quinta-feira, 15 de março de 2012

Livro O que é o Ser Humano - Silas Malafaia O que é o homem? De onde veio? Foi criado por Deus, ou evoluiu da matéria e de outras espécies menos complexas? Que aspectos da humanidade demonstram que o ser humano foi criado à imagem e semelhança de seu Criador? Essas e outras questões ainda hoje geram polêmica, porque muitos desconhecem o que é revelado na Palavra de Deus sobre a origem do mundo, das espécies e mais especificamente sobre a origem, a queda, a redenção e o destino final do homem. Assim, esses e outros pontos são abordados, de forma sucinta e prática, neste livro, em que se ressalta que o ser humano foi feito à imagem e semelhança do Criador e destacado sua relevância como coroa da criação.
NEM ACASO NEM EVOLUÇÃO
1 - CRIACIONISMO VERSUS EVOLUCIONISMO
        De forma resumida, podemos dizer que a teoria criacionista defende a existência de um agente responsável  pela criação  de todas as coisas completas e acabadas, que houve uma ação criadora e um tempo determinado em que tudo no universo surgiu não ao acaso, mas pela vontade desse Agente esterno à criação, infinitamente mais complexo, poderoso e sábio, que tem o conhecimento e o controle sobre todas as leis que regem o universo e os seres por Ele criados. Isso concorda com a revelação bíblica em Gênesis.
          Já a teoria evolucionista afirma que o mundo surgiu de big bang, uma explosão cósmica (cuja a causa se desconhece), que a matéria é sempre eterna e que dela se originou todas as coisas, até as vidas mais complexas. contudo, como veremos, essa teoria não passa de especulação dos evolucionistas, pois tais fenômeno não são observáveis e experimentáveis; logo, não são científicos. 
LEI DA CAUSA E DO EFEITO
          Essa Lei é aceita em todos os campos da ciência. De acordo com ela, nenhum efeito é qualitativamente melhor nem quantitativamente maior do que a causa. Então, o efeito tem de ser menor do que a causa.
         Mas o que a teoria da evolução afirma? Que a matéria  inanimada é a causa, a origem, da vida complexa. Para o evolucionistas, a matéria inanimada é a causa; o homem, o efeito. como aceitar que os seres humanos, complexos, teriam sido origem da matéria inanimada e menos complexa? Então, o efeito seria melhor e maior que a causa? Não, a menos que a causa seja Deus, o homem, o efeito, como é revelado nas Sagradas Escrituras, Logo, os criacionistas estão com a razão, e não os evolucionistas.
PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Segundo essa Lei, também conhecida como a lei da conservação da energia, a energia não pode ser criada nem destruída; a quantidade de energia do universo é sempre a mesma, podendo ser apenas transformada em diversos níveis. Os evolucionsitas afirma que a energia está em expansão, em evolução. Isso é mais um equívoco.
A SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA -   Essa lei atesta que o universo caminha  de níveis organizados para níveis cada vez mais desorganizados. ]Toda desordem (entropia) que pode haver num sistema altamente complexo faz com que esse sistema decresça, entre em colapso; fique cada vez mais desorganizados. No entanto, a primeira e a segunda lei da termodinâmica estão em perfeita harmonia com o relato bíblico, que afirma que Deus fez o universo completo e perfeito(Gênesis 1.18), mas a desobediência do homem desorganizou não apenas o sistema psicobiosocial do homem, mas também a natureza. Não é isso que Deus informa a Adão em gênesis 3.17? Portanto deste ouvidos a voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
       LEI DA BIOGÊNESE - Formulada pelo microbiologista Francês Louis Pasteur e o médico sanitarista Walter Reed, a lei da biogênese diz que uma vida só pode originar-se de outra vida. A matéria inanimada e inorgânica não pode produzir vida. Nem o inorgânico produzir o orgânico. Logo, a teoria de que o homem é produto do acaso e da matéria inanimada não é sustentável. Vida provém de Vida. E foi um Deus vivo que criou o homem e todos os demais seres vivos. 
A lei da Biogênese está de acordo com a descoberta de Mendel sobre o código genético descoberto por volta de 1865. O Cientista Gregor Mendel descobriu o código genético, que lhe possibilitou entender que as características de uma espécie só pode ser transferida para gerações futuras da mesma espécie. ervilha só produz ervilha, gato só produz gato, cachorro só produz cachorro, ser humano só produz ser humano. Porque quem cria estabelece normas; produza cada um conforme a sua espécie ( Gênesis 1,24).
2 - UM SER CRIADO POR DEUS
         Os  seres humanos são diferentes e superiores aos animais. Na bíblia, em lugar nenhum o homem é classificado como um animal racional. Pelo contrário, desde gênesis é dito que ele é um ser distinto dos animais; um ser criado a imagem e semelhança do seu criador. Em 1 Corintios 15.39 " Nem toda carne é uma mesma carne; mas uma é a carne dos homens, e outra, a carne dos animais, e outra, a dos peixes, e outra a das aves".  A carne dos animais difere da carne do ser humano porque cada um tem o seu código genético, o seu DNA determinado por Deus. E não difere apenas no aspecto. A diferença não é apenas física e fisiológica, é também psíquica, emocional e existencial.
Os animais tem certa inteligencia e sensibilidade e certos estímulos. mas são governados por seus instintos, por sua disposições inatas em relação a ações particulares. em outras palavras, tem padrões de comportamentos da espécie. Além disso, não tem uma alma sensível, uma inteligencia superior, com capacidade de refletir sobre a sua existência, seu comportamento, podendo mudá-lo. Tampouco tem um espírito. O ser humano sim. Isto porque apenas o homem foi criado a imagem e semelhança do seu Criador.
O HOMEM, UM SER SUPERIOR AOS ANIMAIS -  Deus em sua sabedoria, soube dar a cada se vivo a forma e as característica certas para a sobrevivência em seu habitat, mas ao homem o Senhor deu capacidade de adaptação a diversos meios e uma inteligência superior para dominar sobre a criação. Isso porque, quando criou o homem, Deus não ordenou apenas que crescesse, e se multiplicasse, disse: Enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra ( Gênesis 1.28b)
A COROA DA CRIAÇÃO DE DEUS. "  Façamos o homem a nossa imagem conforme a nossa semelhança ( Gênesis 1.26)
Em relação a nenhum outro ser Deus disse isto. Não falou quando criou o arcanjo Miguel, o o anjo Gabriel, os querubins, os serafins e as demais miríades celestiais, tampouco as plantas e os animais. Só ao o homem, o altíssimo concedeu o privilégio e a honra de ser parecido com Ele, sua imagem; bem como de desfrutar de certos atributos dele, como a inteligencia, a capacidade criativa. Não somos qualquer coisa. Somos a expressão máxima da criação do Senhor.
3 -  SEMELHANTES A DEUS


         " E criou Deus o homem à imagem de Deus o crio; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos; e enchei a terra, e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra". Gênesis 1.27.28
         Esse é um relato interessante, pois assinala que tanto o homem como a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Por isso Deus é comparado a um pai, um pastor e um rei. ( salmos 23.1; 1 timóteo 6. 14,14 e Isaías 49.15; 66.13 )
         Como a imagem de Deus compreende o homem e a mulher, ambos tem o dever de refletir-la, expressando de modo incomparável o amor, a santidade e a glória do criador.
          Na bíblia é dito que o ser humano foi o único ser criado pessoalmente por Deus e feito à imagem e semelhança Dele. Mas que semelhança seria esta? Física? Não, embora na bíblia vejamos o uso de antropormofismos  para Deus e Jesus seja a encarnação do Verbo, o Emanuel, o Deus conosco, Deus é espírito; daí a importância de que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade ( João 4.4)  Vale lembrar que semelhança não é igualdade; é algo que lembra, evoca outra coisa. Até porque já concordamos com a lei da causa e do efeito, segundo a qual o efeito não é maior do que a causa.
          Sendo Deus a causa primeira de tudo que veio a existir, Ele supera em tudo - inteligencia,  sabedoria, poder, glória , domínio - todas as coisas criadas por Ele, inclusive o homem, o ser criado por Ele para representá-lo sobre a face da terra. 
          Deus é pessoa e, querendo que nos relacionássemos com Ele por amor e com entendimento, que confiássemos Nele e lhe obedecemos voluntariamente, dotou-nos de capacidade emotiva e volitiva, criativa e cognitiva.
         Sabe qual é o ser mais complexo do universo? O Homem. E a estrutura mais complexa? O seu cérebro, um órgão aproximadamente 1,3 quilograma, que possui cerca de 100 bilhões de células nervosas ( os neurônios) e tem controle de todas as funções do organismo humano.  Esse microcomputador controla a temperatura corpórea, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração, processa milhares de informações vindas do nossos vários sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar), controla os nossos movimentos e permite-nos pensar, sonhar, decodificar emoções e sensações, tomar decisões. Isso porque fomos criado a imagem e a semelhança de nosso Criador. Somos coroa da Criação. Fomos feitos para administrar a terra e a criação do Senhor em harmonia com as Suas Leis e os Seus Mandamentos. Não se trata de uma obra do acaso, mas de uma Expressão máxima do nosso Criador.
          Além da semelhante intelectual, o Senhor também teve o cuidado de dotar o homem de sua semelhança Moral. Antes de pecar, Adão e Eva eram puros, íntegros, idôneos e retos; Eram moralmente saudáveis e puro diante do seu Criador. Isso lhe permitia um relacionamento harmonioso e estreito com Deus Santo, puro, Justo. Entretanto, com a desobediência humana, tal relacionamento  foi quebrado e a semelhança moral do ser humano com o Criador foi desfigurada, conservando apenas alguns traços. O Código moral que norteia sua vida individual e coletiva. Foi Deus quem estabeleceu esse código moral no homem criado a sua imagem e semelhança. É por causa disso que o pecado gera morte, porque o homem infringe a lei, a norma, que o criador estabeleceu para ele ter uma abundante saudável, plena e feliz. Quebrar os princípios que regem a vida é autodestruir-se (proverbio 18.19)  O homem foi feito para a vida, santidade, o amor verdadeiro. Foi feito para o louvor de seu Criador. Para ter comunhão com Ele e refleti-lo, representá-lo para seus semelhantes e as demais criaturas.
      O Filho de Deus se manifestou para restaurar a comunhão do ser humano com Deus e resgatar a imagem e semelhança divina em nós, que ficou deturpada pela ação do pecado.  E como se isso não fosse o bastante, o Senhor foi além. Em cristo, o último Adão, nossa humanidade foi aperfeiçoada, amalgamada com a natureza divina pela ação em nós do Espírito Santo, o selo da nossa redenção e da ressurreição num corpo incorruptível, que nos permitirá ver Jesus como Ele é e viver para sempre ao Seu lado, como filhos do Altíssimo, cidadãos dos céus, com poder para governar nações. (1 Corintios 15.45-58; Apocalipse 2.26)
          Que coisa gloriosa, tremenda, Deus tem preparado para aqueles que o amam, que aceitaram Cristo com seu Salvador e Senhor e  obedecem-lhe voluntariamente em amor!  
         Fomos criados para o céu, para está na presença plena de Deus, seer governados por Ele e cumprir o propósito para o qual Ele nos criou! Nada mais nos satisfará!
          Quando Deus projetou o homem, Ele já tinha em mente esse crescimento e essa "metamorfose" do homem natural para o homem espiritual. Não foi a toa que o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo ( Apocalipse 13.8). O Senhor, por Sua presciência, anteviu o pecado do homem e a expiação necessária, a fim de redimi-lo purificá-lo e dar-lhe um novo etatus quo: O de filho, e não mais de criatura. Já pensou sobre essas coisas  e glorificar a Deus por isso? Arrependa-se, confesse os seus pecados, submeta-se a Deus. Permita que Ele o transforme no novo homem, criado em verdadeira justiça e santidade ( Efésios 4.24)
Assim, vislumbraremos melhor a excelência da criação de Deus e do que Ele fez por nós por intermédio de Jesus Cristo.

2 comentários:

  1. Relativamente á lei de mendel: os trabalhos de Mendel e Darwin só puderam ser reconciliados com a chamada Síntese Moderna, que se baseou nos fundamentos da genética de populações.
    Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva genética, mutação e migração.
    Relativamente ás restantes:

    1. A Lei da Biogénese aplica-se ás condições dos estudos de Pasteur e walter reed e ás formas de vida actualmente existentes, não certamente ás do pre-cambrico; a geração espontânea que Pasteur e outros refutaram era a idéia de que formas de vida tais como ratos, vermes e bactérias podem aparecer completamente formados. Não há nenhuma lei da biogênese a afirmar que a vida muito simples não se pode ter originado gradualmente.

    2. De acordo com a 1ª Lei da Termodinâmica nada de "cria" – deus não poderia ter "criado" nada e não é a Teoria Sintética da Evolução que afirma que o Universo está em expansão – este pressuposto é de uma das facções dos teóricos do Big Bang.

    3. A 2ª Lei da Termodinâmica aplica-se a sistemas isolados, não se aplicando por isso aos seres vivos que são sistemas abertos.
    ainda mais uma coisa: a naturalpor selecção não é um processo aleatório na sua totalidade.
    acesse a estes links (está tudo bem explicado):

    http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/2012/07/y.html (referente ás leis da biogénese e termodinamica)

    http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/2012/06/richard-dawkins-o-gene-egoista-e-as_5759.html (relativamente ao facto do processo de selecção natural não ser aleatório)

    http://allthatmattersmaddy32.blogspot.pt/2012/08/evolucao-vs-lei-de-mendel.html (relativamente á lei de Mendel não ser contra o darwinismo)

    só mais uma coisa: a lei da causa-efeito não é cientifica mas sim um pressuposto filosófico, pelo que não pode ser utilizado para refutar uma teoria cientifica.

    ResponderExcluir
  2. * eu queria dizer que a evolução por selecção natural não é na sua totalidade um processo aleatório

    ResponderExcluir