segunda-feira, 20 de maio de 2013


O Salmo 128 e as Bênçãos Para a Família
O primeiro e o segundo verso trazem uma promessa para o marido. O homem que teme a Deus e anda nos caminhos do Senhor é feliz, tem paz, é abençoado. Deus lhe dará os meios de sustentar a sua casa, pois foi o próprio Deus quem determinou que o mantenedor da casa fosse o marido. Desta forma, a promessa para ele é poder usufruir dos frutos de seu trabalho com a sua família, pois Deus garante a provisão, nada lhe falta.
Precisamos entender que há uma ordem nas coisas que Deus faz. Em relação à família, foi determinado que o homem fosse a cabeça, não a mulher. Não estou sendo machista ou coisa do tipo, está na Bíblia. Isso foi estabelecido desde a queda do homem relatada no livro de Gênesis 3, quando o Senhor determinou que o homem viveria do suor de seu rosto. Se um lar é controlado e mantido pela mulher, algo está errado (não estou dizendo que ela não possa trabalhar).
Segundo, há promessas para a esposa. A mulher deste homem que teme a Deus será como uma “videira frutífera”. Ela será como uma árvore onde podemos recorrer por causa de seus frutos. Podemos entender os frutos aqui como o fruto do Espírito: Paz, Alegria, Longanimidade, Domínio Próprio, Fidelidade, Amor, Benignidade, Bondade e Mansidão. Quando o marido ou os filhos estão aflitos, eles poderão recorrer à mulher que os nutrirá através dos frutos. Vale ressaltar que para uma árvore ser frutífera, ela deve ser plantada em bom solo (ou o marido temente a Deus). Se ele cuida bem da sua mulher, ela produzirá os frutos mais tarde.
Em Provérbios 14:1 Salomão disse que a mulher sábia edifica a sua casa, enquanto que a tola destrói com suas próprias mãos. Assim, você que é mulher de Deus, aprenda a dar frutos em seu lar. Use de sabedoria para contornar as adversidades na sua casa lar e mantê-la edificada.
A terceira promessa é para os filhos. Eles serão como plantas de oliveira, ou seja, também produzirão frutos. Mas isso depende de como são cuidados. Os filhos representam a descendência deste casal. Como professor, vejo muita coisa absurda devido à má educação que as crianças recebem de seus pais. Uma das coisas que mais me assustam é a arrogância dos filhos, que se acham o centro de tudo e querem suas vontades satisfeitas. São filhos cujos pais não lhes impõem limites, muitas vezes porque não são criados por eles, mas por babás ou empregadas. Muitos simplesmente dão “presentes” aos filhos sem ao menos pensar no que aquilo vai resultar, pois só pensam em manter o filho quieto.
Você que é filho, aprenda a honrar os seus pais, porque é o primeiro mandamento com promessa de bênção. Respeite os seus pais em tudo e obedeça-os, mesmo que você ache que eles estão “pegando no seu pé”. Lembro-me que simplesmente o olhar da minha mãe me fazia me colocar na minha posição de filho e obedecê-la. Eu ficava chateado muitas vezes, mas depois aprendi que era para o meu bem.
Querido (a), se você é pai ou mãe, tome muito cuidado com a sua família. Ela é um presente de Deus para nós, é a base de tudo. Não substitua a atenção e o carinho por computador ou videogame para o seu filho. Orem juntos. Um lar unido na presença de Deus é um lar vitorioso. Orem usando as palavras deste Salmo, crendo que as promessas nele contidas são para vocês.
Salmo 128 é escrito aos homens como as cabeças das famílias. O Espírito Santo promete que homens que temem o Senhor produzirão famílias tementes a Deus que resultarão em uma sociedade, um país temente a Deus. Há uma sensação de divino decoro quando um homem se levanta como a cabeça (diferente de tirano!) da família (1 Coríntios 11:3, Efésios 5:23)
1 Cor 11:3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Efésios 5:23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
 Verso 1: 1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.    Bem-aventurança vem para aqueles que têm duas coisas: no coração, uma postura de temor do (e ao) Senhor; na vida, uma postura de obediência. Temer ao Senhor é mais que apenas mostrar reverência e respeito. É entender que Deus é santo --perfeitamente reto, justo, e verdadeiro -- em tudo que faz, e que algum dia terá que nos levantar diante d’Ele e dar conta de nossas vidas. Há um medo extremamente solene associado com este pensamento. Bem-aventurança vem para aqueles que permitem ao Senhor penetrar seus pensamentos, planos e decisões de agora, porque a eternidade já vem assomando à frente.

Pelo lado positivo (o que é, e suas vantagens): quando entendemos quem é Deus e para onde toda a História humana está indo, somos motivados a obedecer a Deus e achar e seguir o Seu desejo para nossas vidas, como é revelado na Sua palavra (II Pedro 3:10ss.).
Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.    Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,    Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo,se fundirão?    Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

 Pelo lado negativo (o que não é, e suas desvantagens): Aqueles que realmente têm reverente medo do Senhor (O temem), entendem as consequências da desobediência e são movido à ação pela compreensão de Deus. Nossas famílias têm que ter um compromisso mais alto para com a vontade de Deus do que para com nosso próprio conforto pessoal, segurança, e felicidade.

Verso 2: 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.         Nós seremos recompensados plena e infalivelmente na infinita eternidade, tão próxima, mas já começamos a ser recompensados nesta vida. A garantia de Deus é de vida, paz, provisão e felicidade; é que nosso sustento será suficiente, e bênçãos e prosperidade serão nossas. Isto não significa que nós seremos ricos ou sem problemas, mas significa que Deus fará todos os tipos de graça disponíveis para nós (2 Coríntios 9:8). E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda  a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

Verso 3a: A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; ...      a sua esposa produzirá frutos, bênçãos. Da mesma maneira que vinhas produzem fruto que pode ser usado em uma variedade de modos (uva fresca,passa, suco fresco de uva, suco fervido e concentrado, suco pasteurizado e conservado, vinagre de uva, etc.), assim também uma esposa tem muitas funções eé muitas bênçãos na casa. É significante que David enfoca o papel dela como esposa e não como mãe ou outra qualquer coisa (“a tua esposa” tem ênfase diferente de a “mãe de teus filhos, a dona responsável e administradora da casa,  etc”.); o Espírito Santo priorizou a relação de marido/esposa antes da relação pai/mãe/filhos!!! Este é um importante equilíbrio a manter.Maridos, querem fazer seus filhos felizes? Amem suas esposas (como Cristo amou a igreja e deu Sua vida em resgate por ela, etc. Não há possibilidade de você fazer seus filhos felizes se você não fizer seu cônjuge feliz!)

Verso 3b: ... os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.      Seus filhos, criados nos caminhos do Senhor, serão uma grande bênção.Também, estarão enchidos, cheios de promessas de esperança. Um broto de azeitona, o começo de uma planta nova, está cheio de promessas; assim são nossas crianças:
Salmo 127:4 Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.
Provérbios22:6 Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer         não se desviará dele.
Temos que criar nossos filhos levando-os da total dependência em nós (como pequeninos) até a total independência de nós (como adultos) e dependência em Deus, com uma segurança confiante que Deus cuidará por eles.

Verso 4: 4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.    Deus,através de Davi, está repetindo uma verdade fundamental, por ênfase. É como se dissesse “Eu disse isto uma vez, e eu direi isto novamente, para você gravar bem.” (Repetindo o coro da canção.)

Versos 5-6:
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém emtodos os dias da tua vida.   
6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.
Deus promete longevidade, bênçãos, e paz.
Deus é entusiasta pela família, é Ele que a criou, a ama e enfatiza, mas ela não é um fim em si mesmo; Ele deseja que causemos um incessante e profundo impacto na comunidade ao nosso redor. Para nós, o avanço do Reino de Deus é a meta, e bem-aventurança é o subproduto.
Mat. 6:33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Ler e exortar
 (1) os maridos a assumirem o papel de líder espiritual dos filhos (além de líder espiritual da esposa) e (2) afazerem cultinho diário em casa, bem simples, adaptado à idade das crianças:Deut11:18-21
18 ¶ Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontais entre os vossos olhos.
 19  E ensinai-as a vossos filhos, falando delas (a) assentado em tua casa, e (b) andando pelo caminho, e (c)deitando-te, e (d) levantando-te;
 20  (e) E escreve-as nos umbrais de tua casa,e nas tuas portas;
 21  Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.
(Cultinho em casa, sim, mas também falar da Palavra nas 4 situações nãoplanejadas!)



Nenhum comentário:

Postar um comentário