sábado, 28 de janeiro de 2012



ALEGRIA NA INTEGRIDADE

Texto Bíblico: Filipenses 1.27-30

O apóstolo Paulo está compartilhando com a igreja de Filipos como a alegria no coração dele brotou dos efeitos da adversidade da sua prisão. E ele desafia a igreja com as marcas de Cristo a viver uma vida com as marcas de Cristo. “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho. E em nada vos espanteis dos que resistem o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas, para vós, de salvação, e isto de Deus. Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele, tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim”. Filipenses 1.27-30

1- VIVENDO A ALEGRIA DA INTEGRIDADE

Na igreja da integridade, o foco é a qualidade de nossa vida em todos os momentos. A nossa integridade gera alegria. É preciso entender um pouco do contexto da igreja em Filipos, mais do que isso, a própria cidade de Filipos, no tempo em que o apóstolo Paulo escreveu essa epístola.
Paulo escreveu de Roma essa carta aos filipenses entre os anos 62 e 65, no primeiro século da era cristã. No ano 64, Nero estava no poder em Roma e, em seu gesto de loucura, manda seus servos colocarem fogo na cidade e coloca a culpa daquele incêndio monstruoso nos cristãos. Ele desencadeia uma perseguição sem comparação na história da igreja até aqueles dias. Todos que viam um cristão o tinham como alguém culpado do fogo tocado na cidade de Roma, pelo mandado de Nero.
Nesse contexto de domínio romano, acontece uma guerra. Dois grandes comandantes, Otaviano e Antônio, um grego e um romano, estão num campo de batalha e eles entram em confronto. Os romanos vencem aquela guerra e porque vencem, transformam a cidade de Filipos numa espécie de reduto romano, de condado romano. Na verdade, eles, pela lei, decretam que Filipos passe a ser colônia de Roma e aqueles que ficaram do lado de Antônio na guerra passem a morar em Filipos. A igreja que Paulo organizou em Fillipos está agora vivendo numa situação muito complicada porque eles estão subjugados, sendo gregos, pelos romanos. Por outro lado, ficam em situação delicada os crentes romanos, convertidos em Filipos, que faziam parte da igreja e agora passam a conviver com os gregos debaixo do mesmo teto espiritual mas sob um sistema político que os colocava como opressores dos demais.

2- VIVENDO A ALEGRIA DE NÃO SE CONTAMINAR

Paulo vai trazer em sua carta algumas nuances culturais daquele tempo porque havia certo orgulho em função de Roma estar no poder, em função de os romanos estarem dando as cartas no mundo inteiro. Então, os gregos em Filipos tinham certo orgulho de terem se tornado colônia de Roma. Estavam, agora, em ostentação: “nós somos também parte do domínio do Império Romano”. Eis que o poder de Roma chegou até nós e agora, diziam os filipenses, estamos em um novo status, porque estamos no time que está ganhando.
Então, Paulo escreveu a carta mostrando para os filipenses que, assim como César Augusto, que exercia comando político naquela época, tinha um decreto, uma ordem dada aos romanos, que, embora vivendo na Grécia, embora morando em Filipos, não deviam se contaminar com as coisas que já haviam contaminado os gregos, mas deviam preservar a sua postura de cidadãos romanos, os crentes observassem que deviam tomar o que estava acontecendo lá como exemplo daquilo que Deus queria deles. “Por que vocês só serão abençoados, só serão felizes, só conquistarão a verdadeira alegria se entenderem que estão vivendo neste mundo mas não pertencem a este mundo. Vocês são cidadãos dos céus.” E Paulo vai deixar isso claro no capítulo 3.20,21. Ele mostra, explicitamente, que vocês são cidadãos do céu: “mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas”.


3- VIVENDO UMA ALEGRIA GENUÍNA

Paulo continua sua epístola à igreja de Filipos alertando que existem algumas coisas que podem roubar a alegria do crente, que podem impedir que sejamos alegres de verdade, possuir uma alegria autêntica, genuína, não uma pseudoalegria, não uma máscara, não uma maquiagem de alegria.
Em viagem para os Estados Unidos, visitei um lugar muito interessante. Um cemitério. Naquele cemitério, havia algo muito curioso. Pessoas famosas estavam sepultadas ali. E as pessoas estavam sepultadas da maneira mais interessante que os irmãos possam imaginar. Havia, por exemplo, o túmulo de uma senhora que deixou escrito que, depois que ela morresse, queria ser sepultada dentro da Ferrari dela. Então, o túmulo era no formato de uma Ferrari e ela estava embalsamada no volante da Ferrari. Não sabemos sobre a vida espiritual dela, mas, pela mostra do desejo dela, ela foi numa Ferrari a 600 km/h para o inferno diretamente. E sem passar no box, antes. Nesse mesmo cemitério, havia muitos outros túmulos pitorescos.
Havia, ainda, uma sala de maquiagem. Mas para quê uma sala de maquiagem num cemitério? É porque, quando morre o marido, a esposa entra nessa sala de maquiagem e diz aos artistas com que imagem ela quer o marido. Se ela quer como um anjo, então eles fazem aquela maquiagem com a cara de anjo. “Ah, eu quero o meu marido sorrindo”, então, eles aplicam todos os recursos nele e, então, ela tem um marido sorrindo, lá no túmulo.
O apóstolo Paulo não está falando de uma alegria produzida por maquiagem, de uma alegria forçada, de uma alegria artificial, de uma alegria feita por mãos humanas; está falando daquela alegria que germina na adversidade, nos problemas, nas tribulações, naquela alegria que produz fruto. E o apóstolo acrescenta: olhem, tomem muito cuidado, porque vocês estão aí mas vocês são cidadãos dos céus; como os romanos, que estão em Filipos mas são cidadãos romanos. Vocês estão na terra, mas são cidadãos do céu. Eu quero que vocês abram os olhos porque algumas coisas podem impedir que vocês sejam felizes.

4- VIVENDO A ALEGRIA NA DEFESA DO EVANGELHO

O mesmo que o apóstolo Paulo alertou aos filipenses que podia impedir a alegria na vida deles continua operando até hoje impedindo a alegria na vida de muitas pessoas, até mesmo dentro das igrejas. No capítulo 1.7, o Paulo diz algo muito precioso sobre o evangelho. Ele afirma que o evangelho precisa ser defendido pelos cristãos. “Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho.”
Eu estou no time de Cristo e jogo na defesa do evangelho. Deus usa minha vida para defender o evangelho. Nós temos de defender o evangelho de Cristo. O apóstolo Paulo está dizendo assim: eu estou nas algemas porque estou militando em defesa do evangelho.
Você pode ser insultado, agredido, as pessoas podem ofender você, e você pode contar até 10, andar a segunda milha. Mas você não pode contar até 10 quando o evangelho for desrespeitado. Quando o evangelho for insultado, você está na defesa do evangelho, Deus conta com você para defender o evangelho. Significa que os valores do evangelho precisam ser alvo da sua atitude de defesa. Você pode dizer: “sou marido, sou namorado, sou amigo, sou sócio, sou patrão, sou empregado, mas antes de ser tudo isso, existo para defender o evangelho de Cristo”.

CONCLUSÃO
O apóstolo Paulo diz: “Estou aqui, e eu não estaria aqui nesta cadeia se não estivesse defendendo o evangelho”. Minha pergunta para você é a seguinte: você tem defendido o evangelho de Jesus Cristo na sua vida? Paulo está construindo um conceito teológico. Nos versos 13 a 18 do capítulo 1 ele afirma: “De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade. Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.”

LEITURA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA – Filipenses 3.20,21
TERÇA-FEIRA – Salmo 91.5
QUARTA-FEIRA – Jó 4.6
QUINTA-FEIRA – Provérbios 19.1
SEXTA-FEIRA – Mateus 11.5
SÁBADO – Salmo 7.8
DOMINGO – Atos 14.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário