalonicenses 5:23; obediência a Deus, 1 Timóteo 6:13,14; santidade de atitude, 2Pedro 3:11-13.
          Verifica-se o íntimo relacionamento que existe entre o conhecimento de profecia e a pureza de vida ao  observar os crentes numa congregação normal. Pastores testificam que os membros mais devotos e fieis são aqueles que têm consciência dos eventos dos últimos dias e aguardam a volta de Cristo. Aqueles que esperam a volta de Cristo sentem um desejo proporcional de viver para o Seu inteiro agrado. É lógico que o cristão gostaria de ser encontrado obediente a Deus por ocasião da volta de Cristo. Um reconhecimento da Sua volta iminente leva também a um senso de intimidade com Cristo, que por sua vez leva a um amor mais profundo e uma devoção maior. Viver com essa expectativa é realmente uma parte fundamental da experiencia cristã. Os autores do Novo Testamento foram guiados pelo Espírito Santo a incentivar os crentes da sua época a vigiar( veja romanos 13:12, 1 Pedro 4:7). A esperança da Sua volta leva o crente a focalizar os seus pensamentos e conduta em Cristo.

          2. Satisfação intelectual.
           O cristão experimenta uma grande satisfação intelectual ao saber o que vai acontecer no futuro. Deus concedeu ao homem uma mente que é capaz de pensar e conhecer. O homem pode usar este instrumento maravilhoso para glorificar a Deus ou não. As maneiras que mais glorificam a Deus são aquelas que tratam de Deus e de Suas vontade para com o mundo. Portanto, o crente deveria passar muito tempo no estudo da Bíblia para aprender sobre Deus e Seus feitos entre os homens.
Muitas obras de Deus foram feitas no passado, e o estudo destas leva a um conhecimento maior da grandeza de Deus. Entretanto, há ainda muitos feitos que estão para acontecer no futuro e que já foram anunciados. Deus não teria dado tantas informações sobre estes eventos,se não soubesse que o homem conhecesse e louvasse a Deus por eles. A medida que o homem conhece estes eventos profetizados e louva a Deus, experimenta um significativo contentamento intelectual. A pessoa tem a sensação de realização espiritual porque satisfez a sua curiosidade legitima sobre o futuro e experimentou outra área de verdade em que pode glorificar a Deus.
          3. Estabilidade psicológica.
          O estudo profético não somente satisfez a mente, mas também estabelece um equilíbrio emocional. Há uma necessidade disto no nosso mundo moderno onde há tantas coisas que levam o homem a frustração e desilusão. Certos padrões e valores que foram aceitos em determinada época, são mudados periodicamente, e há inversões de valores. Assim, torna-se fácil perder o senso de equilíbrio em julgar valores. Em que ele pode se basear? Onde ele pode procurar a esperança? Para o descrente, o futuro e muito ameaçador. Será que manterá o seu emprego? Como estará a sua saúde? Ele vai perder um parente num acidente? O mais incerto é a morte. embora ele tente esconder estas incertezas sob uma fachada de falsa confiança, ainda sabe que estas perguntas são bem reais.
A respostas para elas (e a paz de espírito que tanto precisa), encontra-se unicamente num relacionamento salvador com Cristo. E para aqueles que gozam deste relacionamento, um conhecimento dos eventos futuros como profetizados na bíblia é vital em providenciar  o almejado senso de paz e segurança. Não importa o que acontecer hoje, o cristão pode conhecer o esboço do programa de Deus para o futuro e saber que está seguro (Ap. 2:25; 3:11).

          4. Conforto no pesar
          A bíblia fala muito de conforto que um conhecimento profético dá ao cristão sofredor. Este sofrimento muitas das vezes é o pesar que sente quando um ente querido morre. A pessoa sente uma perda muito grande, com saudades daquele companheirismo antes gozado. Mas recebe real consolação através do conhecimento que a pessoa amada está com o Senhor e que, no futuro, vai se encontrar com ela no céu.
          Paulo fala desta verdade em 1 Tessalonicenses 4:16-18;
          "Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz de arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre as nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras".
          O sofrimento pode também vir através de perseguição. Um conhecimento da segunda vinda de Cristo dá consolo no meio de opressão e dificuldade desta natureza. Baseado nisto o crente sabe que o livramento da perseguição pode vir a qualquer hora. Acerca desta verdade Pedro disse: "Alegrai-vos na medida em que sois co-participante dos sofrimento de Cristo, para que também na revelação de sua glória vos alegreis exultando" (1Pe 4:13; cf. 17)
          Outro tipo de sofrimento vem por calúnia ou desentendimento. Uma pessoa pode ser magoada nos relacionamentos sociais, intencionalmente ou não. A ferida pode ser profunda, mas o conforto vem em saber que um dia a verdade de todo problema desta natureza será revelada, "E então cada um receberá o seu louvor da parte de Deus" 1 Co 4:5) O resultado pode e deve ser de alegria em lugar de tristeza à medida que se aguarda a vinda do Senhor. Esta verdade estava na mente de Jesus quando prometeu aos discípulos que, embora fosse deixá-los, iria prepará um lugar no céu para eles e retornaria para levá-los de volta. (João 14:3).
          5. Convicção para o serviço
          O reconhecimento da volta de Cristo para buscar a Sua igreja leva o cristão a uma forte convicção no serviço de Deus. Esta persuasão relaciona-se ao desejo de santidade de vida. O crente deseja não somente viver com fidelidade, mas também servir com devoção. Vê a necessidade de ser ativo na obra de Deus para que os seus amigos e parentes ouça o evangelho e se salvem. Sente-se motivado a se preparar para sua apresentação perante o tribunal de Cristo. Paulo fala disto em 2 Corintios 5:9,10; "É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para Lhe ser agradáveis. Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo"(cf. 2Tm 4:1,2).
          Um conhecimento dos eventos proféticos leva o cristão a avaliar melhor o uso do seu tempo. Isto impõe uma dedicação maior. Também lhe desenvolve a alegre expectativa de ter servido com integridade quando o Senhor voltar para buscar os seus. Paulo fala de uma "coroa de justiça" guardada para todos aqueles que "amam a Sua vinda"(2 Tm 4:8). Pedro promete uma "coroa de alegria imarcescível" aos líderes da igreja que o servem bem (1 Pe 5:2-4 cf. Mt 19:28). A alegria de ver o próprio Cristo e Sua aprovação pelo trabalho bem feito tornarão muito feliz a expectativa da Sua vinda. pensar naquele momento incentiva o cristão a servir bem durante este tempo de espera.





Nenhum comentário:

Postar um comentário