segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A BÍBLIA E OS EVENTOS FUTUROS

A importância da profecia cumprida.
Este livro trata principalmente dos eventos dos últimos dia que ainda são futuros. Entretanto, é necessário também recordar um pouco dos eventos passados que foram profetizados antes de suas ocorrências históricas. Muitas das profecias  dizem respeito à primeira vinda de Cristo. Todas se tornaram história quando Ele veio. Por exemplo, Ele nasceu de uma virgem (Is. 7:14), em Belém (Mq.5:12), e que ocasionou a matança de crianças por Herodes (Jr 31:15). Depois Ele voltou do Egito (Os 11.1). Mais tarde foi ungido pelo Espírito Santo (Is.11.2), fez a Sua entrada triunfal em Jerusalém (Zc 9:9), foi traído por um amigo (Sl 41:9), por trinta moedas de prata (Zc 11:12), foi cuspido e acoitado (Sl 50.6), mas nenhum osso Lhe foi quebrado (Sl 34:20). Recebeu vinagre com fel para beber na cruz ( Sl 69:21). Suas mãos e pés foram cravados, Suas vestes repartidas, e lançaram sortes por Sua túnica ( Sl 22:16,18). Morreu no lugar dos homens pecadores (Is. 53:4-6).
       Outras profecias cumpridas até o tempo de Cristo incluem a destruição de grandes cidades da Antiguidade. Por exemplo: a queda de Nínive foi predita por Naum ( 2:8-3:7) e Sofonias (2:13,14). 
Nínive fora uma grande cidade, a capital do poderoso império Assírio. Apesar do seu poder, a cidade caiu ante a força unida da Babilônia e da Média, com a ajuda provável dos citas, em 612 a.C. 
Nínive foi superada em grandeza somente por Babilônia, a capital do império Nabucodonosor. Acreditava-se que as muralhas da Babilônia era inexpugnáveis. Mas mesmos antes da sua glória maior, no reinado de Nabucodonosor, Isaías ousou em profetizar, "E Babilônia, joia dos reinos, glória e orgulho dos caldeus, será como Sodoma e Gomorra, quando Deus as transformou" (Is 13:19; cf. Jr 51). 
Isto também aconteceu, não imediatamente, mas no tempo devido. O soberano persa Xerxes praticamente a destruiu em 478 a.C. Alexandre, o grande, programou a sua restauração mas morreu antes de fazê-la (323 a.c). As poucas pessoas que ainda ali residiam em 275 a.C., mudaram para Selêucia, uma cidade perto do Rio Tigre, e a cidade chegou ao seu fim. Hoje, como narrado por Rawlinson, "Nas ruinas da Babilônia Árabe nem arma a sua tenda nem apascenta o seu rebanho - em primeiro lugar, porque o solo nitroso não produz bom pasto; em segundo lugar, porque o local tem um estigma, pois é tido como o lar de espíritos malignos".
       Talvez a história mais interessante a respeito de profecia cumprida seja sobre a antiga cidade de Tiro. Tiro era a rainha dos mares, a capital da antiga fenícia. Tiro havia se enriquecido de comercio porque seus navios traziam mercadoria dos mais diversos lugares. Ezequiel predisse a sua destruição em detalhe (Ez 26:1-21). Parecia que Nabucodonosor ia cumprir tudo que Ezequiel havia predito logo após a sentença ser proferida. Nabucodonosor destruiu grande parte da cidade, lutando constantemente contra ela por treze anos (587-574 a.C), mas nunca capturou-a, nem jogou as suas pedras ao mar, como Ezequiel havia profetizado (V.12). Na época, pensava-se que a Palavra de Deus através do Seu profeta não estava se cumprindo. O povo de Tiro reconstruiu a sua cidade numa ilha a uma distância de um quilômetro da costa, e se tornou mais influente aos negócios que antes. Mas de dois séculos se passaram, enquanto orgulho e riqueza cresciam. Mas, finalmente o tempo Divino chegou para o cumprimento total.  Foi efetuado por Alexandre, o Grande, em 332 a.C.
Como parte do seu plano geral para conquistar o império Medo-Persa, ele intentou a conquista da cidade. Para isto, planejou construir uma estrada através do mar que se estenderia da costa à ilha; sobre este intento artificial passaria com o seu exército. Foi preciso muito material para construir tal estrada, e Alexandre usou entulho da cidade litorânea na construção desta faixa de terra. Assim como Ezequiel havia predito, as pedras, a madeira, e o pó da cidade foram deitados "no meio das águas"(Ez.26:12) e o antigo local se tornou "uma penha descalvada"(Ez.26:14). Tudo que o servo de Deus havia profetizado foi cumprido completamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário