sábado, 17 de março de 2012

FRAGILIDADE DO SER HUMANO
 
          Alegra o nosso coração saber quão preciosos somos para o Senhor e perceber o cuidado especial de Deus para conosco ao criar-nos. Vamos destacar algumas características importantes que mostram como somos dependentes  do Senhor, como estamos terrivelmente perdido longe de e o quanto precisamos submeter-nos a Ele, a fim de sermos tudo aquilo que Ele projetou para nós.
          Entre as características do ser humano que vamos destacar, estão:   Que o seu corpo foi feito do pó da terra, a fraqueza da natureza carnal, sua vaidade e o seu coração enganoso.
 1 - Feito do pó da terra ( Gênesis 2,7 ) "Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra"
(1 Corintios 15. 47-49 ).  "O primeiro homem da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais, são também os terrenos; e, qual o celestial, tais, também os celestiais, assim como trouxemos a imagem do celestial".
         O corpo humano possui diversos elementos químicos encontrados na terra, como ferro, oxigênio, carbono, cálcio e outros. Isso não significa que Deus fez um boneco de barro e soprou vida. Isto significa  que Ele usou vários elementos presentes na terra para fazer o corpo humano.  O nome do primeiro homem, Adão, significa vermelho, vem do substantivo hebraico Adamá, terra; uma possível alusão a pele do homem ser semelhante ao barro vermelho. Assim, quando o homem pecou, desobedecendo a Deus e provocando uma desorganização em todo sistema, sofreu a consequência de seus atos. (Gênesis 3.17-19)" Portanto deste ouvido à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela. Maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá: e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás."
          Nosso corpo foi criado do pó e, com a morte física ao pó volta. Mas o nosso espírito, o sopro divino, aquilo que nos assemelha ao nosso Criador e permite que nos movamos e existamos, volta a Deus, que o deu (Eclesiastes 12.7). Essa característica do homem - ter um corpo material, sujeito à morte, à decomposição - levou os escritores sagrados a refletir sobre a condição do homem como ser material, mas também espiritual.
(2Corintios 4.7,14) "Temos, porém, esse tesouro[ O Espírito Santo operando em nós], em vaso de barro [nosso corpo material], para que a excelência do poder seja de  Deus e não nós. Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e nos apresentará convosco.
          Aqueles que pertencem a Cristo têm o Espírito Santo, que é o penhor, a garantia, da ressurreição e da vida eterna (2corintios 5.5; Efésios 1.14). Isso significa entre outras coisas que, quando Jesus se manifestar novamente, o que é mortal será absorvido pela vida (2 Corintios 5.4). Enquanto o homem natural é caco entre outros cacos de barro (Isaías 45.9), mesmo com toda a sua grandeza, como criação de Deus, é reduzido a pó, o homem espiritual, transformado pelo poder do Espiritual Santo, que age em todos os salvos por Cristo Jesus, herdará a vida eterna.  (Ver 1Corintios 15.42-58; 2Corintios 4.17). Paulo disse que a nossa leve tribulação na carne é leve e momentânea. Ele tinha em mente a glória futura, quando o nosso corpo mortal será revestido de imortalidade, a  morte está vencida, e estaremos para sempre com Deus.
A CARNE É FRACA
          Além de nosso corpo material sujeito a morte, temos uma natureza frágil, sujeita a dores e paixões. Foi por isso que Jesus em Mateus 26.41, exortou: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca". Não adianta ser um grande pregador, uma mulher de oração; ter o dom de revelação, de profecia; está cheio do poder de Deus. Se der lugar à carne, cairá em pecado, como Sansão. O Senhor o abençoou e revestiu-o com o Poder do Espírito Santo, permitindo que esse Juiz de Israel se destacasse dos demais por sua extraordinária força física. Depois de matar um leão só com as mãos, eliminar 30 filisteus, e exterminar mil homens com a queixada de um jumento. No entanto, deu  lugar à vaidade e aos desejos da carne. Sansão pensava que era forte o suficiente para resistir e vencer qualquer coisa sem a presença de Deus. Considerou invencível em quaisquer circunstâncias. Deixou-se seduzir por Dalila, perdeu a unção de Deus, e foi derrotado pelos seus inimigos.
"Fugi da prostituição, Todo pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo" 1 Corintios 6.18
"Foge,  também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor". 2 Timóteo 2.22
          Não encare a sua própria natureza. Não se ache forte espíritual o bastante para resistir por muito tempo aos seus desejos carnais. Alguns se sentem mais tentados pelos sexo; outros pelo dinheiro ou pelo poder, pelas drogas ou por outro prazer ilícitos. A palavra de Deus é direta e enfática. Fuja!
VAIDADE, TUDO É VAIDADE!
          O que é vaidade? É a qualidade do que é vão, instável, de pouca duração; daí o sentido de futilidade e presunção ridícula. Por que alimentar tanto orgulho a ponto de presumir o que não se é, se tudo que o ser humano é e possui pertence a Deus? Se a sua vida é como um conto ligeiro, como a eva que, pela manhã, está verde e, à tarde, seca?
          Vaidosa não são apenas as pessoas que se preocupam exageradamente  com a aparência física e a fama. Todo homem é vaidoso, em maior ou menor grau. Há os que são vaidosos por causa de sua beleza física; os que são vaidosos por causa da sua inteligencia ou de suas riquezas. Há os que são vaidosos por acharem-se mais mais santo do que os outros. Eles se consideram e agem como se fossem outros. Eles se consideram e agem como se fossem cristãos perfeitos, irretocáveis, sem falhas. Aliás, tem que se acha tão humilde que tem até orgulho da sua humildade.
          Em suma, tudo gera vaidade no coração do homem; o fato de ele ser bom cantor, um bom profissional, um bom pai, um bom amigo, um bom cônjuge, um bom servo de Deus. Sendo assim, é preciso precaver-se contra o orgulho, para que não contamine a nossa alma e afaste a presença de Deus, visto que o Senhor atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe ( Salmo 138.6)
         Contudo, não devemos confundir autoestima com presunção, Uma autoestima saudável implica senso de valor próprio e um conhecimento de nossas qualidades e fraquezas, ou seja, um senso real de quem somos. Já o presunçoso é aquele que por complexo de superioridade ou de inferioridade, presume o que não é, mas gostaria de ser. Desta forma demonstra sua insegurança e deixa exposta sua necessidade de chamar atenção de quem o rodeia. (Atos 14.15) "Convertemo-nos de  nossas vaidades e voltemo-nos para o Deus Vivo, que fez os céus, e a terra, e o mar, e tudo o que há neles. Sejamos humildes como o Senhor Jesus Cristo, que , sendo em forma de  Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte"(Felipenses 2. 6-8)

CORAÇÃO ENGANOSO
         A natureza humana está corrompida desde a queda. O coração tornou-se perverso, egoísta e enganoso. Por isso não devemos ser guiados pelos nossos próprios pensamento, sentimentos e desejos; porque desde que o homem pecou, a operação de erros tem sido uma constante, levando-o por caminhos maus, de morte e destruição . O homem deve ser guiado pela palavra de Deus, por sua lei e seu Espírito que revela a verdade e dá vida, paz, alegria, vitoria. 
         Somente Deus, nosso Criador, conhece o nosso eu perfeitamente, pois Ele sonda os corações. ( Provérbios 21.2) e sabe o que é melhor para nós. Confiar em certo grau  em nosso cônjuge, filho, em nosso pai,  no diretor da Empresa ou em nosso pastor, é normal. Mas não é bom estribar-no, apoiar-nos inteiramente em outro homem, sabendo que o coração dele é tão enganoso quanto o nosso. Se desejamos ser bem sucedidos, devemos estribar-nos em Deus e em sua palavra.
        O homem em si é fraco. Por isso, devemos fazer três coisas: duvidar, criticar e determinar. O melhor a fazer é registrar o que está sendo dito, criticar, analisar a questão e por fim, concluir se é verdade ou mentira tal informação. Não acredite cegamente que alguém fez algo ou não. Analise!






Um comentário:

  1. Enquanto o homem natural é caco entre outros cacos de barro (Isaías 45.9), mesmo com toda a sua grandeza, como criação de Deus, é reduzido a pó, o homem espiritual, transformado pelo poder do Espiritual Santo, que age em todos os salvos por Cristo Jesus, herdará a vida eterna.

    ResponderExcluir