sábado, 30 de abril de 2011

A DOUTRINA DE JEZABEL - DOUTRINA ANTI-CRISTÃ

12. A Doutrina de Jezabel
Eu poderia dar como subtítulo a esta mensagem "O perigo de ser seduzido por falsa doutrina
 Leia Apocalipse 2:18-19 e você verá que opróprio Cristo advertiu a igreja contra o ensino de Jezabel. "Mas tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetisa. Com o seu ensino ela engana os meus servos, seduzindo-os a se prostituírem e a omerem das coisas sacrificadas aos ídolos" (Apocalipse 2:20).
A palavra grega aqui traduzida por Jezabel é sinônimo de falso mestre. Ela representa claramente falsas doutrinas. Jesus aclara o assunto, continuando "a todos quantos não têm esta doutrina" (Apocalipse 2:24).
A sedução dos servos de Deus
doutrina de Jezabel. Estes mestres seduzidos, por sua vez estão produzindo "filhos da sedução". Ensinam a prostituição e o consumo de alimento dos ídolos — isto é prostituição espiritual. É comer o alimento demoníaco de doutrinas que escusam o pecado. Quero dizer, de modo que não reste dúvida, que é perigoso dar ouvidos a ensino errôneo. A falsa doutrina pode condená-lo ao inferno mais rapidamente do que todas as paixões ou pecados da carne. Os falsos pregadores e mestres estão mandando mais gente para o inferno do que todos os traficantes de drogas, rufiões e prostitutas combinados. Não acho que esta seja uma afirmativa exagerada — creio nisso. Multidões de cristãos cegos, mal conduzidos, estão cantando e louvando ao Senhor em igrejas escravizadas pela falsa doutrina. Milhares sentam-se para ouvir
mestres que estão pregando a doutrina de demônios — e ainda saem dizendo: "Não é maravilhoso?"
Cristo não considera esta questão de maneira superficial. Seus olhos ainda penetram a igreja, e ele vem para advertir, expor e salvar o seu povo e seus servos desta terrível sedução. Seria bom que levássemos este
assunto a sério. É sério com relação à igreja que você freqüenta. É sério quanto a quem você está dando ouvidos. É sério o ensino que domina seu coração.
O povo de Deus está sendo vendido em liquidação para Satanás de várias formas quando se entregam às mãos de falsos mestres e traficantes de falsas doutrinas. Vender em liquidação para Satanás nos traz à mente
apenas os viciados consumados, alcoólatras, prostitutas afligidas pela AIDS e por ateus que odeiam a Deus. Não. Está acontecendo na igreja, em reuniões, convenções evangélicas, e em grandes seminários de ensino.
Cristo disse que "meus servos" estavam sendo seduzidos, isto é os ministros. Chegamos à perigosa condição sobre a qual Cristo avisou. Há multidões de pastores, professores e evangelistas sob o encanto sedutor da
A marca de um cristão seduzido é ser "levado por todos os lados" buscando algum ensino novo, diferente, estranho.
Seus ouvidos estão sempre em comichão para ouvir algo novo, algo sensacional, algo que entretém, algo agradável à carne. Nós os encontramos na Igreja de Times Square — forasteiros, pobres humanos, cavalgando diferentes ventos de doutrinas. Esse tipo não volta porque nos recusamos a cocar ouvidos que têm comichão. Eles desejam ser adulados, e não reprovados. Assim correm de volta aos seus
mestres — os suavizadores, os felizes adeptos do pensamento positivo. Eles se parecem com os atenienses que "de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir a última novidade" (Atos 17:21). Paulo
avisou a Timóteo: "não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças" (2 Timóteo 4:3).
A Bíblia adverte: "Não vos deixeis envolver por doutrinas várias e estranhas" (Hebreus 13:9). Não se deixe conduzir de cá para lá. Não nos referimos aqui às vezes em que um crente maduro ouve em outra igreja (que não a sua) um verdadeiro homem de Deus pregar a Cristo e o arrependimento. Referimo-nos aqui a correr de um lugar para outro, de seminário para convenção, de uma igreja para outra, de reunião de milagre após reunião de cura, não tendo raízes.
A doutrina de Cristo
A marca do crente maduro é a recusa de ser "levados ao redor por todo vento de doutrina" (Efésios 4:14). Tais crentes não podem ser manipulados por nenhum mestre. Não têm necessidade de correr de um
lado para o outro porque beberam diretamente da Rocha. Estão crescendo em Cristo. Estão festejando em pastos verdejantes. Circuncidaram seus ouvidos, e medem cada mestre, cada doutrina, segundo o padrão da
santidade de Cristo. Podem discernir todas as doutrinas falsas e repelem todos os ensinos estranhos, novos. Eles apreenderam a Cristo. Não ficarão
presos apenas pela música, amigos, personalidades marcantes ou milagres,
mas por uma fome da Palavra pura. Só existem duas doutrinas. A doutrina de Cristo e a de Jezabel.
Paulo disse: "para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador" (Tito 2:10). Qual é a doutrina de Cristo? A graça de Deus ensina-nos que negando a impiedade e as paixões mundanas, devemos
viver sóbria, reta e piedosamente, no presente mundo (Tito 2:11,12). 
A doutrina de Cristo conformará você à imagem de Cristo. Ela trará à luz todo pecado oculto e todo desejo mau. Será que seu mestre repreende com autoridade, fala e exorta ao abandono do pecado, e deita por terra todos os ídolos conforme ele é instruído no capítulo 2 de Tito? Você está aprendendo a odiar o pecado de forma apaixonada? Ou você ainda sai da igreja não convencido de culpa?
Você pode desapegar-se aos pecados de estimação? A mensagem da
doutrina de Cristo é: "Purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus" (2 Coríntios 7:1).
Muitos nos escrevem dizendo: "Nosso pastor continua afirmando: 'Não estou aqui para pregar contra o pecado; estou aqui para exaltar a Jesus.' Ou, 'Nenhuma pregação condenatória sairá deste púlpito — estou
aqui para remover o medo e a depressão do meu povo.'" Mesmo entre os pastores pentecostais há dois extremos. Alguns gritam um evangelho duro, legalista, sem amor, um evangelho de obras; enquanto outros pregam contra o pecado como covardes, levando tudo de volta na mesma mensagem. Falso amor e lágrimas de crocodilo. A doutrina de Cristo é de piedade e santidade. "Se alguém ensina outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas" (1 Timóteo 6:3-4).
Alguns nos dizem: "Meu professor fala a respeito de santidade." Mas não me refiro a usar meramente as palavras "santo" e "piedoso"; quero dizer pregar com autoridade. A pregação da doutrina de Cristo traz bênção, fortalece e incentiva você, mas também ela o condena tão profundamente
que você não pode sentar-se para ouvi-la e ainda continuar apegado a um
pecado secreto.
A doutrina de Jezabel
Examinemos esta doutrina de demônios e vejamos se você corre perigo de vender-se a Satanás. Há três marcas distintivas na doutrina de Jezabel. Todas foram encontradas na Jezabel do Antigo Testamento, a mãe
e a corporificação de doutrinas falsas. Jesus ligou o nome dessa mulher com doutrina falsa. Trata-se da doutrina que ensina que algo mau pode ser bom, que o profano pode ser puro.
Jezabel, no hebraico, significa "casta, virtuosa, sem idolatria". Imagine! Esta mulher muitíssimo ímpia, idolatra, maquinadora, odienta, usando um nome que significa virtuosa, sem pecado. Alguma coisa muito má levando
o nome de boa. Mas, ironicamente, é "casta?" — com um ponto de interrogação. Como? Quando? Onde? Como foi que ela se tornou casta? Agora olhe para Acabe. "Fez Acabe, filho de Onri, o que era mau
aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele. Como se fosse pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou" (1 Reis 16:30-31). Acabe significa "um como pai" ou "estampado com a natureza de seu pai". Jezabel representa a falsa doutrina e Acabe é sua vítima. A Bíblia declara que não bastava que Acabe tivesse um coração inclinado para pecado, idolatria e contemporização. Ele traz para a sua vida uma influência satânica que o confirmará em seu pecado.
"Não houve ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o instigava" (1 Reis 21:25).
A mensagem então é, que a tendência dos cristãos que se apegam a pecados secretos e luxúria abraçam uma falsa doutrina que só os instiga e confirma em seus pecados, e contraem matrimônio com esta doutrina. A última coisa de que Acabe tinha necessidade era Jezabel. Quão perigosa!
Ela salientou o que havia de pior nele, magnificou esse aspecto, e o destruiu. Dá-se o mesmo com a falsa doutrina. Se houver qualquer pecado, paixão ou mundanismo em você, a última coisa de que você precisa é uma doutrina que traga à tona o que você tem de pior. Quando Davi pecou com Bate-Seba, ele não necessitou de um falso profeta com uma mensagem tranqüilizadora para dizer-lhe quanto Deus o amava. Ele necessitava de um profeta imparcial, Nata, com um dedo apontado, clamando: "Tu és o homem." Os que pregam a doutrina de Cristo mostram ao povo a diferença entre o mal e o bem. De seus lábios não sai nenhuma mistura. "A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o
impuro e o puro" (Ezequiel 44:23). Ezequiel denuncia esses falsos profetas que se enriquecem trazendo uma mensagem que escusa o pecado.
ruge, arrebatando a sua presa; eles devoram as almas, tomam tesouros e coisas preciosas, e multiplicam as suas viúvas no meio dela. Os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles. Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa para derramarem o sangue, para destruírem as almas, para seguirem a avareza. Os seus profetas têm feito para eles reboco com argamassa fraca, tendo visões falsas, e predizendo-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor Deus; sem que o Senhor tivesse falado"
Como conseqüência, temos uma geração toda de crianças confusas que nem mesmo podem reconhecer o mal quando o vêem. Os falsos profetas as enganaram. Chamam de bom quando roqueiros de cabelos cor
de púrpura, vestidos como sadomasoquistas, emproam-se e giram sexualmente no púlpito, explodindo seu "rock and roll". Dizem-lhes que o sexo fora do casamento é bom enquanto você estiver apaixonado e
enquanto você de fato respeitar o outro parceiro. Pregadores e professores têm-se tornado os maiores defensores do pecado na nação.
"Conjuração dos seus profetas há no meio dela, como um leão que(Ezequiel 22:25-28).
A doutrina de Jezabel promove a cobiça
"Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais... Então Acabe... deitou-se na sua cama, voltou o rosto, e não comeu pão. Veio ter com ele Jezabel, sua mulher, e lhe perguntou: Por que está o teu espírito tão desgostoso, e não comes pão?... Governas tu, com efeito, no reino de Israel? Levanta-te, e come! Alegre-se o teu coração. Eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita" (1 Reis 21:1-7).
Ouça a doutrina de Jezabel: "Você é Rei. Você tem direitos. Que nada o detenha de obter o que deseja." Ela disse a Acabe: "Alegre-se. Seja feliz. Regozije-se. Eu a conseguirei para você." Esse é o evangelho da
prosperidade em poucas palavras. "Não fique triste nem se sinta condenado por esses desejos que o consomem. Eu a conseguirei para você." Durante séculos a igreja pregou o sacrifício e denunciou a cobiça, dizendo que é pecado andar atrás de coisas materiais. Mas paralelamente veio a doutrina de Jezabel, dizendo "eu o conseguirei para você". Como os métodos enganosos que Jezabel usava, essas doutrinas distorcem e fazem uso errado da Bíblia.
O maior engodo da igreja moderna é a questão de usar a Palavra de Deus para colocar um distintivo de aprovação à cobiça. Na superfície a doutrina de Jezabel funciona (Veja 1 Reis 21:14-16.) Essa doutrina deu a Acabe o que ele desejava. Ele se apossou de seus direitos porque quando um homem era apedrejado por alta traição contra o rei, todos os seus bens revertiam para o rei. Nunca houve dúvida de que para muitos esta doutrina da prosperidade funciona. À semelhança de Acabe, desfrutam de suas possessões.
Mas Acabe não pôde desfrutá-la por causa de um maçante profeta de Deus.
achaste, ó inimigo meu? Respondeu ele: Achei-te, porque te vendeste para fazer o que é mau aos olhos do Senhor. Trarei o mal sobre ti, lançarei fora a tua posteridade, e arrancarei de Acabe todo o homem, escravo ou livre, em Israel"
Imagine Acabe caminhando pela sua nova propriedade, dizendo: "Não é gostosa a vida? Ah, Jezabel, posso não concordar com todos os seus métodos, mas ela consegue tudo o que quer." Porém no seu encalço está o profeta Elias. Acabe vacila, chocado. Ele sabia o que viria. Sua consciência
lhe disse: "Já me achaste, inimigo meu?"
Assim ocorre hoje. Deus tem enviado profetas por toda a terra, clamando em voz alta, confrontando a doutrina do materialismo de Jezabel, fazendo-a tão desconfortável que os cristãos não conseguem gozar seus brinquedos e aquisições. Eles se venderam em liquidação. Não podem vêlo, mas o pecado está por trás de tudo isto. Toda vez que clamo contra a doutrina da prosperidade, sinto sobre mim o espírito e o poder de Elias. Você vai ouvir mais e mais exposição desta doutrina de Jezabel. Por toda a
parte, vozes proféticas serão ouvidas em alto e bom som, clamando: "É pecado. Você possuiu porque se vendeu ao pecado."
"Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita: Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria. Ele está na vinha de Nabote, desceu até lá para tomar posse dela. Dir-lheás: Assim diz o Senhor: Não mataste e tomaste a herança? Então lhe dirás: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, lamberão o teu sangue, o teu mesmo. Disse Acabe a Elias: Já me(1 Reis 21:17-20).
Jezabel odeia os profetas de Deus e as profecias piedosas
"Ora, Acabe fez saber a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e como matara à espada todos os profetas. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto,
se até amanhã a estas horas eu não fizer a tua vida como a cada um deles" (1 Reis 19:1-2).
Os cristãos atados pela doutrina de Jezabel não têm consideração alguma pelos santos profetas de Deus. Eles se sentam friamente, como o fez Jezabel, impassíveis, enquanto Acabe conta em detalhes a miraculosa
exibição da autoridade sobrenatural no monte Carmelo. Ouça o que diz Acabe: "Mas Jezabel, talvez devamos ouvir. Eu vi com meus próprios olhos. Nossos profetas dançaram e gritaram durante horas, mas não houve poder. Elias só proferiu a palavra de Deus e o fogo caiu. As pessoas ajoelhavam-se, inclinadas sobre o rosto, por toda a parte arrependendo-se. Afastaram-se de toda idolatria. Deus enviou um reavivamento de santidade." Mas Jezabel não se deixou impressionar. Ficou porém mais inflexível.
Ainda é assim. Os mestres da doutrina de Jezabel e os que como Acabe são suas vítimas, não estão abertos à convicção do Espírito Santo, nem à mensagem de arrependimento e santidade. Ouvem, depois seguem
seu caminho mais determinados do que antes. Não há o temor de Deus nestas pessoas.
O sinal mais seguro de um falso mestre e de uma doutrina de Jezabel é rejeitar as advertências proféticas e recusar-se a ouvir falar em juízo. Para eles isso é melancolia e ruína. Riem-se, zombam e ridicularizam. Não têm o mínimo respeito por nenhuma advertência negativa. Jeremias diz que tais pastores são cegos e mudos. O Senhor disse: "Dai ouvidos... Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; pelo contrário, andaram nos seus próprios conselhos, na dureza do seu coração maligno. Andaram para trás, e não para diante" (Jeremias 7:23,24).
Os que ensinam a doutrina de Jezabel alegam ser profetas. Mas há uma prova que distingue os verdadeiros dos falsos profetas. Os profetas de Jezabel profetizam sempre boas coisas, apenas paz e prosperidade. "Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade, e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém como Gomorra. Portanto assim diz
o Senhor dos Exércitos acerca dos profetas: Eis que os alimentarei com absinto e lhes darei a beber água venenosa; porque dos profetas de Jerusalém se derramou a impiedade sobre toda a terra. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam, e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Dizem continuamente aos que me desprezam: O Senhor disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dize: Não virá mal sobre vós" (Jeremias 7:14-17).
Eles não levam o povo a desviar-se da maldade. Falam de sonhos e agem de modo louco no púlpito. São gracejadores.
Aliança de Acabe com o mundo
Acabe arrependeu-se em face à pregação de Elias. A mensagem de Elias atingiu-o muito. Ele rasgou as vestes e, por algum tempo, andou em humildade. Deus chamou a essa atitude arrependimento. "Não viste que Acabe se humilha perante mim?" (1 Reis 21:29). Daquele dia em diante ele poderia olhar para trás e dizer: "Arrependimento? Sim. Mediante a pregação daquele grande profeta de Deus, Elias, em meu jardim em Jezreel... " Para ele era uma experiência do passado, e não um caminhar diário. Não durou muito tempo. O problema era que ele havia feito uma aliança com o mundo. Ele estava de acordo com o pecado. Havia-se tornado irmão e amigo do mundo. "Irmão", aqui, significa "afinidade, um exatamente igual a mim, alguém que eu respeito". Ele estava em aliança com o que Deus havia amaldiçoado. E também hoje há um arrependimento superficial, apesar de verdadeiro. Se a aliança com o mundo não for rompida, a pessoa voltará ao antigo estado.
Acabe alegava amar a verdade, mas no íntimo odiava a reprovação.
Acabe e Josafá iam juntos à guerra contra a Síria. Quatrocentos falsos profetas pregavam sucesso: "Subam e vocês prosperarão. Vencerão." Acontece que havia um profeta solitário contra os 400 falsos profetas.
Ouça a exigência de Acabe para ouvir a verdade: "Porém Micaías disse: Tão certo como vive o Senhor o que o Senhor me disser, isso falarei. Vindo ele à presença do rei, este lhe disse: Micaías, iremos a Ramote-Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? Respondeu-lhe ele: Sobe, e triunfarás, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei. Disse-lhe o rei: Quantas vezes te conjurarei, que não me fales senão a verdade em nome do Senhor?" (1 Reis 22:14-16). Mas em seu coração ele não desejava ouvi-la; ele a odiava. Então ele mandou encarcerar o profeta. Pastores, professores e todos os da congregação hoje dizem: "Desejamos muito a verdade. Pregue-a conforme ela é. Vá. Despeje-a. Não importa quanto machuque." Mas em seus corações, alguns estão dizendo: "Sombria demais. Dura demais. Já não agüento isto." Acabe estava cego para o fato terrível de que estava sendo guiado por espíritos mentirosos. Este espírito mentiroso não era de Deus, mas
estava sob seu comando. Os espíritos malignos, mentirosos, podem ir ou vir sob as ordens de Deus. Não são de Deus, mas enviados por Deus. "O Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas" (1 Reis 22:22,23).
Este espírito mentiroso levou Zedequias, um falso profeta, a vangloriar-se de que o Espírito de Deus estava sobre ele. O espírito mentiroso que estava nele podia honestamente declarar: "O Senhor me enviou." Espíritos mentirosos são muito persuasivos — "Tu o induzirás, e ainda prevalecerás" (1 Reis 22:22). Acabe estava agora convencido de que estava ouvindo a voz de Deus, e que voltaria vitorioso.
Os cristãos sujeitos pela doutrina de Jezabel estão cem por cento seguros de estarem certos. Não conseguem ver o engano. Acabe não subiu pensando: "Micaías está certo; ele tem a mente de Deus. Os 400 são falsos; eles não estão em sintonia com Deus." Não. Ele subiu bem convencido — bem enganado — totalmente seduzido. Estava convencido de que Micaías estava errado e os 400 estavam certos.
Por que alguns cristãos caem nesse engano?
"Mas vede, vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas. Furtareis vós, e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal, e andareis após outros deuses que não conhecestes, e então vireis, e vos poreis diante de mim nesta casa, que se chama pelo meu nome, e direis: Somos livres, podemos fazer todas estas abominações?"
Aí está a resposta. Um apego a algum pecado de estimação, ou a algum ídolo secreto no coração. Uma justificativa para o pecado. Um caminhar com o mundo, confraternizando-se com ele. Depois vêm à casa
de Deus vangloriando-se: "Não estou condenado." Atitudes que são um convite franco aos espíritos mentirosos.
(Jeremias 7:8-10).
Este simboliza um grupo do povo de Deus, praticante de boas obras, aparentando fé e paciência. Mas o olhar de Jesus aparece entre eles, fulgurante como chamas de fogo. Apesar de terem algo bom e
recomendável, existe um perigo iminente, algo tão sedutor que Cristo avisa que enviará juízo e fará deles exemplo para todas as igrejas. Alguns membros da igreja estavam a serviço de Satanás. Suas boas obras,
caridade, serviço, fé e paciência ficavam obscurecidos pela sedução de uma falsa doutrina na qual estavam envolvidos. Estavam contagiados por um ensinamento falso, que se manifestava disfarçado como a verdadeira Palavra, mas na realidade era má.
".

Nenhum comentário:

Postar um comentário