quinta-feira, 21 de março de 2013


. A carne e a salvação

A palavra «carne» é basar em hebreu e sarx em grego. É usada com freqüência na Bíblia e de diversas maneiras. O sentido mais significativo, observado e esclarecido nos escritos do Paulo, faz referência à pessoa não regenerada. Falando de seu velho «eu» diz em Romanos 7: «sou carnal» (v.14). Não simplesmente é carnal sua natureza ou uma determinada parte de seu ser. O «eu» — todo o ser de Paulo — é carnal. Reforça este pensamento no versículo 18 ao afirmar: «dentro de mim, quer dizer, em minha carne». Se deduz claramente que «carne» na Bíblia assinala a tudo o que é uma pessoa não regenerada. Em relação a este uso de «carne» temos que recordar que no princípio o homem foi feito espírito, alma e corpo. Como é a sede da personalidade e da consciência do homem, a alma está relacionada com o mundo espiritual por meio do espírito do homem. A alma deve decidir se tem que obedecer ao espírito, e por conseguinte estar unido a Deus e à sua vontade, ou se tem que ceder diante do corpo e de todas as tentações do mundo material. Na queda do homem, a alma se opôs à autoridade do espírito e ficou escravizada ao corpo e suas paixões. Deste modo o homem se converteu em um homem carnal, não em um homem espiritual. O espírito do homem foi despojado de sua nobre posição e foi rebaixado à de um prisioneiro. 
Assim, deveríamos destacar brevemente estas três outras maneiras de usar «carne» na Bíblia.
Primeira, «carne» referindo-se à parte branda do corpo humano. Sabemos que um corpo humano é composto de carne, ossos e sangue. A carne é a parte do corpo por meio da qual percebemos o mundo que nos rodeia. Por conseguinte uma pessoa carnal é uma que segue ao mundo. Vai ter simplesmente carne, vai atrás da sensação de sua carne.
Segunda, «carne» referindo-se ao corpo humano. Em termos muito amplos significa o corpo humano tanto vivo como morto. Segundo a última parte de Romanos 7, o pecado da carne está relacionado com o corpo humano: «vejo em meus membros outra lei em guerra com a lei de minha mente que faz-me cativo da lei do pecado que vive em meus membros» (v. 23). Em seguida, o apóstolo continua no capítulo 8 explicando que se queremos vencer a carne devemos «dar morte às ações do corpo» por meio do Espírito (v. 13). Por isso a Bíblia usa a palavra sarx para indicar não só a carne psíquica mas também a carne física.
Terceira, «carne» referindo-se à totalidade da humanidade. Todos os homens deste mundo são nascidos da carne, e em conseqüência todos são carnais. Sem nenhuma exceção, a Bíblia considera todos os homens carne. Todo homem é controlado pela composição da alma e do corpo que  chamamos carne, e vai atrás dos pecados de seu corpo e do eu de sua alma. Por isso sempre que a Bíblia fala de todos os homens, sua frase característica é «toda carne». Em conseqüência, basar ou sarx se referem aos seres humanos em sua totalidade.

Como o homem se torna carne?

1) O que é a carne?

«O que nasce da carne é carne.» O que nasce da carne? O homem. Por conseguinte o homem é carne, e tudo o que o homem herda de seus pais pertence à carne.
Não se faz distinção de se o homem for mau, ímpio, estúpido, inútil e cruel. O homem é carne. Todo o que o homem tem  ao nascer pertence à carne e se encontra dentro desse mundo. Tudo aquilo com que nascemos e o que desenvolvemos posteriormente fica incluído na carne.

2) Como o homem se torna carne?

«Todo o que nasce da carne é carne.» O homem não se torna carnal aprendendo a ser mau com uma prática progressiva do pecado, nem entregando-se a atos licenciosos, ávido de seguir o desejo de seu corpo e de sua mente até que finalmente todo ele é vencido e controlado pelas más paixões de seu corpo. O Senhor Jesus afirmou com ênfase que uma pessoa é carnal assim que nasce. Isto não é determinado nem por sua conduta nem por seu caráter. Há uma coisa que é decisiva neste ponto: de quem nasceu? Todo homem deste mundo foi engendrado de pais humanos e por conseguinte Deus o considera que é da carne (Gn. 6:3). Como pode alguém que nasce da carne não ser carne? Segundo a palavra de nosso Senhor, um homem é carne porque nasce do sangue, da vontade da carne e da vontade do homem (Jo. 1:13) e não pela maneira que viva ele ou seus pais.

3) Qual é a natureza da carne?

«O que nasce da carne é carne.» Não existe nenhuma exceção nem distinção. Nem a educação, nem as melhoras, nem a cultura, nem a moralidade ou a religião podem fazer que o homem deixe de ser carnal. Nenhuma ação ou poder humano pode modificá-lo. Se não for regenerado da carne, permanecerá como carne. Nenhum sistema humano pode fazer que deixe de ser o que era ao nascer. O Senhor Jesus disse «é», pelo que esse assunto ficou decidido para sempre. A carnalidade de um homem não vai ser determinada por ele mesmo, mas sim por seu nascimento. Se nascer da carne, todos os planos para sua transformação serão infrutíferos. Não importa como mude externamente; seja através de uma mudança diária ou de mudanças bruscas, o homem continua sendo carne tão firmemente como sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário