sábado, 3 de agosto de 2013

JOSUÉ
Conduzindo o povo à santificação

“A igreja de Cristo é santa e deve crescer na santificação. Para isso, é muito importante que haja reconhecimento do pecado e confissão constante.”
(Edison Queiroz)

 Não to mandei eu?
Texto Básico: Josué 7

Conta-se que no fim de expediente de uma sexta-feira, certo funcionário, crente, foi chamado ao gabinete do dono da empresa em que trabalhava. Sem meias palavras, o dono foi direto ao assunto: “Estamos reestruturando a empresa e precisamos de uma pessoa exatamente com o seu perfil para ocupar a posição de gerente do setor. Só que analisando a sua ficha vimos que você é um cristão e o cargo que temos a lhe oferecer é incompatível com a sua fé. De modo que você terá que fazer uma opção entre a ascensão no emprego e sua igreja e seu Deus. Vá para casa, pense e na segunda-feira me procure para dizer qual foi a sua decisão”.
   O irmãozinho foi para casa em crise. De um lado, o cargo tão almejado, e do outro, a sua fé, o seu Deus e a igreja. Seu coração virou um campo de batalha entre a proposta e sua condição espiritual. Ficou sem dormir, foi o pior fim de semana de sua vida.
   Na segunda-feira, lá estava ele na empresa, já ansioso por falar com o patrão. Finalmente aconteceu o encontro: “E aí? Qual foi a sua decisão?”, perguntou o dono da empresa.  “Acho que vou aceitar a proposta que o Senhor me fez”, respondeu o irmão.
   O patrão levantou a cabeça e disse: “Você está despedido. Passe imediatamente no Departamento de Pessoal. Você foi provado e não passou no teste. Se foi capaz de tão rapidamente trair o seu Deus, quem me assegura que mais rapidamente não trairá a sua empresa?”.
   Quantas pessoas agem conforme este irmão? Talvez em situações que julgamos menores, porém tão graves quanto essa história que acabamos de narrar. Precisamos abrir os nossos olhos para não acumularmos pendências que nos impedirão de provar das maravilhas do nosso Deus e que também comprometerão a nossa autoridade espiritual diante do mundo.
Na lição de hoje, vamos analisar os fatos que envolveram o confronto de Josué com o pecado de Acã. Vamos ver que naquela ocasião a desobediência foi um impedimento para a ação de Deus a favor dos israelitas.

QUEM FOI JOSUÉ

Josué (Deus é salvação), um homem da tribo de Efraim, também chamado de Oseias, era filho de Num. Foi um servo fiel e companheiro de Moisés, um estrategista militar. Foi espiar a terra de Canaã ao lado de Calebe, demonstrando fé e coragem (Nm 13.16). Deus o escolheu para ser o sucessor de Moisés e entrar com o povo em Canaã, a terra prometida. Foi um homem muito usado por Deus na condução dos israelitas. Obedeceu à ordem de Deus registrada em Josué 1.6-9. Morreu aos 110 anos (Js 24.29). Foi sepultado em Timnate-Sera, a terra que havia recebido por herança. [1]Isso ocorreu em cerca de 1365 a.C.

   Vejamos algumas lições que nos ajudarão no desafio de sermos fiéis ao Senhor:

1. QUANDO HÁ PECADO, OS PEQUENOS DESAFIOS SE TORNAM GIGANTES INVENCÍVEIS (v. 1-5)

   Deus não esquece as nossas pendências. Muitas pessoas se iludem ao achar que podem experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus flertando com o pecado. A narrativa do pecado de Acã e suas consequências é uma prova bíblica de que Deus abomina a desobediência. Josué, orientado por Deus, tinha dado a seguinte ordem aos israelitas: “Fiquem longe das coisas consagradas, não se apossem de nenhuma delas, para que não sejam destruídos” (Js 6.18). Mas Acã foi desobediente e levou objetos para sua tenda, levando o povo a perder uma simples batalha em Ai (Js 7.5). O povo desanimou-se completamente. O pecado tem o poder de desanimar e arruinar uma vida. “O salário do pecado é a morte.” Por causa do pecado, muitos sonhos morreram, famílias foram destruídas e vidas se perderam eternamente. 
   Quando pecamos, erramos o alvo. Sentimo-nos longe de Deus e consequentemente vamos perdendo o vigor espiritual. John Wesley afirmou: [2]“Assim como um pouquinho de pó desregula um relógio, e o menor grão de areia obscurece nossa vista, também o menor pecado no coração impede seu movimento correto na direção de Deus”. Para o nosso próprio bem, deveríamos comparar o pecado a um animal selvagem e feroz e não a um bichinho de estimação.  Ninguém deve brincar com o pecado!

2. SE AS COISAS NÃO VÃO BEM, PRECISAMOS TER A CORAGEM DE BUSCAR A RESPOSTA NA PRESENÇA DE DEUS (v. 6-9)

   Josué foi à busca das respostas para o problema que assolava os israelitas. Por quê, Senhor? O que aconteceu? Ele queria entender os fatos que lavaram o povo àquela vergonhosa derrota após algumas vitórias.
   Há pessoas que não mudam, porque não ousam avaliar a vida em busca das respostas. Algumas vivem vidas cristãs sem nenhum vigor, outras estão provando constantes derrotas e mesmo assim agem como se nada estivesse acontecendo. O tempo passa e as coisas sempre continuam do mesmo jeito.
   Josué optou pela oração. Ele nos ensina a valorizar esta poderosa arma, que permite Deus fazer uma varredura em nossa alma. A verdade que vem de Deus é sempre libertadora. Lemos em 2Crônicas 7.14: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a minha presença, e se desviar dos seus maus caminhos, então ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”. O povo de Israel precisava de cura, e Josué foi bater na porta certa. Ele foi para a presença de Deus. Eis um homem corajoso!
Em nossa história no início da lição, se nosso irmão tivesse dedicado humildemente algumas horas em oração em busca da vontade de Deus, certamente o final seria outro.

3. PARA REVERTER O AFASTAMENTO DE DEUS, PRECISAMOS BUSCAR A SANTIFICAÇÃO (v. 13-19)

   A palavra do Senhor aos israelitas exigia mudança imediata: “não poderás resistir diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema”. Veja que as coisas “malditas” eram a razão das derrotas. Havia imundície no meio do povo. O problema estava na tenda de Acã.
[3]“Quem encobre suas transgressões jamais prosperará, mas quem as confessa e as abandona alcançará misericórdia. Feliz é o homem que sempre teme o Senhor; mas o que endurece o coração virá a cair em desgraça”. A santificação diante de Deus tem como passo inicial o reconhecimento de tudo o que tem sido feito e que pode nos afastar do Senhor. A santificação vai acontecendo à medida que vamos abandonando aquilo que desagrada a Deus, ou seja, vamos “extirpando” o que é maldito de todas as áreas de nossa vida.[4]“Não adianta somente confessar. É preciso abandonar o pecado, o que traz a ideia de arrependimento, e o desejo de não mais entristecer a Deus. Pecar é uma coisa; continuar na prática é outra”.
A vida do cristão muda quando nos equipamos com as seguintes armas para a santificação:
·        Oração (Marcos 14.32).
·        A Palavra de Deus (Josué 1.8; Salmo 119.11).
·        A vigilância (Marcos 14.38). 
4. PARA VENCER, SERÁ PRECISO ROMPER COM O QUE DESAGRADA A DEUS (v. 20-26)

   Não foi fácil para Josué, mas ele optou por seguir conforme a ordem do Senhor (v.15). O fim de Acã foi trágico.
Jesus veio ao mundo e hoje o Deus da graça trabalha orientando os homens a se arrependerem dos seus pecados. É o [5]Espírito Santo quem nos convence do pecado.  Paulo disse aos atenienses: “Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ordena que todos os homens, em todos os lugares, se arrependam”. Pedro afirmou aos que ouviram a sua mensagem: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
   Deus é fiel e quer ser o Senhor de nossas vidas. Para que sua ação seja completa é necessário que nos livremos das pendências, de tudo que nos atrapalha, dos pecados que nos rodeiam (Hb 12.1,3). 

PARA PENSAR E AGIR

Quantas pessoas estão como Acã, com “coisas malditas escondidas na tenda”. Vivem travadas por causa do pecado. Não conseguem vencer as batalhas no dia a dia e jamais poderão adorar em espírito e em verdade (Jo 4.23). Pessoas que semanalmente são avisadas pelo Senhor quanto ao que devem fazer, mas optam por agir segundo sua própria razão ou pelas emoções do momento. São desobedientes!
   Josué almejou dias melhores. Ele se humilhou diante de Deus e de posse da resposta divina saiu para obedecer junto com o povo. Com a pendência resolvida, Josué conduziu os israelitas à vitória sobre o exército de Ai, com 30.000 homens. 

PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO EM CLASSE

1. O que tem levado os cristãos a agirem conforme o irmão que negou a fé diante do patrão? O que faltou? Onde ele errou?

2. Por que é tão fácil racionalizar o pecado, passando a achar que ele não tem nada a ver?

3. Quais as qualidades de Josué que podemos extrair da história de hoje?



[1] Russell Norman Champlin, Ph.D. Enciclopédia de Bíblia teologia e Filosofia. Candeia. São Paulo, 1991.
[2][2]Blanchard John. Pérolas para a vida. Edições Vida Nova. São Paulo. 1993.

[3] Provérbios 28.13,14.
[4] Queiroz, Edson, 40 dias de jejum e oração.  ATG. São Paulo, 2011.
[5]João15.8; Atos 2.38; 17.30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário