sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O ministério da iniquidade já está em ação!

A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém” (2 Ts 2.7).

No versículo citado, destaco três expressões: “mistério” - na linguagem bíblica refere-se a algo revelado da parte de Deus que de outra forma jamais saberíamos; “iniqüidade” – trata-se da maldade que impera no sistema perverso desse mundo pecador; “aquele que agora o detém” – muitos sugestões têm sido dadas para dizer o que isso significa. Uma provável interpretação é que o Espírito Santo através do ministério da igreja detém o avanço destruidor da iniqüidade. Outro modo de entender isso é dizer que enquanto a lei e a ordem forem mantidas, o homem da iniqüidade não terá domínio sobre o cenário mundial. É interessante isso porque a iniqüidade no final dos tempos contará com a liderança de uma pessoa do mal que deterá o controle do sistema político e religioso mundial. É importante observar esses dois sistemas: O governo que mantém a ordem (Rm 13), e o governo da desordem (Ap 13).

A Bíblia diz: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios” (1 Tm 4.1). E mais: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis” (2 Tm 3.1).

Não tenho dúvida em afirmar que vivemos esses “tempos terríveis”. O comportamento humano está aceleradamente piorando. Todas as camadas da sociedade concordam com isso, pois é impossível não perceber que a insegurança atinge todas as áreas de nosso sistema de vida humana. A igreja fala disso há muito tempo, mas até mesmo aqueles que não têm uma cosmovisão bíblica, estão admitindo que vivemos tempos terríveis. Algo estranho vem acontecendo e piorando.

Nossa sociedade está enferma, corrupta e em estado de decomposição. Nossas estruturas sociais se corrompem cada vez mais de forma desenfreada. O racismo e a injustiça social não parecem diminuir. A coletividade parece fazer de conta que o problema não é responsabilidade nossa. Rejeitar um diagnóstico que mostra uma doença terminal é admitir que a morte é o próximo passo. Essa doença atinge o mundo inteiro. O primeiro mundo não tira o primeiro lugar na qualidade de vida moral e espiritual, bem como os demais países do mundo.

A imoralidade sexual campeia solta, os casamentos são desfeitos por motivos fúteis, a pornografia nunca foi tão acessível e vista de forma explícita e assumida sem que ninguém veja nisso gravidade maior. A prática sexual dos jovens está começando com treze anos em média. A filha adolescente pode trazer o namorado para dormir com ela em casa com o consentimento dos pais. Pular a cerca para uma aventura no motel da cidade com alguém que não seja o cônjuge já tem até a conivência de parceiros. O aborto não passa de uma decisão unilateral da mãe. No Brasil mais de um milhão de adolescentes abortam por ano. Assumir-se gay está ficando pop. É um dos movimentos mais crescentes no país. Troca de casais tem sido uma forma de apimentar as relações conjugais. Escândalos sexuais e notícias sobre pedofilia nunca foram tão comuns. Novelas e teatros são vitrines do sexo livre. Já tem gente defendendo o bissexualismo como avanço da humanidade. Formadores de opinião combatem a monogamia e defendem a poligamia.

O dinheiro continua sendo o deus de milhões de pessoas. Muitos continuam iludidos com a idéia de que o dinheiro proporciona segurança e felicidade. A experiência já mostrou que o vazio continua depois de se conseguir muito dinheiro. Pergunte a uma pessoa rica se ela está satisfeita com a vida e você poderá não entender sua resposta. A renda per capita mundial cresce em média 3,4% ao ano desde 2000. No entanto isso não é sinônimo de felicidade. A insegurança e os conflitos bélicos crescem e a pobreza não pára de crescer ao redor do mundo. A Bíblia diz: “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido” (Ec 5.10). “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos” (1 Tm 6.10).

O tráfico e o consumo de drogas continuam desafiando as autoridades nacionais e internacionais. Isso tem provocado uma série de outros crimes e mortes. Muitos têm enriquecido e se corrompido com essa prática. Tudo parece piorar nesse sentido.

O risco de uma guerra mundial é cada vez mais evidente com a sofisticação armamentista. As nações investem mais em armas do que na educação. As potências mundiais poderiam destruir o mundo várias vezes em questão de minutos. Fingimos que isso não é verdade, mas todos sabem desse risco iminente.

No passado o Oriente foi evangelizado por missionários cristãos que deram suas vidas pela causa do evangelho. Hoje, o Ocidente está sendo invadido pelas crenças orientais que nada têm de evangelho. Os Estados Unidos e países europeus que já foram celeiros missionários, hoje são campos de missões. Religiões e seitas diversas têm se juntado num sistema chamado Nova Era, tentando fazer do mundo um grande panteão. Os absolutos bíblicos estão sendo trocados pelos relativismos das crendices.

Termino com as palavras bíblicas que dizem: “Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, amados, enquanto esperam estas coisas, empenhem-se para serem encontrados por ele em paz, imaculados e inculpáveis. Tenham em mente que a paciência de nosso Senhor significa salvação, como também o nosso amado irmão Paulo lhes escreveu, com a sabedoria que Deus lhe deu. Ele escreve da mesma forma em todas as suas cartas, falando nelas destes assuntos. Suas cartas contêm algumas coisas difíceis de entender, as quais os ignorantes e instáveis torcem, como também o fazem com as demais Escrituras, para a própria destruição deles. Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam. Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém” (2 Pe 3.11-18).

Que Deus nos abençoe
Antônio Francisco
http://www.achologia.com
prantoniofrancisco@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário