domingo, 11 de março de 2012

TERÇA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2012


PRÉ-REQUISITOS PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR E HARMONIA

Texto Bíblico: Filipenses 2.1-18


“Eu, com 40 anos de idade, não estou pronto?” Não, não está pronto. “Meu pai com 60 anos de idade não está pronto?” Não, não está pronto. “Ah, meu avô está pronto, tem 80 anos de idade, está pronto?” Não, não está pronto. “Mas tem 80 anos de igreja, pastor.” Não está pronto. “Mas ele já leu a Bíblia 200 vezes.” Não está pronto. “Mas ele sabe cantar todos os hinos do Cantor Cristão.” Não está pronto. Sabe por que ele não está pronto? Por causa de uma palavra na Bíblia: “por que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoara até o dia de Cristo” (Filipenses 1.6).

Está cobrando perfeição do outro? Ele não está pronto, não. Está exigindo do outro? Mas você também não está pronto, não. Nós não estamos prontos. Nós estamos nos aprontando para receber Jesus. A igreja está se aprontando para receber Jesus, desenvolvendo as razões da unidade, a experiência da vida de Cristo, o exemplo de amor, o encorajamento do Corpo, a expressão de compaixão de Cristo. Paulo usa uma expressão muito profunda. Ele fala com propriedade de “entranhados afetos e misericórdia”. Sabe, quando você começa a experimentar que Jesus Cristo mete a mão na sua ferida, Ele suja a mão por você, Ele vai aonde você está porque há um sentimento profundo na alma dele: é a compaixão. 
A Bíblia diz que Jesus foi “movido de muita compaixão”. E Ele vai lá e ajuda a pessoa. Há relatos de milícias cristãs em Calcutá, quando a Aids estava se alastrando naquele lugar e vários outros tipos de enfermidades, em condições paupérrimas. Um grupo de jovens foi até Calcutá para fazer obras de misericórdia. Havia um americano com câmera fotográfica. Ele olhou e ouviu um som muito poderoso. E ele estava de olho em tudo e viu uma jovem cristã curando a ferida de um leproso. Ele aproximou o zoom da máquina para ver a ferida da perna daquele leproso. Quando aquela ferida cresceu diante dos olhos dele, ele tomou um susto e a máquina caiu no chão. Aquela carne estava já como em estado de putrefação. Aquela ferida estava feia e aquela jovem estava limpando-a. Aquele homem ficou observando aquela jovem. Quando ela acabou, ele a chamou e disse: “Olha, nem por um bilhão de dólares eu colocaria a minha mão naquela ferida desse homem”. E a jovem disse: “Por um milhão de dólares, eu também não faria isso, mas o amor de Cristo me constrange. Não é para ganhar dinheiro. Não é para ganhar recompensa. É por causa de algo que está arraigado na minha alma e que foi plantado pelo Espírito Santo e que não vai me impedir de colocar a minha mão nessa ferida. Se eu limpar essa ferida e isso trouxer alivio para o meu irmão, vou colocar a minha mão ali por causa de Cristo Jesus.”

1- PRIMEIRO REQUISITO PARA A UNIDADE: ANDAR EM AMOR

Meu irmão, a igreja tem que andar em unidade. Não é por causa dos bons membros que a igreja tem. Não é por causa da beleza física que os membros têm. Não é por causa da santidade extraterrestre que os membros têm. Não é por causa do valor moral dos membros. A igreja precisa viver em unidade por causa do exemplo de Jesus Cristo. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele curou, libertou e colocou a mão dele sobre nós. Ele abençoou, e orou, ressuscitou, e exortou, e consolou, ele ensinou, e ele amou, ele orientou porque quem ama faz. Quem ama não só fala. Quem ama, realiza. 
Amar com palavras, amar com declarações, amar só com bilhetinhos. Cuidado com bilhetinhos. Há um livro Mil e Quinhentos Bilhetinhos de Amor. Você pega uma página, escolhe e coloca lá o bilhetinho. E vem o CD junto, aí é só copiar e colar. Ninguém mais aguenta declarações de amor vazias de atitude. Ninguém mais aguenta isso, nem na igreja, nem fora da igreja. Temos de mostrar. Há a história de um rapaz que mandou um bilhete para a namorada, dizendo assim: “Você é o perfume da minha flor. Você é a estrela da minha noite. Você é a luz do meu dia. Você é a razão da minha existência, sem você a minha vida não tem sentido. E logo mais à noite, se não chover, eu vou à sua casa”.
Tem que questionar esse namoro, não tem? Só palavras, só papo. Quais são os requerimentos? Razão é o exemplo de Cristo. Sua experiência, seu amor, suas obras de amor, sua comunhão, sua compaixão no Corpo de Cristo espalhado, aquecido, razão. Quais são os requisitos? 

2- SEGUNDO REQUISITO PARA A UNIDADE: HARMONIA 
Nada façais por partidarismo ou vanglória. “Ah, na minha igreja não tem partido, não.” Tem. Só que não é com esse nome. O que é um partido? Sabe o que é um partido? É um grupo de pessoas unidas com a mesma ideologia, pelos mesmos princípios e pelos mesmos propósitos. É a “panelinha” dentro da igreja. Conhece panelinha? A minha turminha que comunga dos mesmos ideais que eu. Não importa a qualidade disso, e quem manda nas coisas. É tão forte isso na igreja, às vezes, que a pessoa já chega à igreja perguntando, onde está o resto da panelinha. Aí vai para o retiro e a mãe quer saber se as outras pessoas da panelinha vão para o retiro. “Eu só vou se a ‘panelinha’ for.” “Ah, vai contribuir para missões? Se o pessoal da ‘panelinha’ contribuir eu contribuo”. Tudo depende do pessoal da panelinha. O apóstolo Paulo diz: “nada façais por partidarismo”. 
Para que exista harmonia não pode haver panelinha dentro da igreja. “Ah, mas há pessoas na igreja com as quais nós temos mais afinidades.” Isso é verdade. Você pode ter mais afinidades com algumas pessoas da igreja do que com outras, isso é normal. O que é pecaminoso é formar facções na igreja, é formar “panelinhas”. 
Isso faz tanto mal para a minha alma, eu tenho tanta resistência a isso que entendo que Deus me chamou para o ministério, e uma das missões que Ele me deu foi acabar com todas as panelinhas que eu vir na minha frente. Sou radicalmente contra. Temos que ter relacionamentos. Às vezes, nos identificamos, por motivos naturais, mais com uma pessoa do que com outras, mas nunca vamos formar grupinhos aqui. Deus pode falar com o seu coração que você vai porque Deus chamou você para ir. E sabe o que você vai fazer? Vai pedir orações pelos irmãos. Ore por mim para terminar esse trabalho. Não depende dele, não. Não só vou fazer se ele for fazer, não. Eu só vou estar nessa se ele estiver nessa também. Eu não vou fazer parte de nenhuma panelinha. Eu não vou dirigir a minha vida por causa de outras pessoas. 
Acontecem coisas absurdas. Fulano saiu da igreja. Por que saiu da igreja? Saiu da igreja porque beltrano saiu também. Foi para um centro de macumba? Tomara que não tenha ido, se não você teria ido também. Quem é que influencia você nas suas decisões? É a panelinha? Será que é a panelinha que está mandando você agir como você está agindo e, assim, se omitindo na obra? Não usando seus dons, seus talentos, querendo ver a obra ir de mal a pior? 
Isso aconteceu no banheiro. Entraram umas pessoas lá e começaram a conversar. “Isso não vai dar certo, não. Vão se dar mal. Essa instrução não vai dar certo, não. Vão quebrar a cara!” Na porta do banheiro está escrito assim: Excursão Missionária. “Vão quebrar a cara, não vai dar certo, não. Vai naufragar”. E, eu, também lá no banheiro, disse assim: “Vai dar certo, sim. Em nome de Jesus vai dar certo, sim. Se for para Deus vai dar certo, sim. Você não sabe dos projetos que nasceram do coração de Deus, você nunca sonhou com eles, e você sabe que eles vão dar certo, se Deus estiver nessa história, sim”. 
Tem gente que acha que só vai dar certo aquilo que eles querem que dê certo. É o chamado: “belisco da igreja.” Só vai dar certo se... Não foi você que sonhou com isso, não foi você que pensou nisso, foi ideia de outro irmão e vai dar certo. Você vai ser cooperador, você não vai ser o líder, você não vai ser o motivador. Você vai ser o ajudador. Você vai contribuir, orar. E vai dar certo porque você vai cooperar e vai ser bênção. Tem gente que só coopera se for ela que tiver tido a ideia, só coopera se for participar diretamente. Tem de haver a harmonia. 
Não importa quem teve a ideia, não importa quem sonhou com isso, o importante é se Deus aprovou. Se Deus aprovou, eu estou nessa. E eu estou dentro para o que for preciso fazer. Por isso que lá fora uma pessoa é deputado, senador, engenheiro, médico e, na igreja, varre o chão, é introdutor, entrega folhetos. Sabe por quê? Porque é dentro da igreja, e dentro da igreja ele é servo. Está a serviço do rei Jesus. Não tem indignidade nenhuma se eu ajudar a arrumar a cadeira, colocar no lugar certo. Mas, lá no escritório, eu não faço isso. Não tem indignidade nenhuma com as tarefas mais humildes, mais simples, porque é para Deus.

LEITURA DIÁRIA:
SEGUNDA-FEIRA – Atos 14.21
TERÇA-FEIRA – Atos 8.25
QUARTA-FEIRA – Romanos 10.15
QUINTA-FEIRA – Romanos 1.16
SEXTA-FEIRA – Romanos 2.16
SÁBADO – Romanos 16.25
DOMINGO – 1Tessalonicenses 1.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário