sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Como desenvolver uma vida poderosa de oração

Como desenvolver uma vida poderosa de oração

          A vida poderosa de oração  é para todo o crente.
          A oração é o cerne de um relacionamento com Deus. E é essencial em todas as áreas do relacionamento com Deus (Jo 15.7). Se sua vida de orãção é inconsistente e fraca, assim será o seu relacionamento com Deus.
          Por causa do corre-corre dos nossos dias, assinalados por bipes de agenda(palm-top) e por tempo "micrometrado", muitos crentes têm-se  aproximado de Deus da mesma maneira: Correndo e de forma ultraprogramada. Mesmo assim, Deus continua chamando Seu povo de volta ao padrão bíblico de um tempo significativo com Ele através da oração diária. Ele nos chama de volta a purificação espiritual dinâmica e para uma caminhada íntima com Ele.

          APRENDENDO A VER A ORAÇÃO DO PONTO DE VISTA DE DEUS
.       Seu relacionamento com Ele se tornará muito mais real e pessoal. As escrituras declaram que a prioridade de um crente é conhecer a Deus pessoalmente e amá-Lo com todo o seu coração (Mt 22.37, Jo 17.3). Acima de tudo, Deus deseja um relacionamento pessoal íntimo com cada um de Seus filhos, porém, é impossível desenvolver esse relacionamento sem gastar um tempo significativo com Ele. A oração é a maneira fundamental de gastar esse tempo com o Salvador. Através da oração, o propósito de Deus é estabelecido e seu relacionamento pessoal com Ele é aprofundado.

       Você experimenta uma santificação cada vez mais profunda e um discipulado transformado. Ñão haverá transformação se não gastar tempo em fervente oração e leitura da palavra. Através desse tipo de vida de oração, Deus encherá você radicalmente com Sua própria santidade, pureza e Seu caráter.

       Sua capacidade de ouvir a voz de Deus será aumentada drasticamente (Tg 1.5; Jr 29.13). Deus promete direção clara e sabedoria para aqueles que buscam Sua direção com seriedade. Jesus disse que Suas ovelhas ouvem e conhecem Sua voz (Jo 10.27). A menos que você gaste regularmente um tempo significativo em oração, vai ser difícil discernir a voz de Deus.

       O poder espiritual de sua vida e ministério aumentarão significativamente (Jo 14.12-14, At 1.8). Onde há pouca oração, há pouco poder. Infelizmente, muitas pessoas são excelente organizadores, bons promotores e estrategista brilhantes, mas pouco poderosos guerreiros de oração. Isto porque nós temos invertido totalmente a prática e a prioridade da igreja primitiva.

       Você experimentará um aumento drástico nas resposta de oração (Jo 15.7). Quando os crentes se submetem a Cristo, suas orações se tornam muito mais eficazes e poderosas. É somente pela purificação constante e pelo encher do Espírito de Deus que nossas orações têm poder que move montanhas. É somente através de muito tempo em oração que nos mantemos purificados e cheios do Espírito Santo.

       Você experimentará um poder muito maior para resistir a provações, tentações e ataques espirituais (2 Co 10.3-5). A oração é a principal maneira de vestir a armadura de Deus. É a maneira essencial para lutar nas batalhas espirituais. Quando a nossa vida de oração é fraca ou inconstante, nossas defesas espirituais baixam. Quanto mais consistente na oração você for, maior será a sua capacidade de vencer o mundo, a carne e o diabo. Quando menos você orar, maior será sua vulnerabilidade ao pecado, a satanás e ao mundanismo.
      A medida que você aprende a orar de forma eficaz pelos perdidos, mais pessoas salvas você verá.
Cada crente pode aprender a orar de forma eficaz pelos perdidos e afastados. Quando você aprender a orar desta maneira, você também perceberá um aumento tremendo no número de salvos em sua igreja. Assim sendo, suas orações terão um poderoso impacto na sua Igreja e na sua cidade toda! Pela oração Deus usará você poderosamente em evangelismo e missões.

       Você descobrirá como orar eficazmente por avivamento e despertamento espiritual em sua igreja, cidade e nação(Ez 22.30). Embora muitos crentes estejam preocupados com seu país, poucos sabem como interceder por sua terra. Ao desenvolver sua vida de oração biblicamente, você descobrirá como fazer orações específicas por sua igreja e nação. Elas terão poder muito maior. Você descobrirá como suas orações podem fazer uma tremenda diferença na condição espiritual de sua igreja, cidade e nação.Em vez de fazer sentir impotência, você verá suas orações tomando uma poderosa e nova autoridade. Espiritualmente, nenhuma nação cresce mais que a prática de oração do povo de Deus.

        FUNDAMENTOS BÁSICOS DE UMA VIDA PODEROSA DE ORAÇÃO
              1 - Você precisa ver o  tempo de oração diária como um relacionamento com Deus e não como um dever ou disciplina legalista.

          É importante notar que os fariseus gastavam muito tempo em orações regulares e jejuando, porém eles não tinham um relacionamento pessoal com Deus. A oração deve ser vista como o seu compromisso de gastar um tempo significativo num relacionamento pessoal com o Deus vivo. Jo 17.3.
          É incrível como nós colocamos tanta ênfase em servir a Deus e trabalhar para Ele quando tudo o que Ele quer é o nosso amor sincero. Mt 22.37. Quando você realmente ama alguém, você quer ficar ficar o máximo de tempo possível com tal pessoal. O relacionamento íntimo é uma alegria, não uma obrigação! De várias maneiras, o amor a Deus é soletrado com  T-E-M-P-O. Se você realmente ama a Deus, o tempo com Ele é a sua maior alegria.
          Amigo, se você diz que está muito ocupado para ter um tempo diário de oração, você não captou a visão do seu relacionamente com Deus e serviço a Ele. Deus primeiro quer você e somente então, o seu serviço.

            2 - Você deve fazer um compromisso absoluto(inegociável) de gastar um tempo constante e siginificativo a sós com Deus em oração ininterrupta.
          Crentes modernos tragicamente "comparam" a idéia de que três a quatro minutos diários de horas silenciosas seja uma vida poderosa de oração. Porém, bíblica e historicamente nada pode está tão longe da verdade! Certamente há um lugar importante para os momentos breves de devoção, mas nós nunca podemos pensar que eles podem tomar o lugar de "oração em secreto", quando entramos  na presença de Deus e deixamos todo o resto "do lado de fora". Mt 6.6
          Ao observarmos ás práticas de oração de Jesus e dos crentes do Novo Testamento, fica claro que eles gastavam tempo a sós em fervente oração regularmente. Quando você estuda a vida dessas pessoas usadas de forma poderosa por Deus, você encontra um grande denominador comum: os maiores servos de Deus gastavam muito tempo em fervente oração diáriamente!
          Breves e inconstantes períodos de oração nunca produzem crentes cheios do Espírito Santo. Os crentes de hoje criaram um "deus" de conveniencia e facilidade. Nós queremos dar a Deus um breve minuto ou dois e tentar encaixá-Lo nas nossas rotinas cheias de compromissos. O Deus do universo merece (e requer) muito mais do que isso para derramar a plenitude do Seu poder em nossas vidas.
          As exigencias de Deus não mudaram e nunca mudarão!
          Compromisso absoluto infatiza que a oração é sua prioridade principal para qual você cuidadosamente separa tempo e o guarda. Satanás teme a intercessão e, mais do que em qualquer área da sua vida por seguintes razões:
-   A oração é uma peça essencial do arsenal de batalha espiritual (2 Co 10.7).
-   A oração é essencial para colocar toda a armadura de Deus (Ef 6.10-17).
-   A oração e a maneira básica pela qual exercemos autoridade espiritual e lutamos eficazmente a batalha espiritual (2 Co 10. 3-5; Ef 6.10-17).
-   A oração é crucial para o evangelismo verdadeiro (At 2.4).
-   A oração é o elemento central de todos os avivamentos e despertamentos espirituais, assim como são as escrituras (2 Cr 7.14).

          Sendo a oração e as escrituras as armas fundamentais de um crente, não é de se espantar que satanás faça de tudo para mantê-lo longe da oração consistente. Ele também lutará para que seu poder em oração não se aprofunde. A armadilha de satanás é mantê-lo ocupado com coisas "boas", assim você não tem tempo para o "melhor".
          Nossa carne sempre resiste ao desenvolvimento de uma vida poderosa de oração.
          A intercessão poderosa frequentemente envolve um intenso trabalho espiritual e uma batalha. A atmosfera demoníaca de nosso planeta resiste ao santo que ora.  Nossos corpos físicos e nossãos paixões terrenas resistem à pratica da oração fervorosa.
          Seu compromisso de oração deve ser inegociável, absoluto, ou você se tornará inconsistente.

          O sistema do mundo baseado na força humana e na promoção é diretamente oposto ao sistema de Deus. O padrão do mundo é desenvolvido para exaltar programas, forças e habilidade humanas. Todavia, as escrituras claramente demonstram que o padrão de Deus é nos trazer a um ponto de extrema fragilidade e total dependência Dele (2 Co 12.9). Deus se desagrada quando colocamos nossa ênfase prodominantemente em nossos próprios métodos e, comparativamente, pouca ênfase na oração.

          É fundamental gastar um tempo a sós com Deus em oração ininterrupta por quatro razões:
-     Sendo Jesus o nosso maior exemplo (Lc 6.12; 9.18; Mc 12.33-35)
-     As escrituras afirmam a importância de buscar um lugar solitário para nosso encontro com Deus Mt 6.6.
-    Quando oramos, nós comungamos com o Deus de todo o universo e Ele merece nossa total atenção. Jr 29.13
-     Deus frequentemente fala numa voz suave e gentil, e nós precisamos aquietar nossos corações para ouvir a Sua voz claramente. É impossível dar a Deus nossa total atenção enquanto estamos fazendo outras coisas.

          Uma vida poderosa de oração requer um "treino equilibrado" nos cinco tipo de oração.

          Em geral há cinco tipo básico de oração. Cada tipo de oração tem um papel especial na tarefa de desenvolver e manter nosso relacionamento com Cristo. Ser fraco e inconstante em qualquer um dos tipos básico é ser básico de oração é ser fraco no seu relacionamento com Deus e serviço a Ele.

1 - Louvor, ações de graças e adoração
2 - Confissão e arrependimento
3 - Petição e súplica
4 - Intercessão
5 - Meditação ( oração de "escuta" e reflexão).
-  

Nenhum comentário:

Postar um comentário