O primeiro amor, fundamento de uma Igreja madura
Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro. Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs a prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores. Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tens desfalecido.
Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do lugar dele. Mas há uma coisa a seu favor: você odeia as práticas dos nicolaítas, como eu também as odeio.
Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus." (Apocalipse 2. 1-7)
Introdução
Sempre que a igreja de Éfeso é citada, lembramos rapidamente de seu curriculo, seus pastores, primeiro, vem Apolo um homem conhecedor da Palavra e zeloso; segundo, lembramos de Paulo, uma pessoa que não há nenhuma necessidade de falar; terceiro, Timóteo que era um jovem zeloso nas Escrituras sagradas e discípulo de Paulo. Que grande currículo eles tinham!
Além de ter um currículo desses eles trabalhavam muito, perseveravam e nem se cansava, muito menos desanimava com os trabalhos que faziam para o Senhor. Uma igreja que não aceitava homens maus, como também provavam para ver se havia pastores falsos ou não. Além de ser uma igreja que suportava perseguição e não desanimava em momento algum, como também lutava contra as seitas da época, enfim uma igreja madura.
Essa igreja madura tem tantas qualidades e o Senhor encontra algo contra ela, que ela tinha abandonado (separado/divorciado) do primeiro amor. Nesse momento o Senhor os repreende de uma maneira severa, porque eles abandonaram o mais importante que é o amor pelo Senhor Jesus, o que não pode acontecer na vida de nenhum crente.
A perca do primeiro amor é capaz de fazer o crente perder bênçãos e estar fora dos propósitos de Deus para sua vida, por isso o Senhor repreende profundamente a igreja de Éfeso, porque eles estavam fazendo isso tudo, mas apenas por rotina, sem o amor, sem ter paixão pelo que faz. Isso não é aceitável diante de Deus, por isso Ele diz "tenho algo contra ti". A igreja precisava de restauração, como muitas vezes o Senhor também fala isso para nossas igrejas porque estão distantes do primeiro amor, "tenho algo contra ti". Veja alguns passos para renovar o primeiro amor de Deus em sua vida e na sua igreja:
- Lembra-te
É obrigação nossa lembrarmos aonde caímos, não de Deus. Deus já deu Seu amor santo, liberou-nos a Sua graça, Seu poder e Sua misericórdia sobre nossas vidas, foi nós que deixamos isso de lado, por isso devemos lembrar aonde foi que caímos. A lembrança é algo de suma importância em nossas vidas, se analisarmos bem, quando caímos não foi da noite pro dia, mas foi um processo aonde a frieza foi acumulando em nossos corações e começamos a achar as coisas "normais" e fizemos o que desagradamos ao Senhor, por isso, lembre-se aonde foi que você caiu.
- Arrepende-te
O arrependimento gera mudança, transformação e permite Deus operar poderosamente nos corações fazendo assim que o Espírito Santo esteja ajudando nesse trabalhar, mostrando o perdão, a graça, a misericórdia e o renovo nos corações dos que se encontram verdadeiramente arrependidos.
- Praticar as primeiras obras
Ao falar de "paixão" não quero que você imagine esse sentimento que você sente por outra pessoa, pelo contrário, paixão no sentido de vocação, chamado, que é capaz de motivarmos a fazer o trabalho para Deus por amor, com amor e graça. Temos que praticar as primeiras obras com o primeiro amor que Deus derramou em nossos corações, um amor capaz de fazer tudo pelo seu Senhor, amor esse que luta pelo nome do Senhor e se regozija em estar fazendo a Sua vontade.
- Perseverar e vencer
Perseverar no sentido de não deixar Satanás lançar armas em nossas vidas, resistindo contra seus maléficos ataques e glorificando o nome do Senhor em tudo quanto fizermos. Então lute, persevere e seja fiel ao Senhor.
Conclusão
Podemos evitar que o tempo esfrie nossos corações, para isso temos que deixar Deus trabalhar conosco. Aprenda que Deus está disposto para te revelar como está seu estado espiritual mediante o poder de Sua Palavra.
Deixe Deus trabalhar em seu coração, se você está frio na fé, lembre como e quando você começou a cair. Arrependa-se, chore no trono, independente dos seus pecados, peça perdão e arrependa-se verdadeiramente, confesse seus pecados ao Senhor e Ele perdoará seu coração. Volte a praticar as primeiras obras, reconcilie com o primeiro amor, deixe Deus te renovar e use seu ímpeto em fazer tudo por Deus, em Deus e para Deus. Por fim, persevere, lute e vença.
Esse assunto faz parte da lição 2 Uma igreja em sintonia com o amor. do 3 trimestre daa revista Palavra & Vida jovme e adulto da Convençao Batista Flumenense. Texto: Apoc. 2. 1 - 7.
ResponderExcluirO EMPENHO HUMANO NÃO BASTA. As obras dessa igreja eram reconhecidam: trabalho arduo,persistência,descirnimento espiritual,zelo para repreender os que desrespeitavam o sacrifícios... (2 Cor.11. 13-13; 1Jo 4. 1-3)