sábado, 29 de setembro de 2012

Os cincos tipos básicos de oração



ENTENDENDO OS CINCOS TIPOS  BÁSICOS DE ORAÇÃO

          Identificamos os cincos tipos básicos de oração e descrevemos seu impacto no nosso relacionamento com Deus. É essencial entender e praticar cada tipo de oração regularmente. Cada um tem um papel singular no desenvolvimento do relacionamento com Deus.

*   Primeiro tipo de Oração: Louvor e Ações de graças

          Louvor e ações de graças são maneiras básicas pelas quais adoramos e cultuamos a Deus.
          Uma parte essencial do nosso relacionamento com Deus é o nosso tempo diário de ação de graça e louvor. (Mt 22.37) " ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento".  Porém, para muita gente, oração consiste em trazer diante de Deus uma lista de necessidades e desejos. É nosso costume passar por cima do tempo de Louvor para chegarmos a nossa lista de pedidos. isso é essencialmente o oposto às prioridades e ênfases de Deus. O Deus mais deseja é o nosso louvor e adoração sinceros. E, amigo, quando nosso louvor está no lugar certo, Deus nos responde rapidamente! Um tempo consistente em profundo louvor e ação de graça. Devemos pedir a Deus que nos faça crescer no louvor e adoração eficazes. Devemos arranjar tempo em nossas orações para experimentar-los. Salmos 100. 1-5; 50.23; 22.3; 1 Tessalonicenses 5.15-18 e Hebreus 13.15.

*  Segundo tipo de oração: confissão

          A confissão regular é a maneira fundamental pela qual recebemos o perdão de Deus e mantemos uma vida cheia do Espírito Santo.
          A confissão e a purificação são maneiras básicas através das quais crescemos e nos tornamos conforme a imagem de Cristo.É impossível manter uma vida cheia do Espírito Santo sem um padrão consistente de confissão diária e arrependimento.(Salmos 66.18)
          Para que a confissão seja genuína é preciso que seja completa e abrangente.(Salmos 139.23-24)
O exame de Deus implica claramente em um processo detalhado.
          Muitos crentes pedem que Deus examine o seu coração e então lhe dão 10 minutos para fazê-lo! 
Frequentemente encurtamos nosso tempo de confissão para rapidamente chegarmos a nossa lista de necessidades e anseios. Uma vida de oração bíblica  requer um tempo diário significativo de confissão; só então Deus poderá realmente nos encher e nos conceder o poder do Espírito Santo. Ninguém pode andar na plenitude de Deus com uma prática de confissão superficial. 2 Cronicas 7.14; Provérbios 28.13; Salmos 51.6-10; 24.3-5; 66.18; 1 João  1.9; Mateus 5.23 e 6.14.

*   Terceiro tipo de Oração: petição

          Petição é o tipo de oração no qual apresentamos a Deus nossas necessidades e anseios. É claro que Deus quer que venhamos a Ele com cada necessidade e preocupação. Deus nos convida a fazer isso! João 16.24. É muitíssimo importante que o foco de nossas petições pessoais esteja de acordo com as prioridades de Deus para nossa vida.
          Quanto mais tempo você gastar com o Pai, mais você aprenderá a fazer petições que lhe trarão benefícios eternos. Ao permitir que Deus dirija suas petições, você verá mais e mais respostas milagrosas. Uma vida de oração é construída sobre petições pessoais baseada na Bíblia e que nascem no coração do próprio Deus. Felipenses 4.6-7; Hebreus 1.15-16; João 15.7.

* Quarto tipo de Oração; Intercessão

          Intercessão é o tipo de oração no qual alguém nos enfocamos as necessidades dos outros.
          Interceder por alguém é está na brecha como Ezequiel 22.30 " Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor dessa terra, para que eu não a destruísse, mas eu não encontrei nenhum." A passagem descreve a intercessão por uma nação inteira na sua rebelião contra Deus.
          No entanto, a intercessão não é só usada em favor das pessoas afastadas ou perdidas, é também importante interceder por aqueles que estão no serviço do Senhor, como por exemplo: Evangelistas, missionários, pastores e professores. Orar por aqueles com necessidades físicas representa um outra tipo de intercessão. A intercessão é um tipo de oração muito abrangente, que cobre qualquer coisa, desde orar pela salvação de um perdido até rogar as bênçãos de Deus sobre um grande Evangelista ou Pastor. Deus ordenou que intercedêssemos em favor dos perdidos, pois essa é a maneira fundamental pela qual Ele trabalha para salvá-los e encher de poder a igreja. Todos os crentes têm que praticar pelo menos os níveis básicos de intercessão de forma regular (1 Tm 2.1-2).
          Uma vida de oração deve incluir a intercessão consistente por todas as questões do Reino de Deus.
1 Samuel 12.23; Ezequiel 22.30 e 2 Timóteo 2.1.

*  Quinto tipo de Oração: Meditação

          O ato de refletir na palavra de Deus e ouvir quietamente Sua voz suave é meditação
          Num relacionamento saudável, a comunicação deve ser uma via de duas mãos. No momento de oração, a meditação é o período em que você reflete sobre o que leu nas Escrituras e nas impressões que Deus lhe deu. Um excelente hábito é anotar qualquer impressão ou texto que Deus usou para tocar seu espírito.
          A meditação nos capacita a experimentar um relacionamento pessoal com Deus, e que o contraria o mero recitar de nossa lista de coisas que " necessito e quero". Quando oramos, nós falamos com Deus; quando meditamos, Ele fala conosco. Uma vida de oração biblicamente inclui tempo para parar de falar e ouvir a voz suave de Deus. Ele fala mais com aqueles que verdadeiramente aquietam seu coração para ouvi-Lo. Jeremias 29.13

- Por que todos os tipos de oração são Essenciais ?

          Cada tipo de oração tem o propósito de desenvolver um aspecto particular de seu relacionamento poderoso e equilibrado com Deus.A pratica de oração consistente de cada tipo de oração é, sem dúvida, essencial para um relacionamento poderoso e equilibrado com Deus.
         É triste constatar que o padrão típico de oração é passar rapidamente pela ação da graça e confissão para ir quase que diretamente à lista de pedidos. E na vida de muitas pessoas com pouca ou nenhuma intercessão pelos interesses do Reino de Deus.  Se seguirmos tal padrão, estaremos limitados em nosso crescimento espiritual e na nossa utilidade para Deus. 
          Se você negligenciar seu tempo regular de adoração, louvor e ações de graças, você está negligenciando seu culto pessoal, que é a primeira e a mais básica ação que Deus deseja. Se você negligenciar a confissão e purificação regular, Deus não ouvirá suas orações.(Sl 66.8). Quando você negligencia a intercessão, está negligenciando o primeiro mandamento que Deus deu a todos os crentes. Você está negligenciando o método principal de Deus para atrair os perdidos e dar poder à igreja.
          Uma vida de oração bíblica não acontece por acaso. Para realmente crescer em oração, o crente precisa entender duas coisas. Primeiro, que os crentes devem entender que todos os cinco tipos de oração diária. Segundo, que os crentes devem fazer um compromisso de buscar crescimento nos vários tipos de oração. Isto requer um compromisso de tempo consistente. Não há como alguém experimentar os cinco tipos básicos de oração se ora somente quatro ou cinco minutos por dia. Quando você vê seu tempo de oração como um relacionamento e dá a Deus um tempo significativo, então, é só então, Ele pode liberar você numa experiência plena de uma vida de oração biblicamente equilibrada.
          Para desenvolver uma vida poderosa de oração é definitivamente necessário um compromisso diário e uma disciplina rígida pelo Espirito. Se o único tempo em que você louva e agradece a Deus é quando tem vontade, então a sua vida de oração será fraca e inconsistente. E assim acontecera com os demais tipos de oração.
         A graça de Deus é mais do que suficiente para desenvolver uma vida poderosa de oração. Nosso Deus é tão maravilhosamente paciente e gracioso que irá encontrá-lo onde você está e o guiará a níveis mais profundo de oração. Lembre-se, sua vida de oração é um relacionamento pessoal com o Deus vivo.
         Ele descreve a sua igreja como sua Noiva e quer ter com ela um relacionamento pessoal e amoroso. O cerne desse relacionamento é sua vida de oração.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário