sábado, 23 de julho de 2011

O primeiro amor, fundamento de uma Igreja madura

"Ao anjo da Igreja em Éfeso escreve:
Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs a prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tens desfalecido.
Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus." (Apocalipse 2. 1-7)

Introdução
Sempre que a igreja de Éfeso é citada, lembramos rapidamente de seu curriculo, seus pastores, primeiro, vem Apolo um homem conhecedor da Palavra e zeloso; segundo, lembramos de Paulo, uma pessoa que não há nenhuma necessidade de falar; terceiro, Timóteo que era um jovem zeloso nas Escrituras sagradas e discípulo de Paulo. Que grande currículo eles tinham!

Além de ter um currículo desses eles trabalhavam muito, perseveravam e nem se cansava, muito menos desanimava com os trabalhos que faziam para o Senhor. Uma igreja que não aceitava homens maus, como também provavam para ver se havia pastores falsos ou não. Além de ser uma igreja que suportava perseguição e não desanimava em momento algum, como também lutava contra as seitas da época, enfim uma igreja madura.

Essa igreja madura tem tantas qualidades e o Senhor encontra algo contra ela, que ela tinha abandonado (separado/divorciado) do primeiro amor. Nesse momento o Senhor os repreende de uma maneira severa, porque eles abandonaram o mais importante que é o amor pelo Senhor Jesus, o que não pode acontecer na vida de nenhum crente.

A perca do primeiro amor é capaz de fazer o crente perder bênçãos e estar fora dos propósitos de Deus para sua vida, por isso o Senhor repreende profundamente a igreja de Éfeso, porque eles estavam fazendo isso tudo, mas apenas por rotina, sem o amor, sem ter paixão pelo que faz. Isso não é aceitável diante de Deus, por isso Ele diz "tenho algo contra ti". A igreja precisava de restauração, como muitas vezes o Senhor também fala isso para nossas igrejas porque estão distantes do primeiro amor, "tenho algo contra ti". Veja alguns passos para renovar o primeiro amor de Deus em sua vida e na sua igreja:
  • Lembra-te
Temos que lembrar quando, como e onde começamos a perder o primeiro amor. Satanás nunca tentará os crentes e as igrejas com enormes bombas, pelo contrário, irá lutar aos poucos e inserindo armas maléficas como a frieza espiritual, o desânimo, a tristeza, a vergonha... coisas que ele colocará aos poucos, como uma doença, e quando menos esperar, estará infeccionado totalmente pelas armas satânicas.

É obrigação nossa lembrarmos aonde caímos, não de Deus. Deus já deu Seu amor santo, liberou-nos a Sua graça, Seu poder e Sua misericórdia sobre nossas vidas, foi nós que deixamos isso de lado, por isso devemos lembrar aonde foi que caímos. A lembrança é algo de suma importância em nossas vidas, se analisarmos bem, quando caímos não foi da noite pro dia, mas foi um processo aonde a frieza foi acumulando em nossos corações e começamos a achar as coisas "normais" e fizemos o que desagradamos ao Senhor, por isso, lembre-se aonde foi que você caiu.
  • Arrepende-te
O Espírito do Senhor está disponível em nossas vidas, pronto para gerar em nossos corações um verdadeiro arrependimento, não um remorso, mas uma mudança radical de vida. O arrependimento é o mesmo que uma pessoa andando por um caminho, depois ele descobre que esse caminho só levá-lo-á à morte, por isso sempre que ele andar pelo seu novo caminho, nunca mais voltará a esse caminho.

O arrependimento gera mudança, transformação e permite Deus operar poderosamente nos corações fazendo assim que o Espírito Santo esteja ajudando nesse trabalhar, mostrando o perdão, a graça, a misericórdia e o renovo nos corações dos que se encontram verdadeiramente arrependidos.
  • Praticar as primeiras obras
Ao gerar arrependimento nos corações, Deus requer que voltemos à prática das primeiras obras que praticávamos antes. Deus nos ajudará se formos sinceros, se confessarmos realmente o que aconteceu, deixar que Ele ajude-nos e voltar ao primeiro amor. Praticar as primeiras obras, se analisarmos bem, a igreja de Éfeso era uma igreja ativa, mas não tinha paixão no que fazia, como também deixava de lado o amor de Deus.

Ao falar de "paixão" não quero que você imagine esse sentimento que você sente por outra pessoa, pelo contrário, paixão no sentido de vocação, chamado, que é capaz de motivarmos a fazer o trabalho para Deus por amor, com amor e graça. Temos que praticar as primeiras obras com o primeiro amor que Deus derramou em nossos corações, um amor capaz de fazer tudo pelo seu Senhor, amor esse que luta pelo nome do Senhor e se regozija em estar fazendo a Sua vontade.
  • Perseverar e vencer
No final a passagem mostra que àquele que perseverar e vencer, receberá sua herança no Reino celeste que está por vir. Temos que ter perseverança para poder vencer, perseverança para poder manter essa chama do primeiro amor acesa em nossas vidas, inflamando e alimentando esse primeiro amor sempre, com uma vida de oração, de louvor, de leitura e prática da Palavra de Deus.

Perseverar no sentido de não deixar Satanás lançar armas em nossas vidas, resistindo contra seus maléficos ataques e glorificando o nome do Senhor em tudo quanto fizermos. Então lute, persevere e seja fiel ao Senhor.

Conclusão

Podemos evitar que o tempo esfrie nossos corações, para isso temos que deixar Deus trabalhar conosco. Aprenda que Deus está disposto para te revelar como está seu estado espiritual mediante o poder de Sua Palavra.

Deixe Deus trabalhar em seu coração, se você está frio na fé, lembre como e quando você começou a cair. Arrependa-se, chore no trono, independente dos seus pecados, peça perdão e arrependa-se verdadeiramente, confesse seus pecados ao Senhor e Ele perdoará seu coração. Volte a praticar as primeiras obras, reconcilie com o primeiro amor, deixe Deus te renovar e use seu ímpeto em fazer tudo por Deus, em Deus e para Deus. Por fim, persevere, lute e vença.

Um comentário:

  1. Esse assunto faz parte da lição 2 Uma igreja em sintonia com o amor. do 3 trimestre daa revista Palavra & Vida jovme e adulto da Convençao Batista Flumenense. Texto: Apoc. 2. 1 - 7.
    O EMPENHO HUMANO NÃO BASTA. As obras dessa igreja eram reconhecidam: trabalho arduo,persistência,descirnimento espiritual,zelo para repreender os que desrespeitavam o sacrifícios... (2 Cor.11. 13-13; 1Jo 4. 1-3)

    ResponderExcluir