domingo, 10 de fevereiro de 2013

PURIFICANDO-SE DIANTE DE DEUS " O CAMINHO DA SANTIFICAÇÃO"
          Depois de ter passado um tempo significativo em louvor e ação de graça, você está pronto para entrar nm período de confissão e purificação. Esse é o tempo em que Deus sondará seu coração e o purificará daquilo que impede que haja poder na sua oração. É durante o tempo de confissão e arrependimento que Deus "corrige" e "ajusta" nossas vidas. É através da confissão que crescemos e que Deus permite que nos conformemos à imagem de Cristo (Rom 12. 1-2).
        Deus nos chama para um processo detalhado e não para uma breve e casual formalidade. Muitas vezes o pecado entrou e bloqueou nosso poder e nós nem nos apercebemos disto. Muitas pessoas têm pouco poder na oração porque falham em  práticar a confissão diariamente. Ninguém pode ser verdadeiramente purificado de seus pecados e cheio do Espírito de Deus com uma confissão tão superficial. Por falta de confissão, muitas orações são insípidas e sem poder. Precisamos sempre nos lembrar de que Deus não nos ouvirá se houver pecados inconfessos em nossas vidas ( Sl 66.18).
         A triste verdade é que muitos de nós crentes nos acostumamos tanto a viver sem a plenitude de Deus que na verdade nos esquecemos com é ser biblicamente cheio do Espírito Santo. Porque falhamos em gastar um tempo para permitir que Deus realmente nos purifique e nos encha com seu Espírito num processo diário.
         Como regra prática, eu descobri que é de extrema importância examinar minha vida por categorias. Em vez de fazer uma sondagem geral, considere cada categoria específica de pecado em potencial.
 -  Primeira categoria:  Pecados de Pensamento
          Precisamos começar nossa jornada com a purificação da mente e do coração. (Mt 15.19). Não é a toa que satanás ataca nossas mentes com pensamentos inapropriados, pecaminosos. O diabo sabe que se ele puder desenvolver fortaleza em nossos pensamentos, ele facilmente nos levará a pecar e a  nos separar do poder de Deus.
          Honestamente, reflita nos tipos de pensamento que ocupa sua mente. A sua mente está cheia de pensamentos acerca de Cristo ou está consumida com questões terrenas? Pensamento libidinosos, impuros, frequentemente ocupam sua mente? Jesus está no centro de suas prioridades ou Ele ocupa apenas um pequeno dos seus pensamentos e  planos? Você sente que seus pensamentos estão misturados com desejos egoistas em vez de está buscando a glória de Deus? Você está ciente do seu desejo de ser notado e eleogiado pelas pessoas em vez de está simplesmente buscando agradar a Deus? Seu amor e adoração diminuem quando as coisas não saem do seu jeito?
 -  Segunda categoria:  Pecados de Atitudes
          Quando Deus examina nossas vidas, Ele não somente vê as ações exteriores. Ele vê especialmente a atitude por trás delas. De fato, muitas vezes a maneira como se diz alguma coisa tem santo peso quanto o que é dito. Deus está interessado com a atitude de nossos corações.
Apoc 3.15-6; 1 Ped 5.5; Sal 51:17b; Tiag 2:1,4; Heb 11.6.
          O orgulho é um pecado tão refinado que muitas vezes passa despercebido. Se você acha que já "chegou no ponto" ou que precisa de pouca purificação, você é culpado da pior forma de orgulho espiritual. Creia que Cristo pode lhe dar um coração com espírito de humildade e contrição verdadeiras. Deus detesta todas as formas de arrogância e de autopromoção( Prov. 8:13,  1 Ped 5:5). Se você sente que Deus esta mostrando-lhe esse pecado, imediatamente o confesse e o abandone. A descrença interrompe o fluir do poder de Deus na vida do crente. Por causa da falta de fé, muitos crentes vivem fracos e derrotados, e muitas orações não são atendidas ( Mat 13:58).
 -  Terceira categoria: Pecado de Palavra
         Deus dar uma enorme importância ao nosso falar. Em Mateus 12:36. Jesus faz um incrível afirmação: Mas eu lhes digo que, no dia do juizo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.
          Uma tragica tendência moderna é o crescente número de brigas e divisões nas igrejas. Qual é a causa desse flagelo espiritual? A causa mais óbvia é a infiltração dos padrões mundanos na igreja. Na sociedade hoje, as pessoas estão prontas a brigar, quebrar votos e até mover uma ação por motivos banais. Não há nada que desonre mais Cristo e que alegre mais a satanás do que disputo entre o povo de Deus. Tragicamente, em briga de igreja, há certos indivíduos que parecem sempre ser a raiz do problema. Embora eles sejam a minoria, eles frequentemente apagam o Espírito Santo da igreja toda. Tais pecados sutis de atitudes e de palavras são frequentemente mais danosos a uma igreja do que aqueles ditos óbvios, os "pecadões". Na verdade, um membro de igreja negativo pode fazer mais mal à comunidade do que um alcoólico!
 -  Quarta categoria: Pecados nos Relacionamentos
          Talvés em nossos relacionamentos seja onde mais comumente percamos a plenitude de Deus. Os pecados de relacionamentos geralmente caem em cinco áreas principais; em cada uma delas você necessita tomar ações espécificas de arrependimento. Mat 5:23-24; Efes 5:25; 1 Ped 3:3-4; Efes 6: 1-4;
          Um relacionamento impróprio vai desde adultério e fornicação até simplesmente está inadequadamente próximo de alguém. conjuges podes estar compartilhando coisas com outras pessoas que deveriam ser partilhando coisas com outras pessoas que deveriam ser pastilhadas apenas entre eles. Esposos podem esstá gastando mais tempo com amigos e negligenciando seu relacionamente conjugal. Pais podem estar muito envolvidos na vida de seus filhos casados, ou filhos casados serem dependentes dos pais.
         Relacionamento inadequado envolvem muito mais coisas, além da imoralidade sexual. Peça a Deus que lhe revele qualquer relacionamente que seja impróprio ou esteja desequilibrado. É vital que você pare agora, antes que a situação piore. Seja honesto com Deus e com você mesmo. E não se desespere, Deus lhe dará força para mudar! Ocorrem tremendo milagres nas famílias quando alguém se humilha e pede perdão por algo de errado que tenha feito.
  - Quinta categoria: Pecados de Ação
          Transgressão é qualquer ato em que se quebra a lei de Deus ou fazer alguma coisa que Deus proibe. Esses pecados são conhecidos como "pecados de ação". Efes: 5.5, 1 cor 3:16-17; Exod 20:2-3; Mat 6.24; Rom 14:23.
          Nosso corpo é o templo do Espírito Santo e deve ser espiritualmente santo e estar fisicamente  em forma para ser usado no reino de Deus. Deus o abençoará sobremaneira pelo seu esforço para lhe entregar um vaso saudável, santo, preparado para seus propósitos santos. De acordo com as escrituras, se você fizer qualquer coisa sem a firme convicção de que é da vontade de Deus, está comentendo pecado. Uma outra maneira de dizer isto é: "Se você está envolvido em/ com alguma coisa e não sente paz, é pecado" A palavra de Deus fornece princípio claro em relação ao uso do dinheiro. Jogar ou ficar rico rapidamente através de "esquema" é exatamente o oposto das leis de Deus sobre finanças. Jesus não poder ser o Senhor de sua vida se Ele não é o Senhor das suas finaças.
 -   Sexta categoria: Pecado de Omissão
          Um pecado frequentemente ignorado é o de omissão. Tiag 4:17; Jo 15:4-5; At 1:8; Rm 6:14; Tiag 3;1; e Tiag 1: 23-4.
 - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário